Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture

Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 2 de 22Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 3 de 22Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 4 de 22Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 5 de 22Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Mais Imagens+ 17

  • Associados: Architectural Design & Research Institute of Tongji University (Group) Co.Ltd.
  • Economia: Architectural Design & Research Institute of Tongji University (Group) Co.Ltd.
  • Fachadas: VS-A
  • Paisagismo: DLC
  • Projeto Técnico De Estrutura: Architectural Design & Research Institute of Tongji University (Group) Co.Ltd.
  • Projeto Técnico De Fluxos: Architectural Design & Research Institute of Tongji University (Group) Co.Ltd.
  • Custo: €50 M incl. VAT (valor em 2011)
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 3 de 22
© Jonathan Leijonhufvud

Missão

Em fevereiro de 2001, o escritório de arquitetura Jacques Ferrier ganhou um concurso realizado pelo promotor imobiliário público, Shanghai Guang Dian Real Estate, para a criação de um complexo comercial e de escritórios ao longo do canal de Shang Ao Dang, localizado no distrito de Xuhui, a sudoeste de Xangai. O bairro sofreu uma expansão após a construção de uma linha de metrô. O projeto foi entregue no verão de 2015. JFA, o arquiteto responsável pelo projeto, lidou com os estudos, desde a confirmação do que foi fornecido pelo escritório local, até a monitoração da qualidade arquitetônica durante a construção.

Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 17 de 22
© Luc Boegly

Um projeto urbano em uma paisagem única

A identidade dos edifícios é definida por uma interação entre dobras e cortes, que geram uma variedade de perspectivas, pontos de vista, luzes e alturas. Esta variedade oferece flexibilidade funcional ao mesmo tempo que produz uma imagem forte para o projeto. Os edifícios confrontam-se principalmente ao norte e ao sul, o que melhora a luz e faz com que a maioria dos escritórios conte com vistas para o canal. Muitos deles também desfrutam de corredores com vistas ao canal ou ao pátio.

Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 5 de 22
© Luc Boegly

Paisagem urbana e topografia

Desenvolvemos um conceito de topografia urbana para criar um efeito de "paisagem construída", onde a arquitetura e a natureza se fundem e misturam. O terreno está localizado às margens de um canal, que previamente estava escondido, distante dos olhos do público. Um dos pontos chave de nossa proposta foi realocar as paredes cinzas ao longo do canal com um aterro vegetal. Este aterro arborizado é, agora, um passeio público ao longo do canal. Aqui, a natureza reivindica seu legítimo lugar no coração da cidade.

Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 16 de 22
© Luc Boegly

A base dos escritórios também foi tratada como paisagem, um relevo coberto por árvores, com algumas partes voltadas para o solo, como um convite a percorrer o espaço. Os residentes locais podem, inclusive, caminhar pelo passeio que existe na no teto do térreo. Esta fundação permite criar claras divisões e gera uma identidade individual ao projeto dos escritórios. Ao lado do canal, a fachada de variadas alturas da fundação-paisagem contempla uma série de atividades que podem estar vinculadas aos escritórios locais, ou ser independentes, criando espaços públicos animados.

Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 18 de 22
Planta de Cobertura

Este desenho da paisagem favorece a permeabilidade como resposta às preocupações ambientais. Mais de um terço da superfície do local foi destinada aos espaços verdes, sem contar a base da estrutura dos escritórios, que também foi tratada como jardim.

Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 12 de 22
© Jonathan Leijonhufvud

Fachadas cerâmicas que criam uma sensação de movimento

As fachadas do conjunto são cobertas por lâminas verticais que protegem a estrutura do sol forte de Xangai. Combinam dois materiais diferentes: por um lado são cobertas com alumínio dourado pálido, e por outro com uma cerâmica em tons de verde e azul, dependendo da fachada, um material tradicional chinês criado com técnicas ancestrais. Este jogo duplo de cores e materiais cria uma sensação de movimento, além de uma visão sempre renovada dos edifícios dentro da cidade. Dependendo de sua localização, as pessoas verão o complexo como, sucessivamente, verde, azul, ou dourado.

Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture - Imagem 10 de 22
© Jonathan Leijonhufvud

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tianlin, Xuhui, Shanghai, China, 200231

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo de Escritórios Yidian / Jacques Ferrier Architecture" [Yidian Office Complex / Jacques Ferrier Architecture] 20 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793316/complexo-de-escritorios-yidian-jacques-ferrier-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.