Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 2 de 16Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 3 de 16Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 4 de 16Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 5 de 16Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Mais Imagens+ 11

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 7 de 16
© Ross Honeysett

Descrição enviada pela equipe de projeto. Evocando uma jornada de renovação, o Roji Salon é um salão de beleza compacto junto ao Hotel no Empreendimento NewActon Nishi, em Camberra. 

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 5 de 16
© Ross Honeysett

Abraçando a metáfora do tradicional caminho "roji" que leva à casa de chá na cerimônia tradicional de chá japonesa - caminho este que marca a separação entre o mundo cotidiano e o refúgio - este projeto celebra o senso de retiro e renovação associado ao ritual do salão. O conceito "Roji" foi adotado pelo cliente como a identidade do salão. 

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 14 de 16
Planta Baixa

Acessado a partir do lounge do Hotel Hotel, o espaço é concebido como uma jornada transitória convidando o usuário a viver o momento, através do despertar de seus sentidos com uma introdução estratégica de uma materialidade bruta e iluminação natural. Isto é alcançado em três zonas chave.

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 4 de 16
© Ross Honeysett

A área de entrada com Painéis OSB escuros é uma zona de transição entre o Hotel e o Salão. Definido pela grande varredura do portão metálico do Hotel Hotel de March Studio, esta zona contém formas manchadas de negro da kitnet integrada por trás do portao aberto e a mesa de recepção customizada que pivota em um eixo para maximizar o espaço. Este espaço flui elegantemente para a área mais iluminada onde estão as cadeiras do salão. Semelhante a um espaço petrificado, é definido por paredes e forro de madeira compensada cinza clara com reforços aparentes, e dispõe de estações de corte de cabelo integradas e 'claraboias' como iluminação.

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 16 de 16
Croqui

Em seguida, uma área tranquila para lavar os cabelos é revestida em camurça, animada por luz natural e uma vista contemplativa emoldurada para os terraços ajardinados externos. Vigas nas paredes de cortiça revelam partes da parede de aço e vidro jateado existente, e se iluminam suavemente para proporcionar um rastro brilhante através do hall do hotel pela noite.

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 11 de 16
© Ross Honeysett

Os espaços de serviços se ocultam dentro de uma estrutura de painéis de madeira natural, com compartimentos de exposição de produtos. Localizado dentro da área dos estilistas, este volume demarca os limites entre a área de salão de beleza e a lavanderia.

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 3 de 16
© Ross Honeysett

Além do lugar, a vitrine de vidros fixos que dá ao hall do Hotel Hotel oferece vislumbres convidando a entrar. Estantes expressivas na esquina da parte superior do volume oferecem vistas de um "pivot escultural" para coreografar uma sequência de aproximação progressiva de vistas a partir do hall de acesso ao salão.

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 2 de 16
© Ross Honeysett

Combinando isto com a integração da porta de aço existente, a trama de madeira e os efeitos da parede de vidro jateado, se reflete o compromisso de participar nos aspectos sociais e comunitários do entorno circundante.

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects - Imagem 12 de 16
© Ross Honeysett

Refletindo a paleta de materiais predominantes de madeira e camurça, foram utilizados no salão produtos orgânicos para os cabelos, biodegradáveis e 'tinturas sustentáveis' a base de água.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Canberra ACT 2601, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects" [Roji Salon / Craig Tan Architects] 21 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782226/roji-salon-craig-tan-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.