Resultados do concurso #014 Projetar.org - Bicicletário do Recife

O Concurso #014 promovido pela Projetar.org propôs aos estudantes, que projetassem um Bicicletário, em local próximo à Estação Central do Recife/PE, buscando proporcionar melhor infraestrutura para o transporte de bicicletas na cidade do Recife, assim como pensar no transporte público intermodal.

Integraram o júri o arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias, idealizador da plataforma Projetar.org, o arquiteto e urbanista Múcio Cesar de Juca Vasconcellos mestre em Desenvolvimento Urbano, e a arquiteta e urbanista Patrícia Quintella, sócia fundadora da empresa Reciclo Bikes, no Recife, especializada na transformação, reforma e reciclagem de bicicletas urbanas.

Segundo o Júri, merece destaque a preocupação com a praça Visconde de Mauá e seu entorno imediato, além da preocupação de que este espaço seja usado não somente pelos utilizadores do bicicletário como a população em geral.

O concurso contou com 106 projetos entregues de equipes compostas de participantes de diversos estados brasileiros. Confira, a seguir, as três propostas vencedoras e duas menções honrosas

PRIMEIRO LUGAR
Equipe: Lucas de Menezes Pereira, Ruan Henrique Lima de Araújo, Leonardo Fernandes Dias e Jose Daniel Calderon Altamirano
Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN / RN

Primeiro Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Proposta muito interessante pela sua facilidade de acesso e pela sua proposta modular, possibilitando que o módulo bicicletário possa ser utilizado também como outros equipamentos urbanos. Merece destaque também a implantação da proposta e o fato de que não possui fachada de "fundos", aberta para a cidade de forma plena.

SEGUNDO LUGAR
Equipe: Leonardo Gabriel Grogg, Joana Fraga Alemar de Souza e Michele Meneses de Amorim
Instituição de Ensino: Universidade Federal da Bahia - UFBA / BA

Segundo Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Destaca-se sua flexibilidade de uso, pois além de ser um sistema modular também permita que seja rotacionado de acordo com o local onde inserido.

TERCEIRO LUGAR
Equipe: João Paulo de Sousa Vicente e Vinícius Souza Valadão da Universidade
Instituição de Ensino: Anhembi Morumbi - UAM - São Paulo/SP

Terceiro Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Destaca-se seu respeito para com o entorno, com a decisão de afundar a o programa de necessidades, e também sua comunicação visual, muito bem enraizada na cultura do Recife.

MENÇÃO HONROSA
Equipe: Manoel Belisario Bezerra Viana
Instituição de Ensino: Universidad de Valladolid

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

A proposta, também modular, possui grande apelo ambiental e de conforto térmico. Sua fachada minimalista também permite que o bicicletário transcenda o terreno em questão e possa ser utilizado em outros pontos da cidade.

MENÇÃO HONROSA
Equipe: Maiara Camilotti e Pedro Magalhaes
Instituição de Ensino: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte/MG

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Ressalta-se o sistema de fixação das bicicletas, que também se transforma em mobiliário urbano. Merece destaque a proposta de utilização do antigo paisagismo da praça como geometria da proposta.

O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Resultados do concurso #014 Projetar.org - Bicicletário do Recife" 07 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785137/resultados-do-concurso-number-014-projetarg-bicicletario-do-recife> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.