Buckminster Fuller Institute anuncia os finalistas do Fuller Challenge 2016

O Buckminster Fuller Institute anunciou os seis finalistas do Fuller Challenge 2016, um concurso que já alcança seu nono ciclo. A edição atual buscou por projetos de todos os campos que abordassem os problemas mais urgentes da humanidade, e premiará com US$ 100.000 o projeto que "apresente estratégias integradas e profundamente formadas por um entendimento completo de seu contexto".

Os finalistas do Fuller Challenge 2016 são:

Cooperación Comunitaria:

Cortesia de Buckminster Fuller Institute

Somos chamados a ser os arquitetos do futuro, não suas vítimas. [O desafio é] fazer com que o mundo trabalhe para 100% da humanidade no menor tempo possível, com colaboração espontânea e sem danos ecológicos ou desvantagens a ninguém. – R. Buckminster Fuller.

Cooperación Comunitaria está implementando um modelo integral para melhorar radicalmente as condições de vida das populações marginalizadas no México, mediante o trabalho com comunidades para reconstruir seus lares, combinando as análises geológicas e de riscos de engenharia com a sabedoria local indígena. Os líderes de projeto se comprometem com a população local no lugar, projeto e construção de moradias acessíveis, resistentes a terremotos, ecológicas e culturalmente apropriadas usando materiais locais. Além de seus esforços no entorno construído, Cooperación Comunitaria trabalha em programas de educação e formação, no desenvolvimento econômico sustentável através de projetos agroflorestais e agroecológicos, assim como a reativação e revitalização da cultura indígena local, incluindo suas tradições botânicas e médicas. Esta iniciativa multifacetada exemplar combina a ciência e as tradições locais num enfoque compreensível para a recuperação da comunidade.

Buckminster Fuller Institute anuncia os finalistas do Fuller Challenge 2016 - Mais Imagens+ 13

CommuniTree, por Taking Root:

Cortesia de Buckminster Fuller Institute

Quando os indivíduos se unem em una cooperativa, o poder gerado excede em muito o que eles poderiam ter conquistado atuando individualmente. – R. Buckminster Fuller.

CommuniTree é uma abordagem simples, porém prática, bem executada para enfrentar três problemas inter-relacionados: o desmatamento, a mudança climática e a pobreza. O projeto conecta ingenuamente os pontos em volta da redução de CO2 e a geração de economias locais sustentáveis através de um programa de reflorestamento multifacetado. A venda de créditos de carbono e produtos de madeira sustentáveis servem como mecanismos financeiros para apoiar o reflorestamento generalizado pelos pequenos agricultores interessados em zonas vulneráveis aos efeitos da mudança climática em Nicarágua. Devido à grande superfície de terras agrícolas degradadas em todo o mundo, esta abordagem tem o potencial de ser emulada amplamente e contribuir em grande escala à eliminação global de carbono, assim como para a restauração do habitat e a redução da pobreza.

Waterbank Schools, por PITCHAfrica:

© Aggrey Maganga

Se fizermos mais com menos, nossa resposta será suficiente para cuidar de todo o mundo. - R. Buckminster Fuller.

PITCHAfrica identifica o acesso a água potável como um problema crítico de escala global e [pretende] transformar as dinâmicas da comunidade ao oferecer uma solução elegantemente simples. Esta intervenção é, ao mesmo tempo, social, educacional, médica, ambiental e econômica. O modelo assume uma forma arquitetônica comum: os sistemas de obtenção de água e sua filtração que transformam o uso da estrutura, fazem com que certos comportamentos sejam obsoletos, e enfrenta diretamente a falta de um recurso crítico [água potável]. Incorporar este novo modelo é entender que os valores comunitários são uma prioridade máxima.

Una Hakika, por Sentinel Project:

© Adrian Gregorich

Se quiser que as pessoas aprendam uma nova forma de pensar, não perca tempo tentando ensiná-las. Em vez disso, dê a elas uma ferramenta que, através de seu uso, as leve a pensar de modo diferente. - R. Buckminster Fuller.

Sentinel Project desenvolveu 'Una Hakika': um híbrido tecnológico que une comunicação, visão social e o uso benéfico das redes sociais. O projeto aproveita tanto a "arquitetura da informação" online e off-line para desacelerar conflitos nas regiões onde a informação errônea pode conduzir à violência ou o genocídio. A violência inter-étnica e entre as comunidades é frequentemente agravada dramaticamente por rumores inflamatórios. O projeto piloto 'Una Hakika', de forma rápida e eficaz, utiliza todas as ferramentas de comunicação disponíveis - incluindo celulares, rádios, jornais e conversas boca-boca para desativar o conflito, com projetos que operam sobre o território no Quênia e em Myanmar.

The Urban Death Project:

Cortesia de Buckminster Fuller Institute

Construa um novo modelo que torne o atual obsoleto. - R. Buckminster Fuller.

O Urban Death Project (UDP) projetou um modelo escalável e regenerativo baseado no processo natural de decomposição depois da morte. Nos centros de decomposição projetados pela UDP, os organismos e os resíduos florestais se decompõe e se convertem em terra. Estes centros são um híbrido de parque público, funerária e espaço memorial, com o potencial de se situar sobre infraestrutura urbana reutilizada. O processo de decomposição elimina a necessidade de gastar em madeira, concreto, líquidos tóxicos de embalsamamento, e solicitação de terrenos, característicos das práticas funerárias tradicionais (de enterro ou cremação).

Buckminster Fuller Institute anuncia os finalistas do Fuller Challenge 2016 - Mais Imagens+ 13

The Rainforest Solutions Project:

© Aurora Tejida

Ciência do projeto é a aplicação efetiva dos princípios da ciência para o projeto consciente de nosso meio ambiente, com a finalidade de permitir que os recursos finitos da Terra satisfaçam as necessidades de toda a humanidade, sem interromper os processos ecológicos do planeta. - R. Buckminster Fuller.

Este projeto é uma colaboração entre o Greenpeace, Sierra Club BC e Stand (antigamente ForestEthics), desenvolvido pela iniciativa Tides Canada. Por quase duas décadas, eles tiveram a missão singular de "impulsionar os interesses divergentes de governo, das Primeiras Nações, dos ecologistas e das empresas de exploração florestal na Floresta Great Bear, com o intuito de desenvolver um marco legal chamado Ecosystem Based Management, apoiado por todas as partes". Esta luta de décadas culminou numa das vitórias mais extraordinárias de conservação, justiçai social e direitos indígenas da história recente: um acordo histórico de 250 anos entre as partes para conservar 85% e gerenciar de maneira sustentável 15 milhões de acres da Floresta Great Bear, uma das maiores florestas temperadas do planeta.

Noticia e descrição de projetos via Buckminster Fuller Institute.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Buckminster Fuller Institute anuncia os finalistas do Fuller Challenge 2016" [Buckminster Fuller Institute Announces the 2016 Fuller Challenge Finalists] 02 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796388/buckminster-fuller-institute-anuncia-os-finalistas-do-fuller-challenge-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.