O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição "Cartas ao Prefeito: São Paulo"

Exposição "Cartas ao Prefeito: São Paulo"

  • 16:00 - 22 Julho, 2016
Exposição "Cartas ao Prefeito: São Paulo"

O Pivô Arte e Pesquisa e a Storefront for Art and Architecture apresentam a exposição Cartas ao Prefeito: São Paulo, com curadoria dos arquitetos Bruno de Almeida e Fernando Falcon.

A exposição faz parte de um projeto mundial concebido pela Storefront for Art and Architecture e intitulado Letters to the Mayor, uma mostra itinerante que já aconteceu em cidades como Nova Iorque (E.U.A.), Atenas (Grécia), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Cidade do México (México), Taipei (Taiwan), entre outras. Em cada uma destas cidades foi exposto um conjunto de cartas que cinquenta arquitetos locais escreveram para o seu Prefeito, expressando suas ideias, opiniões e expectativas para a cidade.

A edição de São Paulo acontecerá estrategicamente durante a corrida eleitoral para a prefeitura da cidade. As cartas serão exibidas no Pivô Arte e Pesquisa, no icônico edifício Copan no coração de São Paulo, numa exposição gratuita e aberta ao público, com um intenso programa de debates e palestras que acontecerão durante todo o mês de Agosto. Posteriormente todas as cartas expostas serão enviadas para o gabinete do Prefeito.

Ao trazer um conjunto de vozes e ideias relevantes para a consciência pública e também para as agendas e mesas dos candidatos, a exposição pretende intensificar a discussão sobre a cidade em um período em que decisões cruciais sobre o seu futuro e desenvolvimento devem ser tomadas, em meio a um complexo momento político e econômico no país.

O grupo de arquitetos e instituições convidados apresenta um recorte variado das nuances que a disciplina arquitetônica pode conter, incluindo tanto nomes destacados quanto emergentes que atuam em áreas como a prática de projetos, acadêmica, teórica, crítica, artística e curatorial.

SPADONI AA - Marginais + Broadway Boogie Woogie (Piet Mondrian)
SPADONI AA - Marginais + Broadway Boogie Woogie (Piet Mondrian)

Os participantes da edição paulistana do projeto são: 23 Sul (André Sant’Anna, Gabriel Manzi, Ivo Magaldi, Lucas Girard, Luís Pompeo, Luiz Florence, Moreno Garcia, Tiago Oakley), Abílio Guerra, Aflalo/Gasperini Arquitetos (Roberto Aflalo Filho, Luiz Felipe Aflalo, Grazzieli Gomes, José Luiz Lemos), Agnaldo Farias,Andrade Morettin Arquitetos (Vinicius de Andrade, Marcelo Morettin), Apiacás Arquitetos (Anderson Freitas, Acácia Furuya, Pedro de Barros), AR Arquitetos(Marina Acayaba, Juan Pablo Rosenberg), Atelier Branco (Matteo Arnone, Pep Pons), Boladarini Arquitetos Associados (Marcos Boldarini), Carlito Carvalhosa, Carlos Alberto Cerqueira Lemos, Ciro Pirondi, Cristiano Mascaro, Ermínia Maricato, FGMF (Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz), Francesco Perrotta Bosch, Francisco Spadoni (Spadoni e Associados Arquitetura), Gabriel Kogan, GrupoSP (Alvaro Puntoni, João Sodré),Grupo Técnico de Apoio (GTA) + Movimento de Trabalhadores sem Teto (MTST), Guilherme Wisnik, Héctor Vigliecca (Vigliecca & Associados), Hereñú e Ferroni Arquitetos (Pablo Hereñú, Eduardo Ferroni), Hugo Segawa, Instituto Pólis, José Armênio (Instituto de Arquitetos do Brasil), Laura Sobral, Ligia Nobre, Lizete Rubano, Lucas Simões, Luis Espallargas Gimenez, Marcio Kogan (Studio MK27), Marcos L. Rosa, Maria Cristina da Silva Leme, Martin Corullon (Metro Arquitetos Associados – Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Marina Ioshii), MMBB Arquitetos (Milton Braga, Marta Moreira), Monica Camargo Junqueira, Nadia Somekh, Nitsche Arquitetos (Lua Nitsche, Pedro Nitsche, João Nitsche, André Scarpa), Observatório de Remoções, Paulo Caruso, Piratininga Arquitetos Associados (João Beugger, José Armênio, Marcos Aldrighi, Renata Semin), Regina Meyer, Renato Cymbalista, Rodrigo Cerviño Lopez (Tacoa), Sérgio Ferro, SIAA (Cesar Shundi Iwamizu e Eduardo Gurian), Silvio Oksman (Oksman Arquitetos Associados), Terra e Tuma (Danilo Terra, Pedro Tuma, Fernanda Sakano), Vão Arquitetos (Anna Juni, Enk te Winkel, Gustavo Delonero), Vera Pallamin e Vitor César.

