Casa em Viseu / Bau.Uau Arquitectura

Casa em Viseu / Bau.Uau Arquitectura - Mais Imagens+ 19

© ITS – Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Olhamos para esta renovação como o projeto de um novo lar. As condições são semelhantes: os limites da intervenção são definidas pelas paredes exteriores e pelos planos do telhado inclinado, os acessos são definidos pelas duas escadas existente, as orientações de sol são trazidas para o interior pelas aberturas existentes das janelas .

© ITS – Ivo Tavares Studio

A exposição solar foi determinante na distribuição do programa: a localização da sala de estar foi resolvida no final do volume, obtendo vantagem das janelas existentes nas três paredes, uma virada para o leste, duas na maior parede virada ao sul e outra para o oeste, e também apropria-se de toda a altura para a intersecção dos planos inclinados do teto atravessado pelas vigas de madeira de apoio. A altura máxima do volume é anunciada no topo da escadaria principal, onde as telhas se desmaterializam, a fim de dar a luz a partir do zênite para a entrada e acesso do sótão. No sótão há um quarto e um banheiro para convidados, uma sala polivalente e uma varanda sobre a sala de estar, tocando as vigas de madeira.

© ITS – Ivo Tavares Studio

No nível mais baixo um volume curvo organiza em torno de si todos os compartimentos, dividindo as circulações mais privadas desde as mais comuns da casa: a sala onde ele oferece uma estante, os quartos voltados para leste, a cozinha para oeste  e cria um espaço de sobra para ser usado sem roteiro ou como uma sala de jantar. O volume curvo possui em seu interior o banheiro. O seu exterior é revestido por ripas de madeira pintadas de um lado com as funções nobres de indução e reflexão do movimento que cria e uma referência constante para quem vive nesta casa.

First Floor Plan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Viseu / Bau.Uau Arquitectura" [Private House in Viseu / Bau.Uau Arquitectura] 09 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780088/casa-em-viseu-baau-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.