
O escritório David Chipperfield Architects aprimorou o projeto da nova sede da Fundação Nobel em Estocolmo. Divulgado em outubro de 2013, o projeto recebeu duras críticas por ser uma "presença incongruente no centro histórico da cidade", o que levou à redução de sua escala, entre outras mudanças, em setembro do ano passado. Após as alterações de 2015, uma versão mais refinada do projeto foi agora divulgada através de novas imagens internas e externas.

O pavimento térreo da Fundação, com um hall de entrada, espaço flexível de exposição, café-bar e livraria, é aberto e acessível, criando um diálogo entre instituição e público e vice-versa. As funções de uso misto do edifício irão servir propósitos relacionados a exposições, educação, conferências e hospitalidade.

O aspecto mais marcante do projeto da Fundação é o quarto pavimento auditório, que será o espaço de Cerimônias do Prêmio Nobel de Ciências, Literatura e Economia, bem como outros eventos e conferências. O quinto pavimento abrigará o restaurante e o bar, expandindo e aprofundando a recepção pública do edifício.

A fachada consiste em uma série de "aletas de bronze", empregadas em várias densidades. O escritório compara o resultado a um tecido, "como um vestido, a fachada... envolve o edifício". Um projeto escalonado dá enfase à seção central da Fundação, onde está localizado o espaço do auditório, ao passo que também permite que o quinto pavimento seja apropriado como um terraço. De acordo com os arquitetos, "a escolha dos materiais para o edifício não apenas reflete a elegância digna da área do centro da cidade, como estabelece, de forma metafórica, uma nova Fundação Nobel como um reluzente farol em Estocolmo, similar ao papel do Prêmio Nobel".

O terreno do edifício não mudou na revisão do processo e a Fundação Nobel permanece "solitária" na península Blasieholmen no centro de Estocolmo, próximo ao Museu Nacional Sueco. Com a proximidade a outras edificações institucionais e sua fachada sul voltada a um jardim público, a Fundação procura estabelecer a área como um destino cultural ainda mais atraente. O edifício – primeira sede independente da história do prêmio – tem conclusão prevista para 2019.
-
Arquitetos
-
Localização
Nybrokajen 1A, 111 48 Estocolmo, Suécia -
Arquiteto responsável
David Chipperfield Architects Berlin -
Projeto
David Chipper eld, Christoph Felger – Partner -
Diretor de projeto
Harald Müller – Partner -
Arquitetos do projeto
Kristen Finke, Peter von Matuschka, Wiebke Ahues -
Engenharia estrutural
Arup, Konkret -
Consultoria de fachada
Arup -
Arquiteto local
AIX Arkitekter -
Acústica do auditório
Müller BBM -
Imagens
-
Área
18.980 m² -
Fotografias