David Chipperfield divulga novas imagens da sede da Fundação Nobel em Estocolmo

O escritório David Chipperfield Architects aprimorou o projeto da nova sede da Fundação Nobel em Estocolmo. Divulgado em outubro de 2013, o projeto recebeu duras críticas por ser uma "presença incongruente no centro histórico da cidade", o que levou à redução de sua escala, entre outras mudanças, em setembro do ano passado. Após as alterações de 2015, uma versão mais refinada do projeto foi agora divulgada através de novas imagens internas e externas.

David Chipperfield divulga novas imagens da sede da Fundação Nobel em Estocolmo - Mais Imagens+ 27

© David Chipperfield Architects

O pavimento térreo da Fundação, com um hall de entrada, espaço flexível de exposição, café-bar e livraria, é aberto e acessível, criando um diálogo entre instituição e público e vice-versa. As funções de uso misto do edifício irão servir propósitos relacionados a exposições, educação, conferências e hospitalidade.

© David Chipperfield Architects

O aspecto mais marcante do projeto da Fundação é o quarto pavimento auditório, que será o espaço de Cerimônias do Prêmio Nobel de Ciências, Literatura e Economia, bem como outros eventos e conferências. O quinto pavimento abrigará o restaurante e o bar, expandindo e aprofundando a recepção pública do edifício.

© David Chipperfield Architects

David Chipperfield divulga novas imagens da sede da Fundação Nobel em Estocolmo - Mais Imagens+ 27

A fachada consiste em uma série de "aletas de bronze", empregadas em várias densidades. O escritório compara o resultado a um tecido, "como um vestido, a fachada... envolve o edifício". Um projeto escalonado dá enfase à seção central da Fundação, onde está localizado o espaço do auditório, ao passo que também permite que o quinto pavimento seja apropriado como um terraço. De acordo com os arquitetos, "a escolha dos materiais para o edifício não apenas reflete a elegância digna da área do centro da cidade, como estabelece, de forma metafórica, uma nova Fundação Nobel como um reluzente farol em Estocolmo, similar ao papel do Prêmio Nobel".

Implantação do Térreo

David Chipperfield divulga novas imagens da sede da Fundação Nobel em Estocolmo - Mais Imagens+ 27

O terreno do edifício não mudou na revisão do processo e a Fundação Nobel permanece "solitária" na península Blasieholmen no centro de Estocolmo, próximo ao Museu Nacional Sueco. Com a proximidade a outras edificações institucionais e sua fachada sul voltada a um jardim público, a Fundação procura estabelecer a área como um destino cultural ainda mais atraente. O edifício – primeira sede independente da história do prêmio – tem conclusão prevista para 2019.

  • Arquitetos

  • Localização

    Nybrokajen 1A, 111 48 Estocolmo, Suécia
  • Arquiteto responsável

    David Chipperfield Architects Berlin
  • Projeto

    David Chipper eld, Christoph Felger – Partner
  • Diretor de projeto

    Harald Müller – Partner
  • Arquitetos do projeto

    Kristen Finke, Peter von Matuschka, Wiebke Ahues
  • Engenharia estrutural

    Arup, Konkret
  • Consultoria de fachada

    Arup
  • Arquiteto local

    AIX Arkitekter
  • Acústica do auditório

    Müller BBM
  • Imagens

    David Chipperfield Architects
  • Área

    18.980 m²
  • Fotografias

    David Chipperfield Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nybrokajen 1A, 111 48 Estocolmo, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Gintoff, Vladimir. "David Chipperfield divulga novas imagens da sede da Fundação Nobel em Estocolmo" [David Chipperfield Reveals New Renderings for Nobel Center in Stockholm] 19 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789716/david-chipperfield-revela-nov-reveals-new-renderings-for-nobel-center-in-stockholm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.