Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 1 de 36Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 3 de 36Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 11 de 36Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 13 de 36Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Mais Imagens+ 31

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 14 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

O Passado

Este projeto é uma história, feita de outras histórias criadas, de pesca de baleias nos Açores. É uma história de uma ilha intimamente relacionada com a memória de um povo e uma tradição altamente digna no passado, tanto em termos humanos e profissionais. Uma história da Fábrica de Baleias em ruínas (uma das maiores nos Açores), que quer ser mais do que um patrimônio esquecido, resistindo ao tempo. 

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 7 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

O Conceito 

A história de um Centro de Interpretação Ambiental, em uma perspectiva didática e pedagógica, visa mostrar "in loco" o espaço e as informações relacionadas à a conservação da vida marinha e o uso sustentável do Oceano Atlântico, a proteção da biodiversidade, a recuperação da zona costeira e o renascimento do patrimônio mundial das baleias e sua cultura. O projeto converte e amplia a Fábrica de Baleias, sem rivalidade ou pretensão. Seu conceito e imagem derivam do antigo tanque de óleo de baleia de cobre, transformado em claraboias. As lanternas do telhado resultam em uma composição volumétrica do lado de fora, enquanto a luz e a sombra contrastam no interior. Aqui, o conceito compreende duas partes: um conjunto de salas (salas de exposição temporária e permanente, videoteca, auditório, aquário virtual e loja) e uma passarela flutuante que as conecta.

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 23 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

O Projeto 

Esta é a história de um projeto que visa a restauração de um edifício classificado como patrimônio histórico. Construído no subsolo e cercado por um muro de pedra natural, o projeto converteu os tanques em salas de exposição, mantendo a sua estrutura de concreto original, e expandiu a área de intervenção ao revolver a terra ao redor, criando um local espaçoso em que os leves volumes de madeira parecem flutuar, diferenciando claramente as novas construções da antiga. Todas estas combinações de materiais - os tanques de óleo de concreto, os espaços de madeira e a parede de pedra natural - foram concebidos para criar um espaço unificado que apela para os sentidos.

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 1 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto inclui seis diferentes camadas de intervenção:

1. A reconstrução dos tanques de concreto, agora pintados de branco;

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 24 de 36
Diagrama

2. A reconstrução da parede de pedra natural, seguindo o projeto original;

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 17 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

3. A composição de novos e pequenos volumes de madeira;

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 25 de 36
Diagrama

4. A passarela flutuante (elemento unificador) que conecta todos os espaços;

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 30 de 36
Planta - Térreo

5. O piso, que é uma escultura, imitando as rochas vulcânicas do mar;

6. A entrada em mármore branco, o único elemento contemporâneo que atravessa a parede de pedra

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 3 de 36
© Fernando Guerra | FG+SG

Em última análise, esta é a história de um Centro de Interpretação Ambiental, que não nasceu do zero, mas a partir da história de um edifício histórico, um conceito e um local. Um novo edifício com velhas histórias para contar. Uma típica história que transforma o conceito de arquitetura em um gesto. Afinal de contas, os espaços adquirem a sua própria identidade através de histórias e gestos.

Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 33 de 36
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Interpretação Ambiental em Ilha das Flores - Açores / Ana Laura Vasconcelos" [Environmental Interpretation Centre in Flores Island - Azores / Ana Laura Vasconcelos] 15 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783672/centro-de-interpretacao-ambiental-em-ilha-das-flores-acores-ana-laura-vasconcelos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.