Teatro Lappeenranta / ALA Architects

Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 2 de 17Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 3 de 17Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 4 de 17Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 5 de 17Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Mais Imagens+ 12

Lappeenranta, Finlândia
  • Arquitetos: ALA Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tuomas Uusheimo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Assa Abloy, ELAM Oy, Jaatimet Oy, Jakob, Rica Auditoria, Rockfon, SKS Mechatronics, Saint-Gobain, Stöbich, Sunotek, Weber, Ypäjän
  • Equipe De Projeto: ALA partners Juho Grönholm, Antti Nousjoki, Janne Teräsvirta and Samuli Woolston with Harri Ahokas, Tiina Liisa Juuti, Julius Kekoni, Auvo Lindroos, Niklas Mahlberg, Marlène Oberli-Räihä, Pekka Sivula
  • Diretor De Projeto, Fase De Implementação: Sweco PM
  • Diretor De Projeto, Fase De Concepção: ISS Proko
  • Engenharia Hidráulica: Insinööri Studio
  • Arquiteto, Shopping Center: Cederqvist & Jäntti Architects
  • Construtora: Evälahti
  • Projeto Estrutural: Finnmap Consulting Oy
  • Prevenção Contra Incêndio: L2 Fire Safety Ltd
  • Engenharia Elétrica: Pöyry Finland Oy
  • Acústica: Akukon
  • Design: Kokos
  • Cenário Mecânico: Akumek
  • Cidade: Lappeenranta
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 2 de 17
© Tuomas Uusheimo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito para o Teatro Lappeenranta é excepcional: o teatro foi construído no pavimento superior de um centro comercial. A ideia, entretanto, é antiga, já que simboliza o teatro voltando as suas origens, novamente ao mercado, novamente as pessoas. Milhares de pessoas que visitam o centro comercial todo o ano poderão desfrutar de uma variedade de obras de teatro e enquanto os restaurantes atendem nas imediações, o hotel oferece alojamento.

Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 17 de 17
Corte

O foyer possui um ambiente monocromático e tranquilo em contraste com os coloridos tons brilhantes do centro comercial. Somente uma cortina metálica quase transparente separa o hall de acesso da galeria comercial. O público acessa o teatro subindo uma grande escada branca que vai desde a galeria ao vestíbulo literalmente teatral.

Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 15 de 17
© Tuomas Uusheimo

Este espaço está desenhado tanto atuações quanto para shows dramáticos. As superfícies de espelho confundem a forma e o alcance do vestíbulo; como a experiência que se poderia ter em pé no centro do cenário. Durante o dia, a claraboia multiplica as cores do céu sobre as superfícies de alumínio como uma lâmpada gigante, e durante as horas mais escuras, as paredes refletem as vívidas luzes da galeria comercial. 

Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 11 de 17
© Tuomas Uusheimo

O teatro é um monumento à funcionalidade, já que, praticamente todos os espaços estão no nível do cenário. Esta é a situação ideal: quase todas as ações em um teatro se dirigem até o cenário e os espaços são geralmente muito apertados. Os cenários chegam desde as docas de carga do sótão até o centro da oficina por um elevador do tamanho de um contêiner de carga. Após a montagem, os cenários podem ser empurrados diretamente sobre um dos cenários ou até a sala de ensaios. 

Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 10 de 17
© Tuomas Uusheimo
Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 16 de 17
Planta Baixa

Os espaços de apoio esboçam os corredores em uma procissão linear dos recintos para os funcionários trabalhem com os acessórios, a loja de fantasias e os vestiários. Isto significa que todo o teatro possui somente uma circulação, em vez do habitual ambiente escuro incoerente dos espaços entre os bastidores. A solução escolhida, também proporciona a todos os espaços atrás das cenas, uma ampla luz diurna, a qual é de grande importância para os profissionais que trabalham principalmente dentro e ao redor do cenário. 

Teatro Lappeenranta / ALA Architects - Imagem 6 de 17
© Tuomas Uusheimo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:53100 Lappeenranta, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro Lappeenranta / ALA Architects" [Lappeenranta City Theatre / ALA Architects] 01 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780945/teatro-lappeenranta-ala-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.