Living Levels / Tchoban Voss Architekten

Living Levels / Tchoban Voss Architekten - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Tchoban Voss Architekten; Christoph Heimermann, Kenan Ozan, Anja Schroth, Stephan Luda-Scharping
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roland Halbe
  • Estrutura: IB Glosch, Berlim
  • Projeto De Controle: TEWAC Projektentwicklungsgesellschaft mbH, Berlin
  • Equipamento Técnico: VTIB Frank Zabel, Berlim
  • Paisagismo: KUULA B. Kusserow / U. Uphaus
  • Outros Colaboradores: A.M.M.A.R. (esqueleto), Berlim; Assmann & Klasen + Dieringer Blechbearbeitung (fachada)
  • Arquiteto Responsável: Philipp Bauer; Karsten Waldschmidt (Gerente de projeto)
  • Arquitetos: Christoph Heimermann, Kenan Ozan, Anja Schroth, Stephan Luda-Scharping
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Roland Halbe

Viver ao longo do Spree

A área ao longo do rio Spree, do ponto de vista histórico, não tem muito em comum com as clássicas avenidas abertas que são vistas em Paris ou em Roma. Embora no coração de Berlim, esta área da costa pertencia às partes menos desejáveis da cidade.

© Roland Halbe

Foi nesta região, que costumava ser ocupada principalmente por depósitos e propriedades de gerenciamento, que um dos capítulos mais obscuros da história ocorreu: a destruição da chamada arte degenerada durante o Nacional Socialismo. Há poucos anos atrás, essa área inacessível e negligenciada durante o regime DDR começou a se transformar em um dos locais mais vivos da cidade, não só para os berlinenses, mas também para visitantes de todo o mundo.

© Roland Halbe

Este edifício de apartamentos tornou-se parte da recente extensão ao longo da margem do rio. Devido à sua localização na cabeça da ponte Brommy, destruída na Segunda Guerra Mundial, o edifício branco solitário se localiza diretamente sobre a água, com vista para a esplanada do rio Spree. O edifício é formado a partir de elementos brancos e esculturais cujas múltiplas funções parecem estar visivelmente empilhadas.

© Roland Halbe

Com variações entre volumes vazios e em balanço, os detalhes em relevo, que podem ser vistos de todos os ângulos, fornecem uma atração visual. A torre é composta por 14 pavimentos numa área de 8.700 metros quadrados e repousa num embasamento de concreto. Esta parte do edifício é composta por revestimento de metal, e a fachada da torre é enfatizada por sua generosa superfície em vidro.

© Roland Halbe

A transição entre os espaços público e privado é sutil e inclui um café na esplanada do rio Spree. Parques infantis estão localizados na cobertura do primeiro andar, bem como no terraço ao longo do calçadão. O hall de entrada, de pé-direito duplo, é usado também como uma galeria.

Planta - Pavimento Superior

O projeto contém 56 apartamentos espaçosos de vários tamanhos e 4 unidades comerciais. O arranjo simétrico rotacionado permite que cada apartamento tenha sua própria área privada ao ar livre com vista para pelo menos duas direções. Com base na estrutura de concreto armado, as plantas são projetadas de forma variável (54 e 434 metros quadrados), o que permite que os ocupantes possam alterar o layout de seu apartamento de acordo com sua própria preferência.

© Roland Halbe

Elementos significativos da construção são as varandas e os terraços. Os telhados verdes foram projetados como um jardim vertical, começando na orla e parcialmente prosseguindo ao longo da torre.

Corte

O arranjo do pavimento subsolo inclui instalações domésticas de serviços, lixo, armazenamento de bicicletas e um almoxarifado. A estrutura se desenvolve a partir de uma instalação dupla de elevador - uma delas funcionando como um elevador para bombeiros.

© Roland Halbe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mühlenstraße 60, 10243 Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Living Levels / Tchoban Voss Architekten" [Living Levels / Tchoban Voss Architekten] 11 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789153/living-levels-nps-tchoban-voss> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.