Pavilhão Pierre Lassonde no Museu Nacional de Belas Artes de Quebec / OMA

Pavilhão Pierre Lassonde no Museu Nacional de Belas Artes de Quebec / OMA - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruce Damonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Agnora, Canam, Guardian Glass, MULTIVER
  • Projeto: Expansão do Museu Nacional de Belas Artes de Quebec (MNBAQ)
  • Escritório De Arquitetura: OMA (Nova York)
  • Colaborador Responsável: Shohei Shigematsu
  • Arquiteto Associado: Provencher_Roy Architectes (Montreal)
  • Cliente: Museu Nacional de Belas Artes de Quebec
  • Equipe (Oma): Jason Long, Ceren Bingol, Patrick Hobgood, Luke Willis, Rami Abou-Khalil, Richard Sharam, Tsuyoshi Nakamoto, Sandy Yum, Sara Ines Ruas, Ted Lin, Markus von Dellingshausen, Andy Westner, Jackie Woon Bae, Carly Dean with Sue Lettieri, Michael Jefferson, Mathieu Lemieux Blanchard, Martin Raub, Demar Jones, Cass Nakashima, Rachel Robinson
  • Equipe (Provencher Roy Architectes): Michel Roy, Claude Provencher, Pascal Lessard, Jonathan Audet, Réal Baril, Anik Bastien-Thouin, Mélanie Caron, Véronique De Bellefeuille, Konstantin Demin, Danielle Dewar, Daniel Legault, Layla MacLeod, Sonia Mailloux, Guillaume Martel-Trudel, Céline Coralie Mertenat, Katell Meuric, Fanette Montmartin, Franck Murat, Audrey Piché Mandeville
  • Estrutura: SNC Lavalin
  • Instalações: Bouthillette Parizeau / Teknika HBA
  • Código: Technorm
  • Acústica: Legault & Davidson
  • Circulação Verical: Exim
  • Controle De Orçamento: CHP Inc.
  • Iluminação: Buro Happold
  • Projeto Fachada: FRONT
  • Engenharia Fachada: Patenaude Trempe, Inc., Albert Eskenazi, CPA structural Glass
  • Auditório: Trizart Alliance
  • Assessor Local (Concurso): Luc Lévesque
  • Construtora: EBC
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Bruce Damonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Pierre Lassonde - do Museu Nacional de Belas Artes de Quebec - está interconectado porém díspar, como uma adição sutilmente ambiciosa em meio a cidade. Em vez de criar uma imposição icônica, forma novos vínculos entre o parque e a urbe, conferindo coerência ao MNBAQ.

Courtesy of OMA

O contexto complexo e sensível do novo edifício cria perguntas centrais que sustentam o desenho: como estender tanto o Parc des Champs de Bataille quanto a cidade para o seu interior? Como respeitar e preservar a igreja de Saint Dominique e criar uma obra persuasiva em Grande Allée? Como esclarecer a organização do museu e ao mesmo tempo crescer em escala? A solução do OMA foi agrupar as novas galerias requeridas em três volumes de tamanho decrescente para abrigar as exposições temporárias, coleções modernas, contemporâneas permanentes, artes decorativas e desenho, assim como obras de Arte Inuit (indígena), criando uma cascata ascendente desde o parque até a cidade. O edifício pretende entrelaçar a cidade, o parque e o museu como uma extensão dos três simultaneamente. 

© Bruce Damonte
Planta Baixa
© Bruce Damonte

Enquanto diminuem de secção, as galerias aparecem na planta emoldurando o pátio existente do claustro da igreja e a orientação do edifício em relação ao parque. O parque entra no museu (através de claraboias e janelas cuidadosamente projetadas) e o museu no parque (com a extensão das exposições no terraço e a escada pop-out ao ar livre).

© Bruce Damonte

A ampliação cria uma altura de 12.6m no hall principal, sob um espetacular balanço de 20m. O grande hall serve como interface para a Grande Allée, uma praça urbana para as funções públicas do museu e uma série de portas de entrada para a galeria, pátio e auditório.

© Bruce Damonte
Courtesy of OMA
© Bruce Damonte

A estrutura em balanço é suportada por um sistema de vigas em aço híbrido abrigando grandes galerias sem pilares. A fachada em camadas é tanto estrutural, quanto térmica e solar, frente as contraditórias necessidades de luz natural e isolamento térmico para o rigoroso clima invernal do Quebec. A fachada de vidro com três camadas é composta por uma fita impressa 2D que imita o padrão da estrutura de uma armadura, um relevo 3D de vidro e uma camada difusora. Nas galerias, as paredes isoladas encontram-se por trás do sistema de vidro translúcido, com um espaço intermediário que ilumina o edifício durante a noite como uma lanterna no pátio. O grande hall está rodeado por uma parede de vidro, com estruturas do mesmo material, que permitem vistas praticamente sem obstáculos, convidando o transeunte a entrar ao pavilhão Charles Baillairgé.

Courtesy of OMA

Como complemento aos espaços da galeria, estão o hall, salões de exposição, lojas e jardins para oferecer um híbrido de atividades, arte e passeios públicos. No caminho, orquestradas vistas desde a monumental escada em caracol e a escada  exterior voltam a conectar o visitante ao parque, a cidade e ao resto do museu. Dentro das galerias, entrepisos com vistas vinculam os espaços de exposição temporárias e permanentes. No ático de cada uma das galerias, existem espaços para exibições e atividades ao ar livre.

© Bruce Damonte

Novos espaços para exposições conectam-se aos edifícios existentes do museu através de um corredor de 130m de comprimento, criando um espaço permanente para os 40m da obra "Homenagem a Rosa Luxemburgo", de Jean -Paul Riopelle. Através de seu grande comprimento e das mudanças de nível, o corredor cria uma mistura surpreendente de espaços de galeria que conduzem casualmente o visitante, por todo o complexo do museu.

Courtesy of OMA

OMA wins competition for the Beaux Arts Museum in Quebec expansion

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pavilhão Pierre Lassonde no Museu Nacional de Belas Artes de Quebec / OMA" [Pierre Lassonde Pavilion at the Musée National des Beaux-arts du Québec / OMA] 27 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790153/pavilhao-pierre-lassonde-no-museu-nacional-de-belas-artes-de-quebec-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.