Ópera de Harbin / MAD Architects

Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 2 de 34Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 3 de 34Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 4 de 34Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 5 de 34Ópera de Harbin / MAD Architects - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: MAD Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hufton+Crow, Adam Mørk
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Nuprotec, Sika
  • Diretores: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
  • Equipe De Projeto: Jordan Kanter, Daniel Gillen, Bas van Wylick, Liu Huiying, Fu Changrui, Zhao Wei, Kin Li ,Zheng Fang, Julian Sattler, Jackob Beer, J Travis Russett, Sohith Perera, Colby Thomas Suter, Yu Kui, Philippe Brysse, Huang Wei, Flora Lee, Wang Wei, Xie Yibang, Lyo Hengliu, Alexander Cornelius, Alex Gornelius, Mao Beihong, Gianantonio Bongiorno, Jei Kim, Chen Yuanyu, Yu Haochen, Qin Lichao, Pil-Sun Ham, Mingyu Seol, Lin Guomin, Zhang Haixia, Li Guangchong, Wilson Wu, Ma Ning, Davide Signorato, Nick Tran, Xiang Ling, Gustavo Alfred Van Staveren, Yang Jie
  • Engenheiros Associados: Beijing Institute of Architectural Design
  • BIM: Gehry Technologies Co., Ltd.
  • Paisagismo: Turenscape, Earthasia Design Group
  • Design De Inteiores: MAD Architects, Shenzhen Z&F Culture Construction Co., Ltd.
  • Iluminação: Toryo International Lighting Design Center, Beijing United Artists Lighting Design Co., Ltd.
  • Consultoria Acústica: Zhang Kuisheng Acoustical Design Research Studio
  • Projeto Mecânico: Chinese PLA General Armament Institute of Engineering Design
  • Projeto Gráfico Sinalização: Shenzhen Freesigns Signage Co., Ltd.
  • Facade & Cladding Consultants: Inhabit Group, China Jingye Engineering Co., Ltd.
  • Stage Lighting Design Design: EKO Lighting Equipment Co., Ltd.
  • Cidade: Harbin
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 3 de 34
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório MAD Architects revela a recém concluída Opera House de Harbin , localizada ao norte da cidade chinesa de Harbin. Em 2010, MAD venceu o concurso público internacional para a Ilha Cultural Harbin, um plano geral para a Opera House, um centro cultural e o paisagismo circundante ao longo do rio Songhua. A Opera House é o ponto focal da Ilha Cultural, ocupando uma área de construção de aproximadamente 7900 m2 com mais de 180 hectares de área total. Dispõe de um grande teatro que pode abrigar mais de 1.600 pessoas e um teatro menor para acomodar um público intimista de 400.

Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 12 de 34
© Adam Mørk
Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 29 de 34
Planta Baixa - 1° Pavimento
Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 10 de 34
© Adam Mørk

Incorporado dentro de zonas úmidas de Harbin, a Opera House foi concebida em resposta à força e espírito do deserto selvagem ao norte da cidade e seu clima gelado. Surgindo como se fosse esculpida pelo vento e pela água, a edificação combina perfeitamente com a natureza e a topografia - a mescla entre identidade local, arte e cultura. "Nós encaramos a Opera House como um centro cultural do futuro - um local de desempenho enorme, bem como um espaço público dramático que incorpora a integração do ser humano, da arte e da identidade da cidade, enquanto sinergicamente mistura-se com a natureza circundante," disse Ma Yansong, fundador principal do MAD Architects.

Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 2 de 34
© Adam Mørk

No exterior, a arquitetura faz referência à paisagem sinuosa da região. A fachada curvilínea composta por painéis de alumínio branco e liso suaviza os limites da edificação. O percurso começa ao cruzar a ponte para a Ilha Cultural de Harbin, onde a massa ondulante de arquitetura envolve uma grande praça pública, e durante os meses de inverno, funde-se com o ambiente de inverno nevado.

Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 14 de 34
© Adam Mørk

A procissão arquitetônica coreografa uma narrativa conceitual, que transforma visitantes em artistas. Ao entrar no saguão principal, os visitantes verão grandes paredes de vidro transparente que medem o grande lobby, conectando visualmente o interior curvilíneo com a fachada exterior, chegando até a praça. Acima, uma parede de vidro cristalino avança sobre o grande lobby com o apoio de uma estrutura leve. Compostos por pirâmides de vidro, os suplentes de superfície suave e facetada, fazem referência à neve e gelo do clima gelado. Os visitantes são recebidos com a simples opulência de luz natural - tudo isso antes de tomar seu assento.

Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 26 de 34
© Hufton+Crow

Apresentando um elemento acolhedor e convidativo, o grande teatro é revestido em madeira, emulando um bloco de madeira que foi corroído suavemente. As paredes de madeira envolvem suavemente o palco principal e os assentos do teatro. A partir do proscênio para o mezanino, o uso de materiais simples e configuração espacial fornecem uma acústica de nível internacional. O grande teatro é iluminado em parte por uma claraboia sutil que conecta o público ao exterior e à passagem do tempo.

Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 18 de 34
© Adam Mørk
Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 32 de 34
Corte Longitudinal
Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 8 de 34
© Hufton+Crow

Dentro do segundo teatro, menor, o interior está conectado de forma transparente ao exterior pela grande janela panorâmica atrás do palco. Esta parede de vidro, à prova de som, oferece um cenário natural cênico para performances e ativa o palco como uma extensão do ambiente ao ar livre, inspirando oportunidades de apropriação.

Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 17 de 34
© Adam Mørk

A Opera House enfatiza a interação e participação do público com o prédio. Ambos associados e público em geral podem explorar caminhos esculpidos na fachada do edifício e subir como se estivessem atravessando a topografia local. No ápice, o visitante descobre um espaço de atuação aberto exterior que serve como uma plataforma de observação para os visitantes com a vista panorâmica do horizonte metropolitano de Harbin e as zonas pantanosas que a rodeiam abaixo. Após a descida, os visitantes retornam para a praça pública e são convidados a explorar este grandioso átrio.

Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 4 de 34
© Hufton+Crow
Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 34 de 34
Corte Longitudinal
Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 27 de 34
© Hufton+Crow

Superando o complexo tipológico da Opera House, MAD articula uma arquitetura inspirada na natureza que remete a cultura e arte local. Como a Opera House aprofunda a conexão emocional do público com o meio ambiente, a arquitetura é, consequentemente, teatral, tanto no seu desempenho de espaços narrativos quanto no seu contexto dentro da paisagem.

Ópera de Harbin / MAD Architects - Imagem 5 de 34
© Adam Mørk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Harbin, Heilongjiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ópera de Harbin / MAD Architects" [Harbin Opera House / MAD Architects] 23 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779212/harbin-opera-house-mad-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.