O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Itália
  5. Piuarch
  6. 2015
  7. Pavilhão ENEL / Piuarch

Pavilhão ENEL / Piuarch

Pavilhão ENEL / Piuarch
Pavilhão ENEL / Piuarch, © Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

© Andrea Martiradonna © Andrea Martiradonna © Andrea Martiradonna © Andrea Martiradonna + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    Expo Gate, Via Luca Beltrami, 20121 Milão, Itália
  • Arquitetos Responsáveis

    Francesco Fresa, Germàn Fuenmayor, Gino Garbellini, Monica Tricario
  • Equipe de Projeto

    Gianni Mollo, Marco Dragoni, Davide Fascione, Enrico Pellegrini, Jenny Spagnolatti, Gianluca Iannotta, Alessandro Leanti, Santiago Trujillo, Anna Zauli
  • Área

    900.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Experiência Visual

    To Do – h+ - (H) Films
  • Projeto de Sistemas (MEP)

    ESA Engineering
  • Projeto Estruturas

    FV Progetti
  • Projeto Áreas Verdes

    Cornelius Gavril
  • Orçamentos, especificações técnicas e segurança

    GAD Studio
  • Cliente

    ENEL
  • Mais informações Menos informações
© Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

O conceito

Ao projetar o Pavilhão ENEL para a Expo Milão 2015, Piuarch queria expressar o conceito do 'compartilhamento de energia' em um tema arquitetônico, com a criação de um volume virtual: um lugar, gerado por uma rede onde 650 vetores de policarbonato são enxertados. A disposição destes elementos verticais em constante mudança definem o volume iluminado que dentro de si abrange uma série de outros volumes e pátios verdes.

© Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

A Estrutura da Rede Inteligente

O pavilhão ocupa uma área de 900 m², com vista para a Decumano (estrada leste-oeste principal). A matriz inicial do projeto é a rede inteligente que ENEL criou para alimentar de energia o local da Expo. O elemento básico do espaço - ambos conceitual e estruturalmente - é a malha, que pode ser vista no chão. É exatamente esta malha que através de uma rede criada com elementos metálicos, que transportam a distribuição de energia eléctrica e o fluxo de dados, transmite a noção de compartilhamento de energia. Esta rede está espalhada pelo chão e dá ao sistema um padrão ondulado. Enxertadas na rede estão vectores que representam as terminações nervosas do sistema. Feito de tubos de policarbonato transparente com um diâmetro de 150 mm e uma altura que varia entre 5,3 e 7 metros, os vetores criam uma floresta virtual, iluminado por uma série de luzes LED colocada no grid.

Maquete 3D
Maquete 3D

Interação e Percepção

A interação entre o visitante e o ambiente é parte fundamental do conceito. A percepção que os visitantes têm no volume virtual modifica continuamente em relação ao ponto de observação e o movimento das pessoas: o alinhamento, a falta dele, ou a sobreposição dos elementos verticais produzem uma mudança constante da percepção dos visitantes do espaço. A vibração produzida pela variação da luz acentua o efeito cinético.

© Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

O projeto também propõe um divertido aspecto que permite que os visitantes adentrem livremente na floresta e interajam com os vetores através de situações inesperada de luz e som. O verde possui um papel importante no contexto geral da experiência: nos pátios densamente vegetados e nas áreas ao redor do pavilhão, uma grande variedade de plantas e ervas utilizadas pertencem do "Jardim Mediterrâneo". Repletos de cor, de texturas e de flores, foram projetados para se adaptar às diferentes estações do ano, expressando sua mensagem durante toda a duração da Expo. 

© Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

A experiência da visita

Uma passarela elevada é o percurso experimental que leva os visitantes através da floresta virtual e também da floresta natural. Os pátios verde fazem do tema da sustentabilidade o coração do sistema. A passarela de madeira está coberta por um telhado de vidro serigrafado que protege contra chuva e cria um espaço com sombra. Um sistema nebulizador contribui para a caminhada e a música suave cria uma atmosfera evocativa. Um informativo interativo que percorre todo o caminho leva os visitantes para dentro da floresta virtual.

© Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

A sala de controle

A sala de controle é o centro operacional e nervo do ecossistema inteiro. Este ambiente espelhado está no interior da floresta virtual, onde filmes e outros elementos interativos permitem que o visitante entenda como funciona todo o sistema inteligente. Isto é complementado por uma máquina composta por elementos cinéticos espelhados que simulam o padrão da rede mesmo dentro da sala de controle.

Corte
Corte

Uma segunda área envidraçada abriga uma sala de exposições e áreas de entretenimento que possuem floresta virtual de um lado e um terraço no outro. As superfícies de vidro são tratadas para criar diferentes graus de transparência e de reflexão, produzindo uma sensação de leveza. O sistema é alimentado por energia obtida a partir de painéis fotovoltaicos instalados no pavilhão.

© Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Pavilhão ENEL / Piuarch" [ENEL Pavilion / Piuarch] 21 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779077/pavilhao-enel-piuarch> ISSN 0719-8906