Anunciados os vencedores do Concurso Rome Concrete Poetry Hall

Os concursos da Bee Breeder encorajam reações inovadores e conceituais a serem cobradas em situações arquitetônicas. O ultimo concurso pediu aos participantes que considerassem as aplicações (e implicações) de materiais caros de um dos materiais de construção mais proeminentes do mundo: o concreto. Descrito por Bee Breeders como uma “manifestação poética” se de suas partes constituintes, o concreto foi a base de formação do Rome Concrete Poetry Hall.

A presença do novo edifício multiuso em Roma exige uma consciência das influências históricas do entorno do terreno. Uma condição posterior foi a escavação do solo, referência ao passado arqueológico de Roma. De acordo com Bee Breeders, o júri favoreceu aqueles projetos que abordaram “ações espaciais, materiais, estruturais, conceituais e culturais desta ciência expansiva do edifício”.

Anunciados os vencedores do Concurso Rome Concrete Poetry Hall  - Mais Imagens+ 29

PRIMEIRO LUGAR - ROME CONCRETE POETRY HALL

Gino Baldi e Serena Comi | Itália

Proposta premiada com o terceiro lugar "Rome Concrete Poetry Hall" por Gino Baldi and Serena Comi. Cortesia de Bee Breeders

A proposta vencedora do primeiro lugar utiliza uma abordagem subtrativa para a escavação do subsolo, deixando apenas algumas entradas sob o terreno, por onde os pedestres podem ter um vislumbre do que se há embaixo. Ao descer pela rampa por uma destas entradas, o visitante começa um percurso entre uma série de espaços que, eventualmente, culminam num grande auditório.

Anunciados os vencedores do Concurso Rome Concrete Poetry Hall  - Mais Imagens+ 29

Esta composição de puras tipologias espaciais – o percurso, a abóbada e a cúpula – é analisada e implementada para emoldurar o plano terrestre, em vez de da esfera celestial. Através do ato de enterrar, estas formas arquitetônicas familiares são transformadas, criando um espelho abstrato sob as ruas da cidade. Pelo “santuário” subterrâneo os arquitetos são capazes de se libertar das obrigações do objeto arquitetônico.

Leia a entrevista inteira com os vencedores aqui.

SEGUNDO LUGAR - ROME CONCRETE POETRY HALL

Sergey Korobkov,  Alexey Yakushev, Evginy Korobskoy e Andrey Tsyplakov | Rússia

Proposta premiada com o segundo lugar "Rome Concrete Poetry Hall" por Sergey Korobkov, Alexey Yakushev, Evginy Korobskoy and Andrey Tsyplakov. Cortesia de Bee Breeders

A proposta vencedora do segundo lugar subverte as associações tradicionais do concreto - material e massa – para extrair as capacidades formais inerentes da substância. Ao “explorar monolítico” do concreto e sua efetiva forma esférica e espiral, um objeto arquitetônico forte, internalizado, é formando.

Anunciados os vencedores do Concurso Rome Concrete Poetry Hall  - Mais Imagens+ 29

A esfera sob o solo é entrelaçada com torções espirais com a dupla função de elemento de circulação e divisão de espaços. A funcionalidade da planta do pavimento é aprimorada pela espira e sua forma labiríntica permite que ela seja totalmente ocupada. A presença continua e estratificada das espirais alude a “constante descoberta de mundos escondidos na medida que o visitante vai descendo”.

Leia a entrevista inteira com a equipe que ficou com a segunda colocação aqui.

TERCEIRO LUGAR - ROME CONCRETE POETRY HALL

Eveline Lam e Dave Holborn | Canadá

Proposta premiada com o primeiro lugar "Rome Concrete Poetry Hall" por Eveline Lam and Dave Holborn. Cortesia de Bee Breeders

A proposta vencedora do terceiro lugar assumiu o contexto existente para criar uma narrativa estratificada, entrelaçando o terreno com novas sequências espaciais. Na medida que o esquema é desdobrado, ele atua como um espaço de transição entre a praça e o Poetry Hall. Valores históricos e arqueológicos são adicionados ao projeto ao conectar o terreno ao seu contexto de Roma.

A proposta permite com que a praça retenha sua orientação tipológica como um objeto térreo e o novo Poetry Hall forma um elemento subterrâneo. Formado com camadas e mais camadas de concreto estratificado do teto para baixo, o espaço se torna de outro mundo e poético. O percurso do espaço público ao domínio subterrâneo é aprimorado por pequenos pontos de encontro ao longo do caminho, permitindo que o visitante possa parar e refletir.

Leia a entrevista inteira com a equipe que ficou com a terceira colocação aqui.

MENÇÕES HONROSAS 

Olivia Kate Peel, Craig Nener

Kyra Swee Yew Yong, Stephan Shen Yizhe

Michele Fumagalli, Andrea Tommaso Abbado, Andrea Toccolini

Jaime Campos Verdeguer, Maria del Carmen Figueroa Hernandez

Morpho Papanikolaou, Rena Sakellaridou, Despoina Pouniou, Constatinos Moustakas

Han Kwon, Suk Lee, Jieun Youn

Para mais informações sobre cada um dos vencedores e menções honrosas, confira o site do concurso.

Via Bee Breeders

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Crockett, Lauren. "Anunciados os vencedores do Concurso Rome Concrete Poetry Hall " [Bee Breeders Rome Concrete Poetry Hall Competition Winners Announced ] 01 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796386/anunciados-os-vencedores-do-concurso-rome-concrete-poetry-hall> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.