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Expansão do SFMOMA / Snøhetta

  • 13:00 - 23 Maio, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Expansão do SFMOMA / Snøhetta
Expansão do SFMOMA / Snøhetta, © Henrik Kam
© Henrik Kam

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 33

  • Arquitetos Senior

    Simon Ewings, Alan Gordon, Marianne Lau, 
Elaine Molinar, Kjetil Trædal Thorsen
  • Equipe de Projeto

    Nick Anderson, Behrang Behin, Sam Brissette, Chad Carpenter, Michael Cotton, Aroussiak Gabrielian, Kyle Johnson, Nick Koster, Mario Mohan, Neda Mostafavi, Anne-Rachel Schiffmann, Carrie Tsang, Giancarlo Valle
  • Arquitetos Associados

    EHDD, São Francisco
  • Equipe EHDD

    Duncan Ballash, Lotte Kaefer, Rebecca Sharkey
  • Coordenadores de Projeto

    Terry Reagan, Don Young, Bob Reuter, TJ Reagan, Inc.
  • Construção

    Conrado Vellve, Vice President / Ken Ahrens, Senior Project Manager / Mizell, Project Manager / Cliff Durant, Superintendent / Bob Klovich, Superintendent
  • Ventilação

    BBI Engineering
  • Engenharia Civil

    KPFF
  • Estúdio de Preservação, Laboratório e Depósito de Arte

    Samuel Anderson Architects Electrical: The Engineering Enterprise
  • Manutenção da Fachadas

    CS Caulkins
  • Projeto de Fachada

    Kreysler & Associates, Enclos
  • Prevenção de Incêndio

    The Fire Consultants
  • Mobiliário

    Studios Architecture Graphics + Signage: SOM Graphics
  • Projeto do Restaurante

    Aidlin Darling Design
  • àisagismo

    Snøhetta
  • Iluminação e Acústica

    ARUP
  • Consultoria Living Wall

    Habitat Horticulture and Hyphae Design Lab
  • Projeto Mecânico e Hidráulico

    Taylor Engineering
  • Projeto da Loja do Museu

    Shopworks Design and EHDD
  • Projeto de Rede

    TEECOM
  • Consultor Phyllis Wattis Theater

    Auerbach Pollock Friedlander
  • Phyllis Wattis Theater and Gina e Stuart Peterson White Box Design Architect

    EHDD Security design: Turk Technologies
  • Vitrine do Bar e Café SFMOMA

    Boor Bridges Architecture
  • Engenharia Estrutural

    Magnusson Klemencic Associates
  • Consultoria de Sustentabilidade

    Atelier Ten
  • Transporte Vertical

    EWCG
  • Custos

    $305 milhões
  • Mais informações Menos informações
© Jon McNeal
© Jon McNeal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os responsáveis pelo SFMOMA trabalhou junto com a equipe do Snøhetta para projetar o novo museu como espaço que se volta para o ambiente externo, um ambiente de encontro envolvente. As conexões com a vizinhança e a cidade foram cuidadosamente consideradas, e os benefícios da paisagem e dos espaços ao ar livre foram trazidos para o museu. Novos caminhos de pedestres ao redor do museu e uma nova entrada para o público (na Howard Street) agora integram melhor o SFMOMA ao South of Market (SoMa) e seu entorno, se integrando à paisagem urbana circundante.

© Henrik Kam
© Henrik Kam
Planta 1
Planta 1

A fachada icônica ao leste da expansão projetada pelo Snøhetta foi inspirada em parte pelas águas e névoa da Baía de São Francisco. Ela é composta por mais de 700 painéis de FRP (polímeros reforçados de fibra de vidro) com formas únicas, exclusivamente e localmente fabricados. Durante todo o dia, o movimento de luz e sombra naturalmente anima a superfície ondulante da fachada. Craig Dykers, sócio fundador do Snøhetta e líder da equipe de projeto do SFMOMA, disse: "Nosso projeto visa criar uma experiência íntima, acolhendo a diversidade dos visitantes para a sua magnífica coleção, promovendo uma conexão entre o visitante e o museu durante todos os anos que virão. Todos os sentidos são estimulados como parte da experiência. As escadas iluminadas levam os visitantes a todos os andares, e as galerias criam uma experiência de visualização de arte confortável. Os terraços permitem momentos de repouso, com ar fresco, sol e vistas da cidade entre as galerias. O visitante percebe que o edifício foi inspirado em São Francisco".

