Projeto do Mês: Museu de Arte Popular da Academia de Artes da China

Projeto do Mês

A partir do uso de peles de animais para criar o envelope de uma tenda, passando pela construção de estruturas a partir de ossos e o uso de lama seca para alvenaria, os seres humanos há muito tempo se volta à natureza em busca de inspiração sobre quais materiais devem ser utilizados para a construção.

Neste mês, queremos destacar as formas versáteis que os arquitetos podem abraçar através de tradições antigas. Por isso, o Museu de Arte Popular da Academia de Artes da China, projetado por Kengo Kuma é o projeto do mês. Este é um edifício concebido através da combinação de técnicas tradicionais com materiais reciclados, resultando numa estrutura sutil, mas poderosa.

Museu de Arte Popular da Academia de Artes da China / Kengo Kuma & Associates

Selecionado por seu tratamento cuidadoso com a paisagem, juntamente com sua materialidade e estrutura, este projeto celebra a dualidade presente na cultura chinesa atual: técnicas de construção modernas versus tradição e artesanato.

1. Paisagem e contexto

O Museu está localizado em Hangzhou, num local que já foi usado como um campo de chá. Devido a isso, a paisagem foi reformulada, formando uma série de taludes e terraços.

O projeto cria uma transição fluida em todos os níveis através dos terraços, criando terraços interiores individuais. A paisagem escalonada inspira novas tectônicas artificiais, cuidadosamente esculpidas para parecer que sempre estiveram lá.

2. Estrutura e composição

O arquiteto aproveitou a geografia dramática e a usou para influenciar na composição da estrutura e do projeto.

A divisão dos espaços interiores determina a estrutura: uma série de unidades independentes e telhados que são unidos uns aos outros ao longo do declive, criando espaços individuais, mas contínuos.

O resultado desse agrupamento de unidades independentes se assemelha a paisagem e ao contexto urbano de aldeias chinesas.

Cortesia de Kengo Kuma and Associates

3. Materiais tradicionais

A escolha de materiais feita por Kengo Kuma também é consistente. Inspirada nas aldeias tradicionais, a reciclagem de antigas telhas de casas locais ganharam um novo propósito no projeto - não são apenas um material que compõe o telhado, elas também servem como um dispositivo de sombreamento para as paredes.

Você pode conferir o artigo completo sobre o projeto de Kengo Kuma abaixo.

Museu de Arte Popular da Academia de Artes da China / Kengo Kuma & Associates

Do arquiteto. O museu de arte popular fica no campus da Academia de Artes da China, em Hangzhou. O local era anteriormente um campo de chá numa encosta. Nosso ponto era criar um museu onde o solo pudesse ser sentido, de modo que os diferentes níveis do edifício seguissem o relevo da encosta.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Projeto do Mês: Museu de Arte Popular da Academia de Artes da China" 15 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783780/projeto-do-mes-fevereiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.