Adjaye Associates é selecionado para projetar o Museu de Arte Contemporânea da Letônia

A Fundação do Museu de Arte Contemporânea da Letônia selecionou o escritório Adjaye Associates para liderar o projeto para um novo museu de arte contemporânea no centro da cidade de Riga. Escolhido entre um grupo de 7 finalistas, dentre os quais wHY e Lahdelma & Mahlamäki, o projeto vencedor apresenta uma cobertura de geometria extremamente dinâmica, concebida para introduzir a suave luz do norte em cada espaço da galeria.

Adjaye Associates, trabalhando junto com o escritório local AB3D, pensou no museu como uma incubadora social, um espaço convidativo e permeável, onde as pessoas poderiam se reunir por meio de uma variedade de interações formais e espontâneas. O júri achou que a silhueta distinta da proposta daria ao museu uma presença forte dentro de seu contexto de empreendimentos comerciais e residenciais planejados e que sua orientação e materialidade mostraram uma consciência aguçada de contextos vernáculos e culturais.

© Malcolm Reading Consultants

"A proposta vencedora é uma resposta bela e poética ao desafio das demandas do projeto, mas acima de tudo, é específico para Riga", disse David Bickle, presidente do júri. "A equipe realmente entendeu o efeito da tênue luz do norte, ao experimentar e criar arte e esta ideia foi a inspiração para o projeto. Através do uso de madeira e formas, o conceito sutilmente faz referência à arquitetura da Letônia, propondo uma estrutura bastante dinâmica com uma entrada vibrante que permitirá ao museu criar uma presença arquitetônica em uma região nova e fervilhante. O projeto é bastante convidativo e permeável – com potencial para ser muito apreciado".

O Museu de Arte Contemporânea da Letônia será localizado num novo centro empresarial e de lazer de Riga, conhecido como New Hanza City (NHC), um empreendimento de 24,5 hectares no terreno da antiga estação de trens da cidade. O projeto será acompanhado pela sede da ABLV Bank, um hotel, centro de conferências, um setor residencial, uma pré-escola e jardins urbanos para recreação. O novo museu tem um orçamento de cerca de 30 milhões de Euros e receberá uma coleção única de arte e cultura visual na Letônia e da região do Mar Báltico, que compreende o período desde os anos de 1960 até os dias de hoje.

David Adjaye, Diretor da Adjaye Associates, comentou:

"Estou honrado por ter sido selecionado para este projeto ambicioso e tão necessário. Este museu será uma grande referência que celebra tanto o incrível legado artístico da Letônia, quanto suas ligações importantes do país com a comunidade artística internacional. O processo inteiro - desde a parceria com AB3D para preservar o design que entende, tanto quanto realça seu contexto, à natureza transparente do concurso - tem sido um prazer e vale como testemunho ao profundo comprometimento da Letônia para com a importância da arte contemporânea para sua vida cultural".

O júri também fez reconhecimentos especiais a Henning Larsen Architects e Sauerbruch Hutton, concedendo menção honrosa à proposta de Sauerbruch Hutton por sua "beleza modesta e lógica anti-icônica".

O museu tem conclusão prevista para novembro de 2021.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Adjaye Associates é selecionado para projetar o Museu de Arte Contemporânea da Letônia" [Adjaye Associates Selected to Design Latvian Museum of Contemporary Art] 28 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790157/adjaye-associates-selected-to-design-latvian-museum-of-contemporary-art> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.