Washington Fajardo será o curador do Pavilhão Brasileiro na 15a Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza em 2016

A Fundação Bienal de São Paulo nomeou o arquiteto e urbanista carioca Washington Fajardo (RJ, 1972) como curador da representação brasileira na próxima edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, que acontecerá de 28 de maio a 27 de novembro de 2016 na cidade italiana.

Fajardo é presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e também assessor especial do Prefeito Eduardo Paes para assuntos urbanos.

Em toda sua carreira profissional, trabalhou com projetos vinculados às questões urbanas e desde 2009 está na Prefeitura do Rio de Janeiro, primeiro como subsecretário de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design e, a partir de 2012, como presidente do IRPH. O órgão municipal é responsável por cuidar dos aspectos culturais, históricos e urbanos do patrimônio da cidade, eleita pela Unesco em 2012 como Patrimônio Mundial, na categoria Paisagem Cultural Urbana.

Como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (Prourb) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fajardo estudou projetos urbanos e estruturantes do espaço físico das principais regiões portuárias de todo o mundo. Fez parte da equipe vencedora do Concurso Nacional para a revitalização do Mercado do Ver-o-Peso, em Belém do Pará, em 1999, e também foi o primeiro colocado no concurso para o projeto de reconversão do Gasômetro, na Região Portuária do Rio de Janeiro, no ano 2000. 

Fajardo é ainda o autor da concepção arquitetônica das Arenas Cariocas – programa da Prefeitura do Rio que leva cultura e entretenimento para regiões periféricas da cidade – e da revitalização do “Novo" Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier.

À frente do patrimônio municipal, Fajardo foi o autor do mecanismo que dedicou 3% do valor das CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) da operação urbana Porto Maravilha para a recuperação do patrimônio cultural da região portuária. Também criou o edital Pro-APAC (Áreas de Proteção do Ambiente Cultural) de fomento direto de restauração de imóveis privados, que ganhou o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2014. Fajardo também criou o Centro Carioca de Design e o edital Pro-Design. Localizado na Praça Tiradentes e inaugurado em 2010, o espaço é um núcleo de discussão, exibição e de pensamento sobre o campo do design enquanto manifestação cultural e conta com galerias de exposições e espaços integrados e multiúso para conferências, reuniões, oficinas, exposições e atividades diversas. Outra iniciativa de Fajardo para este espaço foi trazer para o Centro um braço do Studio-X da Universidade de Columbia (USA), um laboratório dedicado a investigações sobre a condição urbana contemporânea.

Na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, foi responsável pela requalificação da praça, com a retirada das grades, concluindo o programa Monumenta / BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) previsto para a área, que se converte hoje em um vigoroso cluster urbano dedicado ao design, reabilitando a centralidade histórica do lugar.

Sobre a 15. Mostra Internazionale di Architettura – La Biennale di Venezia

Com o tema Reporting from the front, o diretor da 15ª edição do grande evento, o arquiteto chileno Alejandro Aravena, prevê trabalhos que contribuam para o bem comum e melhoria de vida das pessoas. Conhecido por seus projetos de habitação social e intervenções em zonas de desastre ambiental, Aravena declarou que “há inúmeras batalhas que precisam ser vencidas e diversas fronteiras que precisam ser expandidas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ambiente construído e consequentemente a qualidade de vida das pessoas”.

Sobre a participação brasileira

A Mostra Internazionale di Architettura – La Biennale di Venezia oferece, a cada dois anos, uma grande exposição coletiva e dezenas de pavilhões nacionais. A organização da participação oficial brasileira no evento é realizada por meio da colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores, mantenedor do pavilhão brasileiro, o Ministério da Cultura, através de aporte de recursos da Funarte, e a Fundação Bienal de São Paulo, responsável pela produção da mostra.

Participação do Brasil na 15. Mostra Internazionale di Architettura – La Biennale di Venezia

Comissário: Luis Terepins, Presidente da Fundação Bienal de São Paulo

Curador: Washington Fajardo

Local: Pavilhão do Brasil

Endereço: Giardini Castello, Padiglione Brasile, 30122 Veneza, Itália

Bienal: de 28 de maio a 27 de novembro de 2016

Diretor da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza: Alejandro Aravena

Sobre este autor
Cita: Helm, Joanna. "Washington Fajardo será o curador do Pavilhão Brasileiro na 15a Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza em 2016" [Washington Fajardo será o curador do Pavilhão Brasileiro na 15a Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza em 2016] 15 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778871/washington-fajardo-sera-o-curador-do-pavilhao-brasileiro-na-15a-mostra-internacional-de-arquitetura-nil-bienal-de-veneza-em-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.