4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Instalação Uma História Triangular

Os Satélites Uma novidade desta 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, os Satélites constituem um conjunto de exposições com menor dimensão física mas de grande intensidade temática, que irão ensaiar formas alternativas de enunciar questões e expor conteúdos. A Trienal 2016 pretende atingir as zonas metropolitanas através das suas linhas francas, ampliando geograficamente a sua abrangência.

4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Instalação Uma História Triangular - Imagem 2 de 2
Cortesia de 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa

Esta peça concebida para a Sala Azul do Palácio Pombal percorre a história da arquitectura com uma liberdade capaz de expressar o sentido de perenidade que existe na forma arquitectónica. Usando como exemplo a figura da pirâmide evoca três obras distantes no tempo e distintas na materialidade: a grande pirâmide de Quéops, na necrópole de Gizé, construída em pedra cerca de 2560 A.C.; a pirâmide invertida em betão-armado idealizada em 1954 por Oscar Niemeyer para o Museu de Arte Moderna em Caracas; e a pirâmide em vidro construída por Ieoh Ming Pei, em 1984, no Museu do Louvre em Paris.

Rotulado como herdeiro do Movimento Moderno e obcecado pela obra projectada e construída de Mies van der Rohe, Eduardo Souto de Moura não se inibe de apropriar as formas que constroem a história da arquitectura, ainda que isso implique uma perda de referente em busca de novas significações. Este uso – de uma certa autonomia da linguagem e, se quiserem, da própria arquitectura até mesmo abuso – da história não está relacionado com a proclamada “continuidade” da arquitectura, nem com a ideia de “legado” da arquitectura moderna – um paradoxo evidente. Pode argumentar-se que Souto de Moura está, em primeiro lugar, interessado na autonomia da forma, incorporando nos seus projectos a ilusão. No entanto, é possível decifrar as relações ocultas ou explícitas entre as coisas e, como Aby Warburg, procurar identificar as ligações entre formas, objectos e sentidos. Parece quase impossível contornar esse mundo infinito de associações.

Embora a forma conte, o seu significado pode permanecer um enigma, ou ser uma dádiva a historiadores ou transeuntes. Se o arquitecto tem de se bater pela qualidade formal e construtiva dos seus projectos, pode também reivindicar a liberdade da arte para as suas criações.

Participantes

Eduardo Souto de Moura

Curadoria

Pedro Bandeira

Local

Palácio Pombal

Rua de O Século, 79
1200-433 Lisboa

Horário

10:00 – 20:00
Quinta-feira a Domingo
Entrada livre

Inauguração

8 de Outubro, 20:00

Lista de Satélites

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Instalação Uma História Triangular" 25 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796085/4a-trienal-de-arquitectura-de-lisboa-satelites-instalacao-uma-historia-triangular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.