MAD Architects projeta centro de design para o grupo Xinhee

MAD Architects projeta centro de design para o grupo Xinhee

O escritório MAD Architects concebeu um novo centro de design para o grupo internacional de moda Xinhee, com sede na cidade costeira de Xiamen, China. Projetado como seis pétalas crescendo de um átrio central, o edifício de 61.000 metros quadrados pousa sobre um terreno de 15.000 metros quadrados e servirá como lar da Xinhee e suas seis marcas afiliadas.

"Prevemos o edifício como se fosse de carne e osso", revela o diretor fundador de MAD, Ma Yansong, "A coincidência entre roupas e arquitetura é o fato de que ambas exploram a relação entre interior e exterior".

MAD Architects projeta centro de design para o grupo Xinhee  - Mais Imagens+ 14

Cortesia de MAD Architects

A planta do complexo tem forma de uma estrela de seis pontas, misturando tanto espaço de trabalho e jardins ao longo dos "braços orgânicos". Jardins verticais alcançam a altura dos braços, recobertas por um envelope de PTFE, que age como uma sombra para o sol para dissipar a luz e providencia ventilação ao edifício durante as estações quentes do ano. A leve pele também dá ao edifício uma aparência elegante e flutuante, como "uma peça delicada, fina e suave cobrindo o 'osso' da estrutura do corpo do edifício".

Ma Yansong detalha: "é interessante fazer com que um edifício com uma estrutura tão intrinsecamente lógica pareça flutuar e ser livre".

Cortesia de MAD Architects

O centro de design foi projetado com o máximo de consciência sustentável ao se adaptar ao clima local. O primeiro pavimento consiste em um jardim público e equipamentos para água para auxiliar a providenciar ventilação à estrutura, que foi erguida com o intuito de reduzir a área do primeiro pavimento até dois terços.

Cortesia de MAD Architects
Cortesia de MAD Architects

Nos meses de verão, o ar resfriado circula pelo átrio; no inverno o espaço de vidro se transforma numa estufa solar para manter o edifício aquecido. Um revestimento translucido na superfície de vidro exterior irá diminuir a radiação solar e uma série de painéis solares irá posicionar a cobertura para providenciar eletricidade para operações diárias.

Maquete Seccionada. Imagem Cortesia de MAD Architects
Diagrama de Sustentabilidade. Imagem Cortesia de MAD Architects

O centro de design Xinhee está atualmente sob construção e está programado para ser finalizado até 2017.

Cortesia de MAD Architects
Cortesia de MAD Architects
  • Arquitetos

  • Localização

    Xiamen, Fujian, China
  • Directors

    Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
  • Design Team

    J Travis Russett, Flora Lee, Liu Huiying, Fu Changrui, Xu Chen, Li Yuanhao, Julian Sattler, Jei Kim, Jakob Beer, Younjin Park, Liu Ling, Ma Ning, Sear Nee, Zhu Jinglu, Liang Zhongyi, Sarita Tejasmit, Natalia Giacomino, Zeng Lingyue
  • Área

    61535.0 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Cortesia de MAD Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xiamen, Fujian, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "MAD Architects projeta centro de design para o grupo Xinhee " [MAD Architects Design Veiled Xinhee Design Center in Xiamen] 07 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794692/mad-architects-projeta-centro-de-design-para-o-grupo-xinhee> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.