O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotel
  4. México
  5. Sordo Madaleno Arquitectos
  6. Sordo Madaleno Arquitectos projeta novo empreendimento turístico na Ilha de Cozumel, México

Sordo Madaleno Arquitectos projeta novo empreendimento turístico na Ilha de Cozumel, México

Sordo Madaleno Arquitectos projeta novo empreendimento turístico na Ilha de Cozumel, México
Sordo Madaleno Arquitectos projeta novo empreendimento turístico na Ilha de Cozumel, México, Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos

A cultura maia foi tão importante para a identidade mexicana que tornou-se uma referência primordial no momento de intervir em seu território por meio da arquitetura, fazendo que os arquitetos locais buscassem sempre uma integração das ideias desta importante cultura mesoamericana pré-colombina com o projetar contemporâneo.

A partir deste interesse, o escritório mexicano Sordo Madaleno Arquitectos projetou a Isla Pasión, um projeto para um novo empreendimento turístico dentro da ilha caribenha de Cozumel, a sudeste do México, que em breve será construído. Com uma planta geral que consta de suítes, chalés, spa, áreas comuns, área residencial e de serviços, este projeto originou-se da compreensão do contexto, tanto arquitetônico, quanto natural do local, traduzindo estas referências no uso dos materiais naturais, como a madeira e a pedra, assim como na solução dos volumes, que respondem a uma reinterpretação da tradicional arquitetura maia.

Mais informações do projeto finalista da categoria Lazer dos prêmios interacionais WAF 2015, a seguir.

Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos + 21

Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos

Descrição dos arquitetos

O projeto Isla Pasión é um empreendimento de um hotel de luxo e uma área residencial de alta categoria. Localiza-se em um edifício que, devido à sua conformação, permite concebe-lo como uma ilha independente, quando, na realidade, trata-se de uma península ao norte da ilha de Cozumel, no caribe mexicano. Possui condições naturais muito favoráveis, já que conta com praia, mar, manguezais e uma peculiar faixa de pinheiros.

Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos

Para a concepção do projeto, foi fundamental compreender como era especial o local, e respeitar ao máximo a natureza existente. Por estas razões, todas as áreas do projeto foram desenhadas com uma arquitetura orgânica, integrada ao contexto e de baixo impacto. Utilizou-se materiais regulamentados e próprios da área, como pedras e madeiras regionais. Busca-se por uma imagem de simplicidade, evitando protagonismos arquitetônicos, porém, por sua vez, buscando pelo conforto máximo.

Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos

O principal conceito arquitetônico baseia-se em elementos maias originais da região, tais como: pirâmides, as tradicionais casas maios, o calendário maia, os cenotes etc. A planta geral conta de suítes, chalés, spa, áreas comuns, área residencial e de serviços, e distribui-se ao longo da ilha sob a premissa de gerar o menor desmatamento possível, preservar vasta vegetação, conseguir as melhores vistas e percursos, tudo isso com o menor impacto. Sua planta localiza as áreas públicas e o spa no centro, ao lado da área do hotel, e ao lado oposto a área residencial, com o objetivo de separar os diferentes programas, porém permitindo a operação integral de projeto.

Planta Geral
Planta Geral

Os chalés serão os primeiros em toda América Latina. Estes e as suítes do hotel são uma reinterpretação da casa tradicional maia e o desenho faz referência à sua volumetria, textura, traços orgânicos e ventilação natural.

Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos

São desenhados com três corpos que se mimetizam no contexto. O primeiro, forrado em madeira, contém os banheiros e um pátio privado; o segundo, curvo e de pedra, aloja o dormitório, e o último, que por sua altura, transparência e leveza em relação aos outros volumes, foi concebido com um espaço de transição entre o interior e o exterior.

Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos

O spa retoma o conceito de cenote e o calendário maia, traduzindo-se em um espaço contido. Ao redor dele, distribuem-se as diferentes áreas de tratamento, projetadas também sobre os preceitos da arquitetura maia, por meio de uma série de muros curvos, com diferentes alturas, que buscam enfatizar a vasta vegetação que integra-se tanto ao exterior quanto ao interior. Sua distribuição radial, é uma abstração do calendário maia.

Planta Spa
Planta Spa

As áreas públicas não foram concebidas como grandes espaços com a ideia de ponderar a natureza, por isso conta simplesmente com um restaurante, bar, lobby, bar da piscina e recepção. Esta área do projeto encontra-se integrada a uma série de varandas que geram diferentes ambientes em torno da praia, onde encontra-se com a área de piscinas e com o mar.

Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Planta Áreas Comunss
Planta Áreas Comunss

A área residencial pretende gerar 20 vilas, as quais foram projetadas em dois níveis, para ter um menor desmatamento com os mesmos elementos, muros de pedra e madeira regional, vegetação integrada, ventilação natural e formas orgânicas.

Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Planta Vilas
Planta Vilas

As áreas de serviço encontram-se na parte posterior do spa, com um acesso independente por meio de um deque exclusivo, próximo à área de mangue e dos pinheiros que praticamente ocultam a edificação.

Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
Courtesy of Sordo Madaleno Arquitectos
  • Arquitectos

  • Localização

    Cozumel, Q.R., Mexico
  • Projeto Arquitetônico

    Sordo Madaleno Arquitectos
  • Presidente SMA

    Javier Sordo Madaleno Bringas
  • Director de Arquitetura

    Javier Sordo Madaleno de Haro
  • Director de Projeto

    Alejandro Quiros
  • Gestão de Projeto

    Jorge Jiménez
  • Coordenação de engenharia

    Marcos Hernández
  • Equipe de engenharia

    Juan Carlos Díaz, Héctor Ruiz
  • Meios e Marketing

    Rosalba Rojas, María Luisa Guzmán, Jimena Orvañanos
  • Equipe de desenho

    Fermín López, Alberto Ramírez, Bernardo Martinez, Andrés Muñoz, Avelino Espinosa
  • Desenho de Interiores

    Sordo Madaleno Arquitectos
  • Direção de Interiores

    Nadia Borrás y Enrique Ralph
  • Equipe de Interiores

    Fernanda Patiño
  • Engenharia Estrutural

    RIOBOO
  • Energia Elétrica

    DECSA
  • Engenharia A/C

    IACSA
  • Engenharia de Sistemas e Instalações Especiais

    Innovative Design
  • Engenharia Hidrosanitária

    KCM
  • Ano de conclusão prevista

    2016
  • Área

    12500.0 m2

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Sordo Madaleno Arquitectos
Escritório
Cita: Cruz, Daniela. "Sordo Madaleno Arquitectos projeta novo empreendimento turístico na Ilha de Cozumel, México" [Sordo Madaleno Arquitectos diseña nuevo desarrollo turístico en la isla de Cozumel, México] 26 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777717/sordo-madaleno-arquitectos-projeta-novo-empreendimento-turistico-na-ilha-de-cozumel-mexico> ISSN 0719-8906