Centro Kathleen Kilgour / Wingate + Farquhar Architects

Centro Kathleen Kilgour / Wingate + Farquhar Architects - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Wingate + Farquhar Architects; Wingate + Farquhar Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simon Devitt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  RODECA GMBH
  • Gestão De Projeto: The Building Intelligence Group
  • Engenharia Estrutural: Redco
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Innerscape
  • Engenharia Contra Incêndios: Beca
  • Topografia: Rider Levett Bucknall
  • Contratista Principal: Fletcher Construction
  • Equipe W+F: David Wingate, Mathew Brown, Paul van Lent, Geoff Brown, Thomas Oki, Andrew Mobbs, Shaun Sexton
  • Arquiteto Encarregado: Blair Farquhar
  • Cidade: Tauranga
Mais informaçõesMenos informações
© Simon Devitt

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura neozelandês, Wingate + Farquhar, completou uma nova clínica de radioterapia em Tauranga, uma pequena cidade na costa leste da Ilha Norte.

Completado no final de 2014, o Centro Kilgour Kathleen é um edifício de três pavimentos com uma área total de 3000 metros quadrados em um local com uma superfície total de 1000 metros quadrados. O edifício encontra-se no campus do Hospital Tauranga. Os arquitetos tiveram o cuidado de garantir que este edifício formasse uma forte conexão com o tratamento oncológico do edifício adjacente. Espera-se que o centro local de radioterapia, de NZ $34 milhões, proporcione entre 500 e 600 pacientes com opções de tratamento de câncer. Anteriormente, a opção mais próxima para um paciente sob um tratamento era um hospital a cerca de 90 km.

© Simon Devitt

O trabalho de desenho realizado pelos arquitetos encontrou uma solução de planificação tecnicamente complexa e com desafios programáticos, sobretudo em relação com a incorporação de três aceleradores lineares Elekta Versa HD, os quais geram formas de radiação de alta energia, um dos mais inovadores equipamentos médicos do país.

© Simon Devitt

Um aspecto central dos objetivos foi o uso de uma fonte renovável de energia. Por ele, incorporou-se ao desenho uma matriz fotovoltaica de 450 metros quadrados - uma das maiores do país.

© Simon Devitt

Deixando os desafios de lado, os arquitetos aproximaram-se do projeto com fim de assegurar que o edifício seja intuitivo em sua disposição e holística em sua experiência. Foi dada ênfase à criação de uma instalação centrada no paciente, fácil de acessar e circular, psicologicamente tranquila e acolhedora. 

Corte

O edifício possui planta retangular com uma cobertura diferente, de "dentes de serra", que foi implementado para melhorar a eficiência dos painéis solares na cobertura. A cobertura de dentes de serra permite que a luz natural penetre profundamente na planta do terceiro pavimento.

© Simon Devitt

A fachada exterior é dinâmica em sua cor e textura com a mudança do tempo. Grande parte do exterior do edifício é revestida com uma pele de aço, quase branca, com perfil de junta elevada. Esta materialidade toma o exterior e reflete os diversos padrões do clima da Nova Zelândia.

© Simon Devitt

No extremo norte, há uma caixa translúcida facilmente reconhecível que, ao anoitecer, transforma-se em um farol que brilha intensamente para o distrito. É salpicada com duas grandes janelas alinhadas às vistas da paisagem com elementos chave na circulação interior. Uma terceira abertura proporciona o acesso pedonal principal ao recinto.

© Simon Devitt

Nas elevações leste e oeste, um dramático brise soleil proporciona sombra aos três níveis de janelas. 

© Simon Devitt

Ao nível do solo, no centro de Kilgour Kathleen, encontram-se as suítes de tratamento, incluindo três "bunkers" de radioterapia com muros de concreto de 1200 mm de espessura e com 450 mm de aço na placa de alinhamento das três máquinas de tratamento. A geometria precisa destes ambientes foi projetada com ajuda de um físico.

© Simon Devitt

O peso dos bunkers ditou de forma natural onde eles deveriam estar situados no nível do solo. O estacionamento para clientes ocupa o segundo nível do edifício. Isso proporciona um fácil acesso tanto às suítes de tratamento, quanto aos consultórios e salas administrativas. O estacionamento para pacientes também ocupa o segundo nível do edifício e foi desenhado com um entorno predominantemente pedonal. 

© Simon Devitt

No ponto de transição entre o estacionamento e a caixa de luz, a paleta de materiais muda de forma natural e orgânica. Tiras de madeira alinham-se no interior, e um grande muro verde - uma analogia visual para saúde e bem estar - proporciona um ponto focal no espaço. A circulação, incluindo o elevador, é revestido com painéis de policarbonato RODECA em um tom de verde claro, alinhada com uma janela transparente de vidro retangular de altura dupla, que se projeta ao exterior e oferece vistas às distantes montanha de Kaimai.

© Simon Devitt

Em cima, outra grande janela marca a área de espera fora do consultório. Este último pavimento, que esta totalmente projetada para consultas e administração, é onde, pela primeira vez, se conhece aos pacientes e onde se planejam os tratamentos.

© Simon Devitt

Cada um destes três níveis do Centro Kathleen Kilgour conta com um programa de uso diferente. O que une a cada pavimento é uma filosofia de desenho coerente, que estende o alcance e a qualidade da experiência médica na Nova Zelândia. O difícil finalizado é um ambiente inspirador, eficiente, projetado para otimizar a experiência do paciente em um momento de potencial ansiedade. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tauranga, Nova Zelândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Kathleen Kilgour / Wingate + Farquhar Architects" [Kathleen Kilgour Centre / Wingate + Farquhar Architects] 29 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777241/centro-kathleen-kilgour-wingate-plus-farquhar-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.