Casa dos Claros / Contaminar Arquitectos

Casa dos Claros / Contaminar Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Leiria, Portugal
  • Designer: Romeu Sousa
  • Colaboradores: Frederico Louçano Hugo Rainho, Margarida Carrilho
  • Autores: Joel Esperança, Ruben Vaz
  • Cidade: Leiria
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Moradia unifamiliar de dois pisos – rés-do-chão e cave – realizada pelo atelier Contaminar, situada entre a ruralidade dos campos do rio Lis e a urbanidade da periferia da cidade de Leiria.

© Fernando Guerra FG+SG

Inserida num terreno de pequenas dimensões, a habitação localiza-se numa zona urbana caótica de pequena escala, rodeada de estufas e zonas de cultivo. Ocupando os seus limites, é a própria habitação que faz a vedação do terreno, vivendo à volta de pequenos pátios. Estes pátios asseguram a privacidade e transportam o utilizador para um lugar diferente, de ambiente introspectivo, criando uma composição de cheios e vazios na planta e nos alçados.

Planta Baixa

A geometria geral da casa, de aparência rígida, é interrompida por aberturas circulares, que introduzem a poesia necessária nos diversos espaços. Os vários eixos assentam numa quadrícula de 3,5x3,5 metros que organiza e disciplina o espaço. No centro da construção existe um pátio que a atravessa até à cave, fazendo, no piso superior, a divisão entre área social e área privada. Na zona mais íntima, outro pátio separa a suite dos restantes quartos. 

© Fernando Guerra FG+SG

Junto à cozinha existe um terceiro pátio que se relaciona com o exterior, revestido a madeira sucupira, e que nos faz questionar se estamos num espaço interior ou exterior. No pátio da suite temos a mesma sensação, pois são espaços híbridos, distintos e confortáveis.

© Fernando Guerra FG+SG

Os dois pátios centrais da casa encontram-se num espaço único ajardinado na cave, que se relaciona com a área de ginásio e com uma zona de convívio. Parte desse jardim situa-se num meio piso e faz a separação de outro pátio da cave, com funções mais técnicas. O espaço da cave é marcado pela presença do betão, e da iluminação zenital que, sendo mais filtrada, proporciona um ambiente de maior dramatismo.

© Fernando Guerra FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Claros / Contaminar Arquitectos" [Casa dos Claros / Contaminar Arquitectos] 24 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782617/casa-dos-claros-contaminar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.