Vila autossustentável poderia ser o futuro do habitat semi-urbano

Um novo modelo de habitação, apelidado de ReGen Villages, foi desenvolvido em resposta a algumas das maiores preocupações ambientais, sociais e econômicas do mundo. Criado pela empresa holandesa ReGen Villages B.V. e pelo escritório de arquitetura EFFEKT, de Copenhague, o novo modelo propicia a implementação de comunidades autossustentáveis, desligadas das redes públicas de abastecimento, em qualquer parte do globo. O primeiro local a receber o projeto será Almere, nos Países Baixos, onde as obras terão início ainda este ano.

Vila autossustentável poderia ser o futuro do habitat semi-urbano - Mais Imagens+ 52

Os fenômenos cada vez mais evidentes de aquecimento global, crescimento populacional, crise de alimentos e escassez de recursos levou a equipe de projeto a considerar como um empreendimento holístico poderia atenuar as perigosas consequências do habitar humano. Um dos principais motores da destruição ambiental e diminuição da biodiversidade continua sendo a agricultura, assim, a equipe faz uso de um modelo agrícola sustentável para nortear o sistema de projeto. 

Habitantes urbanos de todo o mundo trabalham duro para pagar pelas comodidades de seus lares, como hipoteca, energia, água e aquecimento, resfriamento e alimentação. Concebemos casas que trabalham para você, produzindo energia e água limpas e alimentos estando desconectada da rede de abastecimento e em terrenos com custo acessível fora de nossas grandes cidades, comentou Sinus Lynge, cofundador do EFFEKT.

A ideia combina diversas tecnologias de ponta, como o uso de energia renovável, armazenamento de energia, produção de alimentos orgânicos, cultivo vertical de hidropônicos, manejo de água pluvial etc.. 

© EFFEKT

Enquanto metade da população global vive nas cidades, o sistema ReGen poderia reduzir a dependência dos moradores da vida urbana. Isso abriria uma nova onda de desenvolvimento periférico e rural, gerando uma densidade mais distribuída de pessoas na superfície do planeta. 

© EFFEKT

A redistribuição de densidade fomentaria "um modelo que acrescenta não apenas valor ambiental e financeiro, mas também social, criando uma estrutura de empoderamento para famílias e desenvolvendo um verdadeiro sentido de comunidade, reconectando as pessoas com a natureza e o consumo com a produção." Isso traz de volta um sentido de realização que acompanha os benefícios ambientais e sociais, fazendo deste um modelo sustentável de longo prazo. 

© EFFEKT

Após buscar por fundos de investimento, a ReGen comprará alguns terrenos adequados e contratará consultores locais para auxiliar na implementação do novo modelo. 

© EFFEKT

Após uma aparição no pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza deste ano, a comunidade piloto ReGen Village, com 100 residências, será construída em Almere, Países Baixos, ainda este ano.

  • Arquitetos

  • Localização

    Almere, Países Baixos
  • Colaboradores

    James Ehrlich, ReGen Villages, Holding B.V.
  • Área

    15.500 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    EFFEKT EFFEKT

Via EFFEKT.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Almere, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Crockett, Lauren. "Vila autossustentável poderia ser o futuro do habitat semi-urbano" [Innovative Self-Sustaining Village Model Could Be the Future of Semi-Urban Living] 20 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795559/vila-autossustentavel-poderia-ser-o-futuro-do-habitat-semi-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.