SUMMARY ocupa a Bienal de Veneza com instalação de concreto

Na 15ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, inaugurada na semana passada, Alejandro Aravena convida-nos a olhar para novos campos de ação. Obras que pretendem melhorar a qualidade de vida, histórias de sucesso e casos exemplares que valem a pena conhecer. Neste contexto, Samuel Gonçalves, fundador do estúdio SUMMARY, o mais jovem de todos os estúdios convidados, foi selecionado para apresentar o trabalho “infrastructure-structure-architecture”, com o objetivo de mostrar a ideia por trás do seu projeto Sistema Gomos.

Na Bienal estão expostas duas peças infraestruturais e uma peça do sistema, de forma a dar a conhecer os elementos que lhe deram origem. Esta instalação inclui ainda uma mesa com dois ecrãs que exibem, em simultâneo, dois videos desenvolvidos pela Building Pictures. Estes vídeos são exclusivos da exposição e permitem fazer uma comparação entre o processo construtivo das infraestruturas e o processo de construção do sistema .

O projeto consiste em um sistema construtivo flexível e evolutivo baseado em unidades de concreto. Trata-se de um sistema modular em que cada módulo (ou “gomo”) vem já pronto de fábrica, com todos os acabamentos e equipamentos, sendo que a montagem se faz in loco. Desta forma é possível construir edifícios em 3 meses (3 dias no local), um período 7 vezes inferior à média praticada no nosso país, sem comprometer a sua qualidade estrutural.

Segundo o arquiteto, “não se trata da invenção mas sim de uma reinterpretação – partimos de um sistema construtivo existente usado em infraestruturas de drenagem de água e transformamo-lo num sistema construtivo habitável. Em termos estruturais e em termos de processo de construção, o Sistema Gomos é em tudo idêntico às manilhas de drenagem em betão armado”.

Sistema Gomos / SUMMARY / Samuel Gonçalves

Ficha Técnica do projeto

  • Arquitetura: SUMMARY / Samuel Gonçalves
  • Engenharia: GeoXL, Engineering & Innovative Solutions
  • Pré-fabricação e Montagem: Farcimar, Soluções em Pré-Fabricados de Betão
  • Construção e Componentes: AECA – Associação Empresarial de Cambra e              Arouca
  • Tipo de Obra: Sistema Construtivo / Habitação
  • Materiais Predominantes: Concreto Armado, Madeira, Ardósia
  • Parceiros: Câmara Municipal de Arouca / Câmara Municipal do Porto / UPTEC
  • Comercialização: Farcimar, Soluções em Pré-Fabricados de Betão
  • Localização: Bienal de Arquitetura de Veneza (2016)

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "SUMMARY ocupa a Bienal de Veneza com instalação de concreto" 05 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788823/summary-ocupa-a-bienal-de-veneza-com-instalacao-de-concreto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.