O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini

Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini

Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini
Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini, Cortesia de Rethinking Architecture Competitions
Cortesia de Rethinking Architecture Competitions

Apresentamos a seguir o projeto Lost Landscape, de Luiz Eduardo Lupatini, vencedor do Concurso Internacional Carrara Thermal Baths. O Concurso foi promovido pela Rethinking Architecture Competitions, organização sediada em Sevilha, Espanha. O concurso tinha como desafio propor a reabilitação de uma área degradada pela ação do homem através de uma intervenção arquitetônica, com a implantação de uma terma em uma área de exploração de mármore na localidade de Carrara, na região da Toscana, Itália.

Cortesia de Rethinking Architecture Competitions Cortesia de Rethinking Architecture Competitions Cortesia de Rethinking Architecture Competitions Cortesia de Rethinking Architecture Competitions + 7

Do arquiteto: Extração sustenta nossa sociedade, e, ainda que nas últimas décadas tenhamos avançado tecnologicamente, não progredimos o bastante para que diminuíssemos o ritmo. Raramente paramos para pensar sobre a origem dos materiais quem compõe o ambiente construído, ou as matérias-primas necessárias às infinitas demandas da atividade humana contemporânea. E assim, à medida que a população mundial se torna a cada dia mais urbana, as paisagens que fornecem essas matérias primas se tornam mais remotas e espacialmente distantes da vista diária, e, uma vez que literalmente essas paisagens desaparecem, podemos pensar nelas como paisagens perdidas.

Cortesia de Rethinking Architecture Competitions
Cortesia de Rethinking Architecture Competitions

Ao propor a intervenção em um sítio de extração, para além de readequar o espaço para um novo uso, busca-se reforçar o genius loci, colocando em evidência uma atmosfera que induza o visitante à reflexão acerca dos impactos causados pela exploração, representada neste caso, pelo contraste entre a escala humana e a monumentalidade do sítio.

Cortesia de Rethinking Architecture Competitions
Cortesia de Rethinking Architecture Competitions

Ocupando os vazios de uma pedreira, a proposta se desenvolve através de um eixo principal, onde estão dispostas as áreas de banho, que intercaladas por estadas secas, se impõe como um caminho a ser percorrido pelo visitante. Buscando expressar a forma através de uma linguagem minimalista, emprega-se basicamente a matéria prima local para moldar os espaços, por meio de processo de adição e subtração, estabelecendo um diálogo entre matéria bruta e produção humana.

Implantação. Image Cortesia de Rethinking Architecture Competitions
Implantação. Image Cortesia de Rethinking Architecture Competitions

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Amanda Ferber. "Projeto vencedor do concurso internacional Carrara Thermal Baths / Luiz Eduardo Lupatini" 22 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789981/projeto-vencedor-do-concurso-internacional-carrara-thermal-baths-luiz-eduardo-lupatini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.