O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sauna
  4. Austrália
  5. Craig Tan Architects
  6. 2014
  7. Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects

Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects
Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects, © Ross Honeysett
© Ross Honeysett

© Ross Honeysett © Ross Honeysett © Ross Honeysett © Ross Honeysett + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Canberra ACT 2601, Austrália
  • Arquiteto Responsável

    Craig Tan
  • Equipe de Projeto

    Edwina Brisbane, Elke Howard
  • Materiais

    Painéis de OSB, Painéis de Compensado de Madeira Manchada CD, Painéis de Cortiça, Spotted Gum Reveals, Piso de Madeira Manchada Messmate
  • Área

    72.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Ross Honeysett
© Ross Honeysett

Descrição enviada pela equipe de projeto. Evocando uma jornada de renovação, o Roji Salon é um salão de beleza compacto junto ao Hotel no Empreendimento NewActon Nishi, em Camberra. 

© Ross Honeysett
© Ross Honeysett

Abraçando a metáfora do tradicional caminho "roji" que leva à casa de chá na cerimônia tradicional de chá japonesa - caminho este que marca a separação entre o mundo cotidiano e o refúgio - este projeto celebra o senso de retiro e renovação associado ao ritual do salão. O conceito "Roji" foi adotado pelo cliente como a identidade do salão. 

Planta Baixa
Planta Baixa

Acessado a partir do lounge do Hotel Hotel, o espaço é concebido como uma jornada transitória convidando o usuário a viver o momento, através do despertar de seus sentidos com uma introdução estratégica de uma materialidade bruta e iluminação natural. Isto é alcançado em três zonas chave.

© Ross Honeysett
© Ross Honeysett

A área de entrada com Painéis OSB escuros é uma zona de transição entre o Hotel e o Salão. Definido pela grande varredura do portão metálico do Hotel Hotel de March Studio, esta zona contém formas manchadas de negro da kitnet integrada por trás do portao aberto e a mesa de recepção customizada que pivota em um eixo para maximizar o espaço. Este espaço flui elegantemente para a área mais iluminada onde estão as cadeiras do salão. Semelhante a um espaço petrificado, é definido por paredes e forro de madeira compensada cinza clara com reforços aparentes, e dispõe de estações de corte de cabelo integradas e 'claraboias' como iluminação.

Croqui
Croqui

Em seguida, uma área tranquila para lavar os cabelos é revestida em camurça, animada por luz natural e uma vista contemplativa emoldurada para os terraços ajardinados externos. Vigas nas paredes de cortiça revelam partes da parede de aço e vidro jateado existente, e se iluminam suavemente para proporcionar um rastro brilhante através do hall do hotel pela noite.

© Ross Honeysett
© Ross Honeysett

Os espaços de serviços se ocultam dentro de uma estrutura de painéis de madeira natural, com compartimentos de exposição de produtos. Localizado dentro da área dos estilistas, este volume demarca os limites entre a área de salão de beleza e a lavanderia.

© Ross Honeysett
© Ross Honeysett

Além do lugar, a vitrine de vidros fixos que dá ao hall do Hotel Hotel oferece vislumbres convidando a entrar. Estantes expressivas na esquina da parte superior do volume oferecem vistas de um "pivot escultural" para coreografar uma sequência de aproximação progressiva de vistas a partir do hall de acesso ao salão.

© Ross Honeysett
© Ross Honeysett

Combinando isto com a integração da porta de aço existente, a trama de madeira e os efeitos da parede de vidro jateado, se reflete o compromisso de participar nos aspectos sociais e comunitários do entorno circundante.

© Ross Honeysett
© Ross Honeysett

Refletindo a paleta de materiais predominantes de madeira e camurça, foram utilizados no salão produtos orgânicos para os cabelos, biodegradáveis e 'tinturas sustentáveis' a base de água.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Salão de Beleza Roji / Craig Tan Architects" [Roji Salon / Craig Tan Architects] 21 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782226/roji-salon-craig-tan-architects> ISSN 0719-8906