Projeto "mini Rio" cria ilustrações sobre ícones da cidade maravilhosa

O Rio de Janeiro passa por um momento de grande visibilidade e expectativa, e todos querem conhecer um pouco mais desse lugar especial do planeta: uma cidade charmosa, divertida, caótica, vibrante, barulhenta, contraditória e inesquecível.

O projeto mini Rio, criado pelo designer Fabio Lopez, constitui uma extensa coleção de pictogramas e ilustrações criadas com o objetivo de homenagear e apresentar visualmente o patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Conheça, a seguir, um pouco sobre o belo projeto gráfico mini Rio, pelas palavras de seu criador:

Projeto mini Rio cria ilustrações sobre ícones da cidade maravilhosa - Mais Imagens+ 15

Não iniciei o projeto mini Rio sabendo que faria 100 pictogramas, mas depois de criar algumas ilustrações sobre a cidade percebi que poderia expandir esse exercício para um conjunto enorme de possibilidades. Assim, fui criando uma enorme listagem de assuntos, até estabelecer como meta a emblemática contagem centenária. O recorte temático de mini Rio é muito pessoal e baseia-se na minha interpretação da cidade. Não me preocupei em criar um conjunto de imagens que expressasse uma visão coletiva ou ‘oficial’ do Rio, por que isso seria igualmente arbitrário. Nesse sentido, o projeto poderia muito bem se chamar ‘meu Rio’.

Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio

O processo de definição de conteúdo foi bastante desafiador. Apesar de ter feito uma grande pesquisa e analisado cada possibilidade, deixei coisas importantes de fora e talvez tenha incluído pictogramas que para algumas pessoas não são tão representativos. Algumas decisões foram meramente visuais: certas ideias não geraram boas representações gráficas, enquanto outras funcionaram muito bem com essa técnica de criação. Algumas coisas ficaram de fora por questões subjetivas, como grau de relevância pessoal, diversidade temática e posicionamento político. E outros pictogramas não existem simplesmente por que eu não conheço todos os lugares e histórias do Rio de Janeiro.

Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio

Constatei que minha cidade tem uma complexidade cultural impressionante, e é legal viver em um lugar tão especial, mesmo que nem tudo sejam flores. E esse é outro aspecto importante do projeto: mini Rio não constitui uma apresentação idealizada da cidade. Eu queria falar das lindas paisagens, mas também dos problemas de uma megalópole, suas contradições e perigos. Não coloquei os problemas em foco, mas tampouco os deixei de fora. Para orientar e equilibrar o desenvolvimento dos pictogramas, busquei organizar os assuntos por categorias. O conjunto está dividido em: atrações turísticas, cultura (música, artes, museus, tradições, eventos), estilo de vida (costumes, hábitos, points), cotidiano (objetos do dia a dia, serviços, equipamentos urbanos), natureza (fauna, flora, geografia) e problemas. Algumas categorias apresentam sobreposições óbvias, e a definição final reflete a minha interpretação destes assuntos.

Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio

ETAPAS DE CRIAÇÃO

Para a criação dos pictogramas foram coletadas e produzidas quase 1.500 imagens de referência. A partir dessas imagens, cada pictograma foi cuidadosamente construído em um processo que demandava atenção aos detalhes e rigor técnico. O conjunto criado segue regras bem definidas, como: formas vazadas (desenho por contorno), estrutura linear de espessura uniforme, cor única, acabamento arredondado, ausência de perspectiva, alinhamento geométrico e figuras humanas devidamente padronizadas.

Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio

A linguagem visual utilizada no projeto é propositalmente simples, em função do grau de particularidade do conteúdo proposto. Ilustrações muito abstratas dificultariam a compreensão dos pictogramas. O nível de complexidade do conjunto e a enorme quantidade de ilustrações evidenciaram logo de cara que o uso de um grid de construção rígido seria inadequado, pois limitaria a ação criativa sem ganho de qualidade. Percebi que a consistência visual seria forjada pela enorme repetição de características comuns e não por relações geométricas excessivamente regulares.

Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio

Todos os pictogramas foram testados em dimensões muito reduzidas (inferiores a 2 cm) onde era possível verificar o grau de reconhecimento e a qualidade do desenho. Alguns pictogramas exigiram dezenas de versões e ajustes; outros nasceram de forma mais imediata. Muitas vezes precisei retrabalhar um pictograma já pronto, para diferenciá-lo de um novo desenho ou apenas para refinar o projeto.

Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio

TIPOGRAFIA

Alguns pictogramas apresentam detalhes ou imagens construídas a partir de letras do alfabeto. Nesses casos, com o intuito de integrar totalmente imagem e texto, optei por desenvolver três tipos exclusivos para o projeto: mini Tipo, mini Gentileza e mini Tattoo.

Todos os tipos apresentam as mesmas características visuais dos pictogramas criados, como acabamento arredondado, espessura uniforme e estrutura simplificada. O alfabeto mini Gentileza foi desenvolvido exclusivamente para recriar as tradicionais escrituras do profeta e famoso andarilho da cidade.

Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio
Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio

+ 100 E MINI LAB

Faltando pouco para terminar a lista de pictogramas proposta, percebi que vários apresentavam pequenas imagens complementares, e defini que isso seria um padrão em todo o conjunto. Assim criei a demanda de fechar outra centena de pequenos pictogramas, menores e mais simples, que me permitiram animar as ilustrações em algumas aplicações específicas do projeto.

Ao terminar a etapa de desenho dos pictogramas, defini ainda um período de trabalho especialmente voltado para experimentar a linguagem criada, chamado mini Lab. O objetivo desta etapa era testar o potencial de desenvolvimento e aplicação do projeto mini Rio. As imagens produzidas alternam pictogramas ampliados e coloridos, padronagens, pequenas animações, novos pictogramas, infográficos e paisagens complexas.

Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio
Cortesia de Fabio Lopez / mini Rio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fabio Lopez. "Projeto "mini Rio" cria ilustrações sobre ícones da cidade maravilhosa" 28 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792159/projeto-mini-rio-cria-ilustracoes-sobre-icones-da-cidade-maravilhosa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.