Mecanoo projeta o novo Campus de Engenharia da Universidade de Manchester

O campus de engenharia da Universidade de Manchester, projetado pelo escritório Mecanoo, recebeu autorização da Câmara Municipal de Manchester e poderá ter prosseguimento. O projeto de £350 milhões pretende juntar engenharia multidisciplinar e comunidade científica, consolidando o campus da Universidade ao longo da Avenida Oxford. O projeto é um dos maiores edifícios únicos já planejados por uma instituição de educação superior no Reino Unido. O MEC Hall, edifício principal do projeto de Mecanoo, tem 195 metros de comprimento.

Mecanoo projeta o novo Campus de Engenharia da Universidade de Manchester - Mais Imagens+ 4

Cortesia de Mecanoo

"Integrando arquitetura, interiores e paisagismo, projetamos um campus que irá proferir ensino de ponta e pesquisa ambiental que auxiliará na ambição da University of Manchester de se tornar uma das melhores universidades em pesquisa do mundo", afirma Francesco Veenstra, sócio da Mecanoo e líder da equipe do projeto. "O MECD terá uma forte identidade que reflete o passado e o futuro de Manchester como uma cidade de pioneiros, ainda liderada por descobertas".

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

De acordo com os arquitetos, o projeto pretende estabelecer um sentido de permanência entre aqueles que utilizam o edifício e o púbico, de forma que o mesmo aja como porta entre o campus e a cidade. A escolhe dos materiais do edifício, aço e tijolo, visa representar a forte articulação da forma e da estrutura limpa da fachada. Mecanoo assimila o efeito com um analogia: o edifício como mecanismo.

Cortesia de Mecanoo

O objetivo do projeto é estabelecer um equipamento que encoraje a pesquisa e o ensino de atividades num ambiente flexível, tanto para os dias de hoje, quanto capaz de se adaptar a mudanças futuras. Alguns dos equipamentos chave do edifício são os mercados no térreo, laboratórios flexíveis, áreas personalizadas e ambientes interativos para aprendizagem. A enorme escala do edifício – 70.590 metros quadrados –, que acomodará as quatro escolas de engenharia da Universidade e dois institutos de pesquisa da Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas, irá posteriormente desenvolver possibilidades para parcerias mútuas.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

"O fascinante desenvolvimento do novo campus é uma oportunidade de projeto única na vida, que se baseia na herança de Manchester de inovação e descobrimentos em engenharia e ciência, que teve seu início com a criação do Instituto Mecânico de Manchester em 1824" diz o Professor Martin Schröder, Vice-Presidente e Reitor da Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas da Universidade.

Cortesia de Mecanoo

A atual demolição dará lugar para o novo equipamento, que tem conclusão prevista para 2020.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:University Place, Manchester, Manchester M13 9PY, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Gintoff, Vladimir. "Mecanoo projeta o novo Campus de Engenharia da Universidade de Manchester" [Mecanoo's Design for the University of Manchester's Engineering Campus Eyes the Future] 12 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789035/mecanoos-design-for-the-university-of-manchesters-engineering-campus-eyes-the-future> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.