O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Centro cultural projetado para celebrar a música tradicional do Equador

Centro cultural projetado para celebrar a música tradicional do Equador

Centro cultural projetado para celebrar a música tradicional do Equador
Centro cultural projetado para celebrar a música tradicional do Equador, Cortesia de Caá Porá Arquitectos
Cortesia de Caá Porá Arquitectos

Os escritórios Caá Porá, Siete86 e Ingeniera Alternativa divulgaram um projeto para o  “Palenque Cultural Tambillo,” um centro cultural dedicado à tradição artística do estilo musical marimba na cidade afro-equatoriana de Tambillo, Equador. Composto por um auditório para apresentação e encontros, duas salas de aula multiuso, espaços para ensaio, workshop de instrumentos artesanais e banheiros públicos ecológicos, o projeto foi pensado para se tornar um componente de uma rede de centros culturais a serem construídos na província de Esmeraldas, patrimônio cultural da UNESCO.

Cortesia de Caá Porá Arquitectos Cortesia de Caá Porá Arquitectos Cortesia de Caá Porá Arquitectos Cortesia de Caá Porá Arquitectos + 7

Cortesia de Caá Porá Arquitectos
Cortesia de Caá Porá Arquitectos

A equipe iniciou o processo de pesquisa e workshops  com a comunidade de Tambillo em outubro de 2015, visando determinar as necessidades do centro. O maior desejo da comunidade era de um local onde eles pudessem preservar sua história cultural, construída a partir de técnicas tradicionais.

Construir em uma reserva ecológica protegida e em um manguezal criou desafios únicos para o projeto, mas também oportunidades para se aprender com as técnicas tradicionais. Uma ótima solução foi o uso de conchas de ostras descartadas pela indústria pesqueira para fortalecer as paredes de terra batida e fundações de concreto do projeto. A estrutura principal do auditório de apresentações é feito de madeira de fontes responsáveis e recoberta com palha de madeira no teto, enquanto as salas de aula e equipamentos de workshops apresentam cobertura de zinco alinhados com isolação acústica e térmica.

Cortesia de Caá Porá Arquitectos
Cortesia de Caá Porá Arquitectos

O salão principal também apresenta piso de areia similares às pistas de dança usadas em tradicionais cerimônias de dança, enquanto os músicos serão elevados ao mezanino, para manter o espaço do piso o mais aberto possível e providenciar áreas com assentos para os espectadores. Para se otimizar a acústica, o telhado de palha de palmeira foi projetado para absorver o excesso da percussão do som. O telhado inteiro se declina para criar vistas voltadas para o manguezal.

Cortesia de Caá Porá Arquitectos
Cortesia de Caá Porá Arquitectos
Cortesia de Caá Porá Arquitectos
Cortesia de Caá Porá Arquitectos

Os edifícios foram projetados para terem orçamento acessível e serem facilmente construídos, capazes também de resistir às fortes chuvas e terremotos que fazem parte do clima de Tambillo. O projeto também utiliza materiais locais para reduzir o impacto ecológico geral – importante na região onde blocos de concreto e outros materiais menos sustentáveis se tornaram os elementos construtivos mais comuns.

O projeto está utilizando atualmente a plataforma de financiamento coletivo indiegogo para reunir seus interesses e tornar o complexo em realidade. Saiba mais sobre o assunto e doe para o Centro Cultural Tambilloaqui.

Cortesia de Caá Porá Arquitectos
Cortesia de Caá Porá Arquitectos
Cortesia de Caá Porá Arquitectos
Cortesia de Caá Porá Arquitectos

Ver a galeria completa

Cita: Lynch, Patrick. "Centro cultural projetado para celebrar a música tradicional do Equador" [This Ecological Cultural Center is Designed to Celebrate the Tradition of Marimba Music] 07 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792750/centro-cultural-projetado-para-celebrar-a-musica-tradicional-do-equador> ISSN 0719-8906