Residência do Arquiteto Alexey Ilyin / Alexey Ilyin

Residência do Arquiteto Alexey Ilyin / Alexey Ilyin - Mais Imagens+ 21

Pushkino, Rússia
  • Arquitetos: Alexey Ilyin; Alexey Ilyin
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dmitry Chebanenko
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FAKRO, Villeroy & Boch
  • Design De Interiores: Alexey Ilyin
  • Aberturas: STELLA, FAKRO
  • Iluminação Interior/Exterior: MARTINI
  • Instalação Hidrossanitária: Villeroy & Boch
  • Engenharia: Buderus, Zehnder
  • Arquiteto Responsável: Alexey Ilyin
  • Cidade: Pushkino
  • País: Rússia
Mais informaçõesMenos informações
via Dmitry Chebanenko

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na periferia de Moscou, no bairro de Pushkinm, Alexey Ilyin construiu uma residência para ele e sua família. A obra é feita totalmente em madeira e a auto-suficiência natural deste material tornou-se um dos elementos chaves do projeto. 

via Dmitry Chebanenko

O desenho da casa possui a forma de um retângulo alongado e o arquiteto o posicionou perpendicularmente ao terreno, também retangular, com o mínimo de afastamento possível respeitando as normas. Desta maneira, os dez acres são divididos visualmente em duas áreas mutualmente dependentes: um pequeno jardim frontal e um pátio posterior. Em frente a residência há uma pequena casa de hóspedes e um depósito camuflado por uma cerca.

Planta baixa - térreo
Planta baixa - primeiro pavimento

A residência principal possui dois níveis, mas que desde a maioria das perspectivas não são notados. Isto se deve ao fato de que quase a totalidade das áreas do nível superior são iluminadas por claraboias, enquanto a inclinação da cobertura de duas águas é mínima. Sob o beiral da fachada principal, as superfícies de madeira são completamente brancas e visualmente chamativas, ainda mais desde a rua, criando uma sensação de um volume totalmente introvertido. Esta imagem também se magnifica por meio das persianas que foram fabricadas com a mesma madeira utilizada na fachada, além de terem sido pintadas da mesma cor cinza claro. As persianas isolam perfeitamente todas as aberturas. Com sua forma fechada, a casa parece ser um paralelepípedo perfeito se não fosse pelos terraços nos seus dois extremos e o profundo nicho quadrado na entrada principal (a porta de vidro também tem persiana).

via Dmitry Chebanenko

O desenho interior da casa está construído ao longo da intersecção de dois eixos: longitudinalmente está a sala de estar e um estúdio, cada um com seu próprio terraço e transversalmente está o hall de entrada e a escada de acesso. Em frente a porta principal, o arquiteto posicionou uma pequena janela em direção ao jardim: inclusive, desde a rua, essa efetiva abertura é claramente visível.

via Dmitry Chebanenko

A temática de um desenho monocromático nas fachadas e aberturas se desenvolveu de maneira igualmente meticulosa por Alexey IIyin, em todos os interiores da sua casa. Não existem móveis isolados, somente construídos sob medida, servindo como uma continuação visual das paredes. Esta técnica permitiu que inclusive as habitações com modesto tamanho parecessem ser mais amplas e destacassem de melhor maneira as dimensões da sala de estar e estúdio. O mesmo arquiteto admite que a parte mais difícil na aplicação prática deste desenho foi a unificação de paredes, piso e teto sem a aplicação dos tradicionais esquadros de fixação que são essenciais para molduras, tábuas e cornijas em qualquer interior de madeira. Nesta casa, todas estas uniões foram feitas com o uso de barras inclinadas que foram especialmente preparadas. Quanto a gama de cores do interior, o acabamento em todas as habitações é o mesmo cinza (somente um tom mais claro que o utilizado nas fachadas), trabalhando como um pano de fundo perfeito para as cores vibrantes dos móveis como alaranjado do sofá e o amarelo do vaso decorativo.

via Dmitry Chebanenko

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência do Arquiteto Alexey Ilyin / Alexey Ilyin" [The House of Architect Alexey Ilyin / Alexey Ilyin] 10 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791079/residencia-do-arquiteto-alexey-ilyin-alexey-ilyin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.