A instalação de Gabriel Dawe usa 100 kms de fio para recrear o espectro de luz

Gabriel Dawe expôs usa instalação Plexus 41, na Galeria Renwick, durante a exposição coletiva WONDER, na qual cada obra tinha em comum o uso da grande escala e materiais inesperados. Dawe utilizou aproximadamente 100 km de fio de algodão para criar uma colorida instalação que se assemelha ao espectro de luz.

© Ron Blunt

A instalação é "basicamente a superposição de duas estruturas arquitetônicas feitas com o principal material da roupa", comenta Dawe no canal de youtube do Smithsonian American Art Museum (SAAM). "Comecei a trabalhar com têxteis como uma maneira de desafiar noções da identidade de gênero. Cresci na Cidade do México onde há uma grande influência da cultura machista, na qual me proibia pesquisar este material quando criança. Agora como adulto decidi desafiar essa cultura", continua.

© Ron Blunt
© Ron Blunt

Para montar os fios, o artista colocou quatro suportes principais (dois no piso e dois no teto) com vários ganchos cada um. Logo desenhou uma ferramenta especial para poder tecer a instalação; uma vara que atua como uma agulha gigante que permite levar o fio do piso ao teto sem problemas. Visto de perto e em conjunto os fios parecem "raios de luz congelados".

© Ron Blunt

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Uribe, Begoña. "A instalação de Gabriel Dawe usa 100 kms de fio para recrear o espectro de luz" [La instalación de Gabriel Dawe usa 100 kms de hilo para recrear nuestro espectro lumínico] 31 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792371/a-instalacao-de-gabriel-dawe-usa-100-kms-de-fio-para-recrear-o-espectro-de-luz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.