White Arkitekter é selecionado como finalista do "Nordic Built Challenge"

O escritório White Arkitekter foi selecionado como um dos quatro finalistas no concurso aberto "Nordic Built Challenge" para as Ilhas Feroe na Dinamarca, com seu projeto "The Eyes of Runavik”. Desenvolvido em parceria com o escritório norueguês de engenharia DIFK / Florian Kosche, a proposta se baseia em uma nova "tipologia icônica adaptável a diferentes inclinações de terreno e especialmente projetada para as condições climáticas das Ilhas Feroe”.

O projeto tem inspiração da agricultura tradicional de Feroe, na qual o campo, ou “hagi", é usado para a pastagem do verão, enquanto a terra cultivada—“bøur”—é usada para as culturas vegetais. Por isso, cada anel do edifício, ou "olho", do projeto "pode ser visto como um assentamento em si, com o campo ‘hagi’ como paisagem selvagem em todo o entorno, e o terreno ‘bøur’ como um microclima cultivado no centro".

Cortesia de White Arkitekter
Cortesia de White Arkitekter

Além de se inspirar no contexto local, a proposta utiliza-se de recursos naturais como pedra basáltica, água, vento, calor geotérmico, vegetação e lã de ovelha, bem como outros materiais sustentáveis, com a intenção de emitir o mínimo possível de dióxido de carbono. Os edifícios fomentam minimamente exigências energéticas ao se deparar com princípios de Habitação Passiva, com a opção de se complementar com turbinas eólicas adicionais ou placas solares, se necessárias.

Cortesia de White Arkitekter
Cortesia de White Arkitekter
Cortesia de White Arkitekter

Em suma, a proposta pretende desenvolver cinco volumes compactos localizados no mínimo a 30 metros de distância uns dos outros, com o intuito de permitir que o "hagi" cerque tais volumetrias. Cada "olho" conteria entre 24 a 28 fileiras de casas e duas vias de acesso juntamente de infraestruturas pré-existentes ao norte e ao sul do local.

Cortesia de White Arkitekter
Cortesia de White Arkitekter

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Via White Arkitekter.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "White Arkitekter é selecionado como finalista do "Nordic Built Challenge"" [White Arkitekter Named Finalist in Nordic Built Challenge] 22 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784198/white-arkitekter-nomeado-finalista-no-desafio-de-edificacao-nordica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.