© Henrik Kam
© Henrik Kam
© Iwan Baan
© Iwan Baan

Os visitantes são recebidos no novo museu por duas entradas principais, que levam ao espaços de exibição no térreo, que são abertos para todos. A entrada na Third Street recebe os visitantes no átrio reinventado por Evelyn e Walter Haas, onde o óculo iônico inunda o espaço com luz natural. O móbile de 8 metros de Alexander Calder, Sem Título (1963), está suspenso por baixo do óculo e uma nova escada escultórica leva visitantes os para o hall de Helen e Charles Schwab, o principal espaço de encontro no segundo pavimento.

© Henrik Kam
© Henrik Kam

Uma nova entrada foi adicionada, ajacente às paredes de vidro da galeria Roberts Family. A nova entrada permite aos visitantes acessar o museu através do Hall Schwabl. A Galeria Roberts Family é um espaço vibrante, visível aos transeuntes, criando uma conexão visual entre a cidade e o museu. Na galeria está a escultura monumental Sequence, de Richard Serra (2006). No interior, um conjunto escadas de madeira fornece uma área de estar informal e pública. De ambas as entradas, as escadas levam os visitantes ao Hall Schwab, o centro do novo museu. Os visitantes podem desfrutar de uma instalação de rotação de obras de arte, como a alegre Wall Drawing 895:Loopy Doopy (branca e azul) (1999) de Sol LeWitt, ou explorar o resto do museu. No terceiro pavimento está o Centro de Fotografia Pritzker e as demais galerias acima.

Corte
Corte

As novas galerias da expansão, desenhadas pelo Snøhetta, são íntimas na escala e criam as condições ideais para a visualização das obras. Os espaços diferentes das galeria suportam a exibição de coleções e de obras de várias escalas. As galerias menores são flexíveis, livre de colunas, permitindo inúmeros layouts - uma tela em branco para os curadores. Na abertura, os visitantes puderam experimentar uma galeria contemplativa, de forma octogonal, dedicada a sete obras de Agnes Martin e galerias no sétimo pavimento que ofereceram espaço para obras de arte contemporânea.

© Iwan Baan
© Iwan Baan
© Iwan Baan
© Iwan Baan

Os terraços adjacentes a muitas galerias estendem as exposições à cidade, exibindo esculturas ao ar livre e com vistas espetaculares de São Francisco. O novo Terraço de Esculturas Pat e Bill Wilson, no terceiro pavimento, abriga a maior parede viva dos Estados Unidos, com mais de 19.000 plantas e 21 espécies nativas. Esta sequência de espaços permite que os visitantes se desloquem entre obras de arte incríveis para mirantes amplos, e desfrutem de vistas sobre a cidade enquanto circulam pelo museu.

© Henrik Kam
© Henrik Kam
Planta 7
Planta 7

Complementando as galerias de arte incríveis do museu, o novo SFMOMA apresenta um programa educativo dinâmico e performances. O novo Centro de Educação Koret atende alunos, professores e membros com uma biblioteca de recursos e estúdios-salas de aula. A parceria do SFMOMA com a inovadora Bay Area Meyer Sound instalou soluções de som em todo o museu, incluindo um sistema de acústica, Constellation, no recém-renovado Teatro Phyllis Wattis. O novo White Box de Gina e Stuart Peterson é um espaço flexível, com uma treliça teatral que suporta uma variedade de performances, eventos ou obras de arte em grande escala.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

O novo SFMOMA em breve receberá a certificação LEED Gold e é um dos primeiros museus nos Estados Unidos que empregou iluminação LED em todos os espaços de galerias. Esta medida ajudou o museu cumprir as suas metas ambiciosas de sustentabilidade.

© Henrik Kam
© Henrik Kam

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Snøhetta
Escritório
Cita: "Expansão do SFMOMA / Snøhetta" [SFMOMA Expansion / Snøhetta] 23 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788035/expansao-do-sfmoma-snohetta> ISSN 0719-8906

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