Casa com uma parede / Christian Kerez

Casa com uma parede / Christian Kerez - Imagem 2 de 12Casa com uma parede / Christian Kerez - Imagem 3 de 12Casa com uma parede / Christian Kerez - Imagem 4 de 12Casa com uma parede / Christian Kerez - Imagem 5 de 12Casa com uma parede / Christian Kerez - Mais Imagens+ 7

Zurique, Suíça
  • Equipe De Projeto: Jürg Keller, Andreas Skambas, Fumiko Takahama, Ute Burdelski, Ryuichi Inamochi
  • Engenharia Estrutural: Schwartz Consulting AG, Zug, Joseph Schwartz
  • Fachada: Krapf AG, St-Gallen
  • Construção: BGS, Rapperswil
  • Cidade: Zurique
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Casa com uma parede / Christian Kerez - Imagem 2 de 12
© Walter Mair

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa para duas famílias é um edifício com uma parede que o divide em duas metades. Esta parede é única em toda a casa. Não é possível cruzá-la em nenhum lugar e ela cumpre com funções convencionalmente atribuídas a vários elementos arquitetônicos. É a estrutura portante e a base de instalações, suas dobras definem todos os ambientes e determinam as vistar a partir do edifício de vidro.

Casa com uma parede / Christian Kerez - Imagem 4 de 12
© Walter Mair

A simplicidade do conceito, a redução da arquitetura a um único elemento, cria dependência substancial e, por sua vez, torna o edifício muito complexo. É apenas através da dependência que a parede adquire um caráter atrativo e convincente, ainda que, em si mesma, pode seguir qualquer curso.

Planta Baixa - Térreo

A parede entre as duas unidades tem dobras para a estruturar, assim como se dobra uma folha de papel para que esta possa se sustentar. As dobras variam de um pavimento a outro. Um dos ambientes é côncavo, outro convexo. Um dos cômodos é aberto, assim como outro possui repartições. A forma da parede é invertida em cada um dos apartamentos opostos.

Casa com uma parede / Christian Kerez - Imagem 5 de 12
© Walter Mair

Cada pavimento consiste num grande ambiente, expansivo de uma maneira extremamente econômica. Isso explica o motivo pelo qual o edifício parece muito menor quando visto de fora. Há apenas uma área em toda a casa que está completamente fechada: o banheiro, mas este não se desprende da lógica da parede dobrada. A porta do armário que ocupa toda a altura do dormitório é uma continuação da parede. Nem armário, nem banheiro, interrompem o progresso da parede; pelo contrário, a expande e multiplica.

Casa com uma parede / Christian Kerez - Imagem 6 de 12
© Walter Mair

As paredes, que variam a posição de um pavimento a outro, estão unidas por escadas que conduzem através de toda a profundidade e altura da casa de um extremo ao outro. A escada em cascata é a última tentativa e talvez a mais importante para dar claridade espacial e expansão a um edifício restringido e muito pequeno.

Casa com uma parede / Christian Kerez - Imagem 7 de 12
© Walter Mair

Originalmente publicado em 21 de maio de 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa com uma parede / Christian Kerez" [House with One Wall / Christian Kerez] 23 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780068/casa-com-uma-parede-christian-kerez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.