O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Red Bull Basement promove palestra sobre urbanismo open source com Giselle Beiguelman

Red Bull Basement promove palestra sobre urbanismo open source com Giselle Beiguelman

  • 18:00 - 13 Novembro, 2015
Red Bull Basement promove palestra sobre urbanismo open source com Giselle Beiguelman
Red Bull Basement promove palestra sobre urbanismo open source com Giselle Beiguelman , Red Bull Station. Image via Red Bull Station
Red Bull Station. Image via Red Bull Station

No dia 18 de novembro o projeto Red Bull Basement chega ao fim com uma palestra sobre urbanismo open source apresentada pela artista e professora Giselle Beiguelman. Nos anos 1990, os especialistas discutiam como apropriar-se das redes para tornar a cidade mais interativa. Hoje, com a capilarização da tecnologia, a aposta é em como utilizá-las para interferir no cotidiano das cidades, sem transformá-las em celas sem paredes, vigiadas eletrônica e remotamente. A discussão sobre “cidades inteligentes” cede espaço para a de urbanismo open source. A reinvenção das formas de ocupar as ruas está na pauta do dia e passa ter que levar em conta a dimensão pública e urbana do espaço informacional.

Giselle Beiguelman é artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É co-curadora de Arquinterface: a cidade expandida pelas redes (Galeria de Arte Digital Sesi-SP, 2015) e foi curadora da 9a Virada Cultural de São Paulo (2013) e de Tecnofagias - 3a Mostra 3M (2012), entre outras mostras. É autora de vários livros e artigos sobre o nomadismo contemporâneo e as práticas de cultura digital. Entre os mais recentes destacam-se Nomadismos Tecnológicos (Senac, 2011) e Futuros Possíveis (Arte, Museus e Arquivos Digitais, 2014).

O Red Bull Basement é um espaço de produção, pesquisa e difusão de projetos que exploram formas colaborativas de experimentação com mídias digitais, que promove a colaboração e troca entre pessoas e coletivos com diferentes perfis: programadores, hackers, desenvolvedores de software e makers. Red Bull Basement oferece atividades como workshops, hackatons, discussões e mostras, além do um programa de residência que apoia iniciativas de pesquisa.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Red Bull Basement promove palestra sobre urbanismo open source com Giselle Beiguelman " 13 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777012/red-bull-basement-promove-palestra-sobre-urbanismo-open-source-com-giselle-beiguelman> ISSN 0719-8906