Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdańsk próximo de ser concluído

Cinco anos após a proposta do Studio Architektoniczne Kwadrat ter sido selecionada como vencedora do concurso, o Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdańsk, Polônia, está próximo de ser concluído, com previsão de abertura para meados de 2016. Apresentando uma narrativa da segunda grande guerra de uma forma compreensível, o museu foca especificamente no impacto da guerra na vida cotidiana dos civis e soldados. A escolha de Gdańsk como local para o equipamento é também significativo – ali não foi apenas onde a guerra teve início, mas também onde surgiu a organização Solidarity durante a divisão do mundo no pós-guerra.

Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdańsk próximo de ser concluído - Mais Imagens+ 11

Cortesia de Museum of the Second World War

A construção teve início em julho de 2012 com a construção das fundações e do primeiro pavimento do museu. Desde outubro de 2014, a construtora – um consórcio formado pelas empresas Warbud S.A., Hochtief Polska S.A. e Hochtief Solutions AG – tem construído o restante do edifício que consiste em seis níveis subterrâneos, sete pavimentos, instalações, acabamentos e mobiliário. 

Cortesia de Museum of the Second World War

A porção acima do solo consiste em um prisma triangular deslocado de aproximadamente 40 metros e altura. Nele estarão a biblioteca, as salas de leitura, as salas de conferência e outros programas que desfrutarão de uma vista panorâmica da cidade.

“A torre já está com quase 20 metros de altura”, disse a gerente de projeto, Karol Kalinowski. “A escada, que leva do térreo ao hall principal do museu e a uma exposição permanente localizada 14 metros abaixo do solo, está praticamente concluída.”

Cortesia de Museum of the Second World War
Cortesia de Museum of the Second World War

A exposição permanente do museu ocupará cinco mil metros quadrados, o que faz dela uma das maiores entre todos os museus de história do mundo. Ela exibirá a Segunda Guerra Mundial a partir da perspectiva tanto dos grandes poderes como das pessoas comuns, mostrando as experiências da Polônia e outros países europeus em contextos mais amplos. Além da exposição permanente, outros mil metros quadrados receberão exposições temporárias. 

  • Arquitetos

    Studio Architektoniczne Kwadrat
  • Gerente de projeto

    Karol Kalinowski
  • Construtora

    Warbud S.A., Hochtief Polska S.A., and Hochtief Solutions AG
  • Área

    6.000m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    Cortesia de Museum of the Second World War

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Oh, Eric. "Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdańsk próximo de ser concluído" [Construction of the Museum of the Second World War in Gdańsk Nears Completion] 13 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777006/museu-da-segunda-guerra-mundial-em-gdansk-proximo-de-ser-concluido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.