Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini

Apresentamos a seguir o projeto Lost Landscape, de Luiz Eduardo Lupatini, vencedor do Concurso Internacional Carrara Thermal Baths. O Concurso foi promovido pela Rethinking Architecture Competitions, organização sediada em Sevilha, Espanha. O concurso tinha como desafio propor a reabilitação de uma área degradada pela ação do homem através de uma intervenção arquitetônica, com a implantação de uma terma em uma área de exploração de mármore na localidade de Carrara, na região da Toscana, Itália.

Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini - Imagem 2 de 7Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini - JanelaProjeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini - ConcretoProjeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini - Imagem 5 de 7Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini - Mais Imagens+ 2

Do arquiteto: Extração sustenta nossa sociedade, e, ainda que nas últimas décadas tenhamos avançado tecnologicamente, não progredimos o bastante para que diminuíssemos o ritmo. Raramente paramos para pensar sobre a origem dos materiais quem compõe o ambiente construído, ou as matérias-primas necessárias às infinitas demandas da atividade humana contemporânea. E assim, à medida que a população mundial se torna a cada dia mais urbana, as paisagens que fornecem essas matérias primas se tornam mais remotas e espacialmente distantes da vista diária, e, uma vez que literalmente essas paisagens desaparecem, podemos pensar nelas como paisagens perdidas.

Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini - Imagem 5 de 7
Cortesia de Rethinking Architecture Competitions

Ao propor a intervenção em um sítio de extração, para além de readequar o espaço para um novo uso, busca-se reforçar o genius loci, colocando em evidência uma atmosfera que induza o visitante à reflexão acerca dos impactos causados pela exploração, representada neste caso, pelo contraste entre a escala humana e a monumentalidade do sítio.

Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini - Imagem 2 de 7
Cortesia de Rethinking Architecture Competitions

Ocupando os vazios de uma pedreira, a proposta se desenvolve através de um eixo principal, onde estão dispostas as áreas de banho, que intercaladas por estadas secas, se impõe como um caminho a ser percorrido pelo visitante. Buscando expressar a forma através de uma linguagem minimalista, emprega-se basicamente a matéria prima local para moldar os espaços, por meio de processo de adição e subtração, estabelecendo um diálogo entre matéria bruta e produção humana.

Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini - Imagem 7 de 7
Implantação. Image Cortesia de Rethinking Architecture Competitions

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Amanda Ferber. "Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini" 22 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789981/projeto-vencedor-do-concurso-internacional-carrara-thermal-baths-luiz-eduardo-lupatini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.