O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Itália
  5. Mario Cucinella Architects
  6. 2015
  7. Conjunto Residencial Cascina Merlata / Mario Cucinella Architects

Conjunto Residencial Cascina Merlata / Mario Cucinella Architects

  • 19:00 - 22 Fevereiro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Conjunto Residencial Cascina Merlata / Mario Cucinella Architects
Conjunto Residencial Cascina Merlata / Mario Cucinella Architects, © Guido Maria Isolabella
© Guido Maria Isolabella

© Guido Maria Isolabella © Guido Maria Isolabella © Euromilano © Euromilano + 12

  • Render

    Cristian Chierici – CC79
  • Imagens de Projeto

    MCA Archive
  • Desenho de Sistemas

    Ariatta Ingegneria dei Sistemi srl
  • VVF

    Studio Zaccarelli
  • Gerenciamento de Obras

    Intertecno srl
  • Mais informações Menos informações
© Guido Maria Isolabella
© Guido Maria Isolabella

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do escritório Mario Cucinella Architects inclui a construção de três das sete torres residencias dentro da Expo Village, desenhada por Euromilano, dentro do desenvolvimento do masterplan Cascina Merlata, em Milão. Os três edifícios estão localizados na zona norte do novo planejamento urbano utilizado como Expo Village em uma primeira fase, para posteriormente tornarem-se apartamentos de moradia social.

© Guido Maria Isolabella
© Guido Maria Isolabella

O projeto nasce de uma operação complexa de refinamento de formas e volumes desenvolvida em colaboração com outros arquitetos que foram convidados à trabalhar dentro deste mesmo lote, a fim de coordenar e combinar os diversos volumes requeridos. O conceito arquitetônico deriva do princípio de que a qualidade de vida é fortemente influenciada pela qualidade do espaço público e/ou privado. Portanto, os edifícios da proposta, mesmo situados em um contexto de grande densidade arquitetônica, expressam um grau de complexidade e definem uma paisagem urbana composta por cheios e vazios, volumes de diferentes alturas, transparência e opacidade, cores e matrizes. Os edifícios se organizam como uma configuração de três torres que se estreitam nos pavimentos superiores, como blocos de granito. Os volumes possuem formas regulares porém facetadas, materialmente uniformes, mas que variam de cor na refração da luz.

Planta de Situação
Planta de Situação

O sistema escalonado permite que a luz penetre no espaço central e nos níveis mais baixos, gerando vistas e perspectivas que garantem os amplos terraços. Para isso, foi feita uma análise da energia solar, a avaliação do número de horas de sol direto durante o dia em cada superfície: baseando-se nestas variáveis, deteve-se especial atenção a orientação e o tamanho das superfícies das fachadas transparentes para otimizar a iluminação natural em cada um dos interiores.

© Euromilano
© Euromilano

O sistema de terraços determina uma configuração diferente de apartamentos em cada nível. Átrios internos foram inseridos para criar o sistema de acesso às diferentes unidades residenciais em diferentes níveis, formando simultaneamente terraços ao ar livre, que são divisíveis e podem ser utilizados por apartamentos contíguos. O térreo é um espaço comum acessível adequado para abrigar as áreas verdes e espaços de uso coletivo. Apesar do orçamento limitado, contratos de construção locais permitiram que os edifícios ganhassem a classificação A. De fato, a inclusão de sistemas de alta eficiência (painéis solares, calefação urbana, calefação no piso, unidades de tratamento de ar) em combinação com a envolvente altamente isolante (revestimento de fachadas com baixa emissividade e vidro duplo) reduzirá o consumo anual de calefação durante o inverno.

© Guido Maria Isolabella
© Guido Maria Isolabella

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Mario Cucinella Architects
Escritório
Cita: "Conjunto Residencial Cascina Merlata / Mario Cucinella Architects" [Cascina Merlata Residential Development / Mario Cucinella Architects] 22 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782452/conjunto-residencial-cascina-merlata-mario-cucinella-architects> ISSN 0719-8906