O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Instalação Uma História Triangular

4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Instalação Uma História Triangular

  • 16:00 - 25 Setembro, 2016
4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Instalação Uma História Triangular
4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Instalação Uma História Triangular, © Pedro Bandeira
© Pedro Bandeira

Os Satélites Uma novidade desta 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, os Satélites constituem um conjunto de exposições com menor dimensão física mas de grande intensidade temática, que irão ensaiar formas alternativas de enunciar questões e expor conteúdos. A Trienal 2016 pretende atingir as zonas metropolitanas através das suas linhas francas, ampliando geograficamente a sua abrangência.

Cortesia de 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa
Cortesia de 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa

Esta peça concebida para a Sala Azul do Palácio Pombal percorre a história da arquitectura com uma liberdade capaz de expressar o sentido de perenidade que existe na forma arquitectónica. Usando como exemplo a figura da pirâmide evoca três obras distantes no tempo e distintas na materialidade: a grande pirâmide de Quéops, na necrópole de Gizé, construída em pedra cerca de 2560 A.C.; a pirâmide invertida em betão-armado idealizada em 1954 por Oscar Niemeyer para o Museu de Arte Moderna em Caracas; e a pirâmide em vidro construída por Ieoh Ming Pei, em 1984, no Museu do Louvre em Paris.

Rotulado como herdeiro do Movimento Moderno e obcecado pela obra projectada e construída de Mies van der Rohe, Eduardo Souto de Moura não se inibe de apropriar as formas que constroem a história da arquitectura, ainda que isso implique uma perda de referente em busca de novas significações. Este uso – de uma certa autonomia da linguagem e, se quiserem, da própria arquitectura até mesmo abuso – da história não está relacionado com a proclamada “continuidade” da arquitectura, nem com a ideia de “legado” da arquitectura moderna – um paradoxo evidente. Pode argumentar-se que Souto de Moura está, em primeiro lugar, interessado na autonomia da forma, incorporando nos seus projectos a ilusão. No entanto, é possível decifrar as relações ocultas ou explícitas entre as coisas e, como Aby Warburg, procurar identificar as ligações entre formas, objectos e sentidos. Parece quase impossível contornar esse mundo infinito de associações.

Embora a forma conte, o seu significado pode permanecer um enigma, ou ser uma dádiva a historiadores ou transeuntes. Se o arquitecto tem de se bater pela qualidade formal e construtiva dos seus projectos, pode também reivindicar a liberdade da arte para as suas criações.

Participantes

Eduardo Souto de Moura

Curadoria

Pedro Bandeira

Local

Palácio Pombal

Rua de O Século, 79
1200-433 Lisboa

Horário

10:00 – 20:00
Quinta-feira a Domingo
Entrada livre

Inauguração

8 de Outubro, 20:00

Lista de Satélites

Sobre este autor
Equipe ArchDaily Brasil
Autor
Cita: "4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Instalação Uma História Triangular" 25 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796085/4a-trienal-de-arquitectura-de-lisboa-satelites-instalacao-uma-historia-triangular> ISSN 0719-8906