O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. Índia
  5. Sourabh Gupta
  6. 2013
  7. Biblioteca Yogananda / Sourabh Gupta

Biblioteca Yogananda / Sourabh Gupta

  • 17:00 - 20 Dezembro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Biblioteca Yogananda / Sourabh Gupta
Biblioteca Yogananda / Sourabh Gupta, © Andre J Fanthome
© Andre J Fanthome

© Mridu © Andre J Fanthome © Andre J Fanthome © Mridu + 15

  • Equipe de Projeto

    Sanjay Rawat, Bhoomika Singhal, Sanjay Bisht
  • Sistema Estrutural

    Roark Engineers Consulting
  • Instalação Elétrica

    Archohm Consults
  • Instalação Hidrossanitária

    Techno Engineering Consultants
  • Mais informações Menos informações
© Andre J Fanthome
© Andre J Fanthome

"Para um rebelde com causa"; O grande centro de concreto branco - a biblioteca Yogananda da Universidade Shoolini em Solan, contempla um bonito vale verde. Colocada na paisagem como um volume impassível, pacificamente posicionado, o edifício se destaca refletindo a natureza da sua função e manifesta fisicamente a filosofia desse campus de biotecnologia.

© Andre J Fanthome
© Andre J Fanthome

Conceitualmente, esta estrutura de quatro pavimentos é um intenso volume interconectado de vazios e sólidos, ao longo de todo o edifício como uma grande placa funcional. Começa como uma estreita faixa de espacialidade extrovertida e sombreada, nos pavimentos inferiores. Estas são as células de pesquisa e áreas de discussão dos estudantes e professores de alto nível.

Corte 1
Corte 1

Os dois pavimentos superiores são mais profundos enquanto os contornos retrocedem e a fachada mantem-se alinhada. Isto permite a criação de um grande pátio central que verte luz indireta uniforme a todos os recintos. Os pátios conectam-se ludicamente no vazios e volumes que se ampliam até o terraço para converter-se em um recipiente natural de luz. Esta luz sem restrições, mas de temperatura e vistas reguladas, administram o controle climático requerido dentro do edifício.

© Mridu
© Mridu

Funcionalmente, os livros da biblioteca são empilhados no perímetro, com uma fila de espaços de leitura, que formam um anel interior com um centro, criando um espaço inspirador de cor verde brilhante. Esta introversão física e introspecção filosófica do ambiente de estúdio, acarretam uma sensação de silêncio que cria um espaço sagrado para o conhecimento e aprendizagem no campus educativo.

Corte 2
Corte 2

O terraço é uma extensão da vegetação exuberante do pátio central. É permitido levar os livros para fora da biblioteca tradicional, ler sobre a grama refrescante e tomar sol no inverno. A vegetação conserva a temperatura latente da estrutura contribuindo para o conforto térmico.

© Mridu
© Mridu

As coberturas verdes criam um nível de drama, a medida que se ascende através dos grandes degraus. O usuário pode subir casualmente as amplas escadas e utilizar os terraços para navegar pelos livros. Os degraus, a iluminação zenital em direção aos livros e a forte direcionalidade dos volumes, elevam literalmente o público. O espaço de circulação é reinterpretado como amarelo brilhante, branco limpo e cinza cru em contraste; estes trabalham bem entre si para conferir ao caminho um olhar e uma sensação refrescante.

© Andre J Fanthome
© Andre J Fanthome

Por fim, mas não menos importante, está a pálida fachada de concreto que possui duas caras diferentes. A parte interna do concreto suporta a cada de todo o sistema de prateleiras da biblioteca e seus livros. A parede se suporta com pilares de concreto aparente intersectados; como uma interpretação do elemento mais fundamental da biotecnologia e uma reflexão de logotipo da universidade. A fachada limpa de concreto e vidro destaca a função fundamental do edifício. 

© Andre J Fanthome
© Andre J Fanthome

A superestrutura espacial e a exclusividade da fachada, destacam o papel da biblioteca no campus e outorgam um reconhecimento internacional. Criando uma imagem apta para a universidade e um ícone ideal. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Sourabh Gupta
Escritório
Cita: "Biblioteca Yogananda / Sourabh Gupta" [Yogananda Library / Sourabh Gupta] 20 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779114/biblioteca-yogananda-sourabh-gupta> ISSN 0719-8906