Seminário Cartas Abertas
Sábados, 6, 13, 20 e 27 de Agosto, das 16h às 18h, no Pivô, edifício Copan
Mediadores: Bruno de Almeida e Fernando Falcon

Ao propor um exercício de comunicação entre um grupo de profissionais que pensam e atuam sobre a cidade e o representante municipal do poder público que é responsável por administrá-la, a exposição Cartas ao Prefeito: São Paulo pretende colocar a cidade, com toda sua complexa trama sócio-espacial, no centro da discussão pública. O período da exposição, início da campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, faz com que esta participe de um momento de (re)definição das estratégias e expectativas para o futuro da metrópole. De modo a potencializar o seu impacto neste realinhamento de objetivos, serão organizados quatro encontros que trarão para a discussão, além dos arquitetos convidados, outros agentes atuantes na cidade, assim como proporcionarão a participação ativa do público e a sua interlocução com os autores das cartas.

#1 - Projeto (06.08.2016) O seminário se inicia com uma discussão sobre a importância e insuficiências do papel do projeto na estruturação física da cidade, e como agente ativo na atuação dentro de uma esfera sócio-política. Se o projeto é aquilo que distingue a arquitetura da mera construção, conferindo-lhe um conteúdo semântico e consequentemente introduzindo-a num campo especulativo, este também tem a capacidade de, por um lado, envolver e afetar ética e esteticamente o conjunto de pessoas com quem entra em contato e, por outro, ser um vetor de segregação e alienação.

#2 – Estratégia (13.08.2016) O segundo encontro parte de uma leitura da estruturação urbana de São Paulo como um processo histórico pautado pelos interesses de uma pequena parcela sócio-espacial da cidade em detrimento da grande maioria da população e seus espaços. Num momento em que o planejamento urbano tende a encarar a cidade como uma empresa-mercadoria, o encontro pretende discutir outras estratégias, da micro à macro-escala, que visam contrabalançar a estruturação segregatória da cidade e engajar os seus cidadãos na construção de uma cidadania e esfera pública desejável.

SIAA - São Paulo/ Cidade do México
SIAA - São Paulo/ Cidade do México

#3 - Resistência (20.08.2016) O terceiro encontro discutirá a intervenção e ocupação do espaço urbano como ferramenta para forjar e horizontalizar um diálogo com o poder público, assim como instrumento importante no processo de subjetivação e empoderamento simbólico dos cidadãos sobre a sua cidade. Num momento em que a crise da democracia representativa está cada vez mais evidente, inúmeras cidades têm sido palco para o surgimento de novas formas de coletividade como entidades políticas, que usam a revolução e a resistência como atos de catarse, negociação e mediação, de modo a lograr reformas e o seu “direito à cidade”.

#4 - 2054 (27.08.2016) O último encontro do seminário abre espaço para especular outras formas de ser na cidade, quando do 5º centenário de São Paulo em 2054. Se a celebração do 4º Centenário simbolizava a ascensão desta cidade como a grande metrópole Brasileira, usando-se a arquitetura como a principal forma de demonstração desse poder, como podemos pensar no futuro da mesma cidade depois de uma expansão desordenada, desigual e excludente?

Sobre os curadores:

Bruno de Almeida

1987, Brasil. Arquiteto graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Arquitetura pela Accademia di Architettura della Svizzera Italiana, Mendrisio, Suíça. Trabalhou como arquiteto em Londres, Reino Unido. Foi assistente curatorial no Instituto de Investigação Independente da Fondazione Archivio del Moderno, Mendrisio, Suíça. É o criador e curador do SITU (www.projetositu.wordpress.com), uma plataforma de pesquisa que promove uma discussão sobre o potencial diálogo entre arte, arquitetura e cidade, através de uma sequência de obras site-specific, comissionadas a artistas contemporâneos para o exterior do edifício Galeria Leme (São Paulo, Brasil), projeto de Paulo Mendes da Rocha.

Fernando Falcon

1977, Brasil. Arquiteto graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2001, é sócio do escritório Tacoa Arquitetos desde 2005. Dentre os projetos do escritório estão as galerias de arte Fortes Vilaça (2008) e Luisa Strina (2011), a associação cultural Pivô (2013), o conjunto residencial Vila Aspicuelta (2013), o concurso para a sede do MIS-RJ (2009) e as expografias das mostras Arte-Vida (2014), 31º Panorama da Arte Brasileira (2009) e Casa 7 no Pivô (2015), dentre outros. O escritório Tacoa também fez parte da seleção para o 33º Panorama da Arte Brasileira (2013) e desenvolveu a instalação Jardineira (2015) como centro da exposição Liga 18 para a galeria Liga DF na cidade do México.

Detalhe da cenografia de Lucas Simões
Detalhe da cenografia de Lucas Simões

“Cartas ao Prefeito: São Paulo”

  • Abertura: 30 de julho, das 15h às 19h
  • Período da exposição: 2/08 a 27/08
  • Horário de funcionamento: Terça a Sexta, das 13h às 20h; Sábados das 13h às 19h.
  • Entrada gratuita
  • Pivô: Edifício Copan – Av. Ipiranga 200, Bloco A, loja 54, Centro – São Paulo

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Cartas ao Prefeito: São Paulo"" 22 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791166/exposicao-cartas-ao-prefeito-sao-paulo> ISSN 0719-8906