Casa das Nogueiras / Pardo

Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 2 de 35Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 3 de 35Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 4 de 35Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 5 de 35Casa das Nogueiras / Pardo - Mais Imagens+ 30

Viana do Castelo, Portugal
  • Arquitetos: Pardo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa das Nogueiras ocupa uma antiga construção em pedra, virada para a eira e com vista para o mar, utilizada anteriormente como sequeiro e agora reabilitada para habitação. A Poente, a fachada e o muro contíguo conformam o limite entre o terreno e o caminho adjacente e a Nascente localiza-se a entrada principal sob a ramada.

Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 10 de 35
© José Campos

O projeto teve como ponto de partida as paredes limítrofes pré-existentes, às quais se adicionou a estrutura do 1º piso e um volume multifuncional afastado das paredes que participa de todos os espaços.

Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 31 de 35
Corte

O programa desenvolve-se em dois pisos, sendo o piso térreo ocupado pelas áreas comuns, com pé-direito duplo na zona de estar e entrada e o 1º piso acolhe as áreas privadas. 

Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 2 de 35
© José Campos

A organização da casa faz-se através do volume central que combina várias funções: armário de apoio à cozinha, móvel da zona de estar, quarto de banho no interior, suporte para a escada, mezzanine no topo e ainda armário para o quarto.

Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 27 de 35
© José Campos

Pelo tamanho reduzido da habitação optou-se por condensar os espaços secundários permitindo que as áreas principais se relacionem num espaço amplo, versátil e de livre circulação e ocupação.

Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 4 de 35
© José Campos

A madeira é o elemento estrutural, a partir do qual se construíram o piso superior, o volume central e a parede que delimita o quarto. Através de um sistema de lâminas articuladas, é possível encerrar e abrir o quarto, garantindo a relação visual com os outros espaços e a permeabilidade da luz, que varia em função das diferentes posições das lâminas.

Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 35 de 35
Axonométrica Explodida

O revestimento usado é o contraplacado de bétula, envernizado ou pintado com velatura branca e o pavimento térreo é em betonilha afagada, enfatizando o ambiente neutro e a luminosidade do espaço.

Casa das Nogueiras / Pardo - Imagem 23 de 35
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa das Nogueiras / Pardo" [Nogueiras House / Pardo] 14 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778732/casa-das-nogueiras-sofia-parente-plus-andre-delgado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.