SuperLimão Studio vence o Wienerberger Brick Award

Projeto Marília, São Paulo, Brasil por Super Limão. Imagem © Maira Acayaba

O Wienerberger Brick Award oferece, desde 2004, uma plataforma internacional única que reconhece a excelência na construções com tijolo. A premiação abrange 5 categorias diferentes que variam em função das tendências e tópicos atuais.

Em 2016, os prêmios seguiram as seguintes categorias: Uso Residencial, Uso Público, Re-Uso, Ocupação Urbana e Solução Especial. No total, mais de 600 projetos de 55 países foram enviados. Devido à excelente variedade de projetos, não foi tarefa fácil para júri independente pré-selecionar 50 dentre todas as propostas. Desta lista, um júri composto por quatro renomados arquitetos (Laura Andreini, do Archea Associati, Itália, Johan Anrys, do 51N4E, Bélgica, Matija Bevk, do bevk perovic arhitekti, Eslovênia, e Alfred Munkenbeck, do Munkenbeck + Partners, Reino Unido) escolheu os vencedores.

Building 2226, Lustenau, Áustria por Dietmar Eberle. Imagem © Eduard Hueber

Neste ano, dois projetos foram premiados com o Grand Prize. Um destes prêmios foi para o projeto 2226, por Dietmar Eberle, localizado na Áustria. O edifício inteiro funciona sem ventilação, ar-condicionado e calefação. Isto se faz possível graças a 76 cm de paredes de tijolos. A única fonte energética é a troca de calor entre as pessoas, computadores e iluminação. Esta abordagem revolucionária também impressionou na categoria de Solução Especial.

Casa 1014, Barcelona, Espanha, por HARQUITECTS. Imagem © Adria Goula

O segundo vencedor do Grand Prize, a Casa 1014 no centro histórico da cidade de Barcelona, é um ótimo exemplo de como se ocupar espaços "abandonados" em áreas urbanas. O terreno longo e estreito, com uma largura de apenas 6,5m, mostra as condições extremas do local. Partindo da vontade do cliente de dividir a casa em duas zonas independentes, o escritório espanhol H ARQUITECTES criou uma sequência de espaços que se alternam em interiores e exteriores. Além do Grand Prize, esse projeto também venceu na categoria Ocupação Urbana.

Casa Termitério, Vietnã por Tropical Space. Imagem © Oki Hiroyuki

Cupinzeiros serviram de inspiração para o projeto do Vietnã desenvolvido pelos arquitetos do Tropical Space, que venceram na categoria de Uso Residencial. O nome Casa Termiteiro retrata o layout desta edificação, a qual remete à planta de um cupinzeiro, onde todos os corredores, galerias e aposentos se unem num cômodo principal central.

Auditório AZ Kortrijk, Bélgica por Dehullu Architecten. Imagem © Dennis De Smet

O centro de saúde auditorium of the AZ Groeninge na Bélgica, projeto de Bert Dehullu, é o vencedor na categoria de Uso Público. Enquanto o edifício principal é caracterizado por um desenho tradicional, uma concha estrutural em cfoi concebida para o novo auditório.

O vencedor na categoria Re-Uso foi o projeto Marília do SuperLimão Studio ,em São Paulo, Brasil. A casa na Rua Marília, construída de 1915, é um dos últimos edifícios históricos de tijolos da área. Em vez de optar pela alternativa economicamente atrativa de demolir o edifício, foi concordado em preservá-lo.

Casa Cluster, Zurique, Suíça por Duplex Architekte. Imagem © Johannes Marburg

O Prêmio Especial foi dado ao arquiteto do Duplex da Suíça, pelo projeto Casa Cluster em Zurique. Como parte de seu conceito de habitação inovadora, os habitantes deixaram de ter certas conveniências como uma própria garagem, mas em troca receberam diversos serviços, como compartilhamento de carros e quartos de hotel para visitantes.

Saiba mais sobre o Wienerberger Brick Award, aqui.

Sobre este autor
Cita: Sponsored Post. "SuperLimão Studio vence o Wienerberger Brick Award " [Winners of Wienerberger Brick Award Announced] 27 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788258/anunciados-vencedores-do-wienerberger-brick-award> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.