The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 2 de 24The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 3 de 24The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 4 de 24The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 5 de 24The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Mais Imagens+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  939
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Sonogamma
  • Colaboradores: KHEOPS ingénierie, BET fluides et électricité - Beha Legrand, BET cuisines collectives et hygiène
  • Cliente: Ville de Tourcoing
  • Orçamento: 2,6M €HT
  • Cidade: Tourcoing
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 10 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

Descrição enviada pela equipe de projeto. The « Roc »

"A gruta formou um enorme hall. Ao longo do seu piso de granito flui suavemente o fluxo de fiéis. A uma tal distância da fonte que sua água possuía a mesma temperatura do ar e poderia ser bebida sem dificuldade.
Depois do café-da-manhã, o professor queria passar algumas horas colocando suas anotações diárias em ordem "

Viagem ao Centro da Terra, Jules Vernes

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 4 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

Rock This Place !

Realizado como parte da reestruturação de um complexo escolar existente consistindo por duas escolas distintas, o restaurante escola "Roc" cria um evento de arquitetura no coração de uma quadra da cidade. O edifício construído em dois níveis é o ponto de encontro entre as duas escolas e confere ao complexo escolar a identidade e a consistência que faltavam.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 23 de 24
Corte

O efeito do principal volume do edifício é espetacular: uma rocha suspensa sobre o vazio, ao mesmo tempo sólida e aérea. O aspecto rochoso contrasta com a brancura das paredes do térreo e a madeira do chão reforçam a impressão de flutuamento do volume. Um cuidado especial foi reservado para o gráfico da sinalização e as grades de todo o complexo escolar que fazem com que a nova construção esteja em harmonia com os edifícios originais.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 9 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

Neste terreno mineral, o alinhamento aleatório e as inflexões dos pontos de apoio do pátio sugerem uma incursão da planta. Este espaço configura-se como o limite da floresta onde os pais podem abrigar-se à espera de seus filhos.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 3 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

Graças à separação, a redução da área de superfície do solo libera as superfícies posteriores ao jardim e ao espaço educativo. O acesso ao estacionamento dos professores é através de um salão conectado ao jardim de infância e ao restaurante, a fim de evitar que as crianças atravessem a passagem dos carros.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 18 de 24
Planta Baixa

Simbolicamente um pouco maior do que a parede envolvente da escola, a céu aberto, o restaurante é um híbrido entre uma caverna e uma casa na árvore. É o ponto de partida de grandes histórias.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 13 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

Vida Decorada

Para este complexo escolar posicionado em um bloco de residências conectadas por uma rua que serve de corredor, a realização de tal projeto satisfaz os desejos dos dois arquitetos: criar uma situação paradoxal urbana e dar uma mensagem às crianças: tudo é possível.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 11 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

Feita de concreto moldado e esculpido à mão por um artesão habilidoso, a fachada reproduz perfeitamente a rocha com suas rachaduras, bordas e arredondamento devido à erosão e deformação dos estratos. Por uma questão de integração na paisagem urbana, a máscara de argila é semelhante ao tijolo, mas a estrutura e o formato das rochas impõem uma mudança de escala. Aqui, apresentamos os grandes espaços, os canyons e montanhas ... A aventura.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 24 de 24
Detalhe

No exterior do edifício, a arquitetura híbrida oferece uma transição entre o ambiente de tijolos vermelhos e uma paisagem ocre de rochas. Conforme o percurso, a visão geral da rua abre novas perspectivas. É um convite para a abertura, um estímulo para a imaginação.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 15 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

Trabalhando com o Relevo

Cercado por um muro alto de tijolos vermelhos, o caminho até as escolas apresenta uma inclinação incomum para a região, o que coloca os dois edifícios do complexo escolar em diferentes níveis. Com a extensão de cada uma das escolas para o centro, o edifício é construído na junção: o piso térreo do restaurante estende-se até o ensino fundamental, enquanto está no mesmo nível do jardim de infância.

Com a sua posição particular, o edifício tem vários pontos de entrada que permitem que diferentes tipos de usuários o acessem em ótimas condições. A partir do jardim de infância, a conexão passa despercebida: o corredor que conduz às salas de aula continua acessando diretamente o restaurante. Para os mais pequenos, é um acesso conveniente e seguro garantido: não há necessidade de colocar casacos para sair, nem usar as escadas.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 17 de 24
Planta Baixa

Os alunos do ensino fundamental entram no piso térreo de seu quintal e usuários externos acessam desde a rua até o prédio quando este último é usado como uma sala polivalente, de acordo com as especificações listadas para o projeto.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 5 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

Como um lugar simpático, "Roc" é a excelência do ponto de confluência: reunião das duas escolas, centro do bloco, conexão entre o público e o privado, confluência do topo e da base, de aqui e ali.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 6 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

Uma experiência sensorial

Do lado de dentro, o restaurante tem a grande vantagem da elevação: o brilho. As janelas de tamanho variável perfuram a fachada sobre o ritmo de uma partição desconhecida até agora, enquanto as empenas são abertas por grandes janelas de vidro laminado. Veios de luz majestosos deixam entrar uma grande quantidade de luz natural.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 8 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

A sala de refeições, banhada em luz, tem também um conforto acústico ideal, graças ao revestimento de gesso, geralmente reservado para salas de concerto. A superfície branca, muito elegante, destaca a sua sobriedade das paredes de pedra artificiais, idênticas ao exterior.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 21 de 24
Fachada

Para ganhar fruição, as junções entre as diferentes superfícies são feitas sem juntas, barreiras ou links. As superfícies contínuas, transições suaves, criam a ausência de ângulos, dando mais liberdade. Não há limites para a imaginação.

The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés - Imagem 12 de 24
Cortesia de D’HOUNDT+BAJART architectes&associés

"Eu não carregava nenhuma corda, nenhuma barraca ou saco de dormir, nenhuma mochila para salvar meus machados de gelo. Meu plano era ir leve e rápido, para chegar ao cume e voltar antes que clima mudasse. Empurrando-me, constantemente para fora do ar, eu corri para cima e para a esquerda, em campos de neve conectados por fendas e pequenas rochas."

Into the Wild, Jon Krakauer, 10-18, p. 215.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tourcoing, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés" [The Roc / D’HOUNDT+BAJART architectes&associés] 16 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777181/the-roc-dhoundt-plus-bajart-architectes-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.