bamboolab - a casa em mutação: um fórum de arquitetura e design sobre as novas formas de morar

quais são os elementos que ainda caracterizam um lar? como a tecnologia influencia a criação de nossos espaços? de que modo o estilo de vida define o desenho de uma casa? novos padrões de moradia podem melhorar a mobilidade urbana?

no bamboolab, figuras-chave da cena arquitetônica nacional e inglesa irão refletir sobre essas e outras questões por meio de ideias, sonhos e projetos realizados.

o tema é uma provocação: a casa em mutação. é fascinante pensar em como o complexo cenário contemporâneo transforma o modo de projetar essa unidade tão essencial a nós.

estamos ansiosos para aprofundar a discussão.

esperamos você!

mesa 1
adaptações aos novos tempos
marcio kogan (studio mk27) e lourenço gimenes (fgmf)

avanço tecnológico, configurações familiares inéditas, relações mais fluidas do homem com o trabalho, urgência de preservação do planeta, desmaterialização de bens de consumo, adensamento do espaço urbano e compartilhamento de espaços. esse é o panorama a partir do qual serão discutidas as novas tendências para a arquitetura das casas.

mesa 2
mobilidade: construções em movimento
vinicius andrade (andrade morettin) e luciano andrades (mapa)

a discussão sobre a mobilidade na arquitetura não engloba apenas a possibilidade de deslocamento de um ponto para outro, mas também a flexibilidade permitida pelos sistemas construtivos. dentro disso, adaptação ao entorno, versatilidade de usos, expansibilidade do projeto e impacto na configuração urbana são algumas das questões levantadas pelo painel.

mesa 3
arquitetura em diálogo
jane hall (assemble)

ao convidar os usuários finais para fazer parte do projeto arquitetônico, cria-se um novo entendimento da importância das decisões tomadas pelos arquitetos. as novas propostas de processo levantadas pelo assemble, em diálogo com a comunidade e com outras disciplinas, expandem o campo de atuação da arquitetura. esse é o tema central da fala de jane hall, uma das integrantes do coletivo inglês, vencedor do prêmio turner de 2015.

mediador
guilherme wisnik

crítico de arte e arquitetura, doutor e professor da fau-usp. foi curador da 10ª bienal de arquitetura de são paulo. assinou, por 50 edições da bamboo, a coluna espaço em obra.

inscrição: bamboolab.net.br

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "bamboolab - a casa em mutação: um fórum de arquitetura e design sobre as novas formas de morar" 10 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789216/bamboolab-a-casa-em-mutacao-um-forum-de-arquitetura-e-design-sobre-as-novas-formas-de-morar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.