McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners

McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners - Mais Imagens+ 27

  • Equipe: Robert Winkel , Menno van der Woude , Michiel van Loon , Robert Platje , Ruben Aalbersberg
  • Construtora: BVR Groep, Roosendaal
  • Engenheira Estrutural: Adviesbureau Roelen, Eersel
  • MEP: Sweegers & de Bruijn, ‘s-Hertogenbosch
  • Projeto Contra Incêndio: Grontmij, Roterdam
  • Design De Inteiores: NivOO3, Gent, Belgie
  • Cidade: Roterdam
Mais informaçõesMenos informações
© Jeroen Musch

Um novo McDonald's no coração de Roterdam.

Após um período de construção muito rápido de somente alguns meses, uma nova edificação é inserida no coração de Rotterdam. O escritório Mei architects é o responsável pelo projeto da nova franquia da rede McDonald's. O antigo local preexistente, foi votado uma vez como o edifício mais feio de Rotterdam e não refletia os desejos e ambições da empresa e da cidade.

Rotterdam apareceu recentemente no top 10 de "lugares para ir" do New York Times e do Rough Guide. Este novo edifício é uma obra arquitetônica que se soma à série do Market Hall, Estação Central e a fábrica de alimentos Fênix. É um elementos de boas vindas à cidade da arquitetura. 

© Jeroen Musch

Conexão com a cidade

O novo volume do edifício foi cuidadosamente detalhado e articulado pelo Mei para abrir pontos de vista em direção à monumental edificação dos correios, localizada na sua parte posterior. Como resultado, o pavilhão possui um núcleo de serviços mais compacto possível e fachadas envidraçadas em toda sua envolvente. Um hall de entrada totalmente transparente, com acessos nos seus três lados, faz com que pareça que o espaço público flua através do edifício. 

Planta baixa - térreo

Para fortalecer a conexão entre o projeto e seu entorno, o terraço ao ar livre contará com o mesmo mobiliário que está presente nos outros espaços públicos da cidade de Rotterdam. 

© Jeroen Musch

Um edifício que brilha - dia e noite

Correspondendo aos edifícios históricos da área, o pavilhão conta com uma fachada ricamente articulada, elaborada em um só material: ouro anodizado de alumínio. Este material cálido e de aspecto elegante é à prova de possíveis vandalismos.

© Ossip Van Duivenbode

Como o McDonald's está aberto dia e noite (24h) sua aparência noturna é um fator importante. Durante o dia, o edifício convida os consumidores, enquanto durante à  noite se ilumina para atrair os noctívagos. A envolvente está perfurada com aberturas em forma de coração para formar um 'véu' envidraçado al redor do edifício através do qual brilha a iluminação. Esta pele continua nas paredes e tetos interiores. Com a aplicação de diversos graus de perfuração, a fachada representa uma multidão de pessoas em Coolsingel. Deste modo, o novo McDonald's foi construído para os cidadãos de Roterdam, que agora possuem uma razão a mais para estarem orgulhosos da sua cidade. 

© Jeroen Musch

Caixas elétricas integradas

As diversas caixas de alimentação para os serviços públicos e os sistemas de regulação do tráfego, que sempre são uma monstruosidade na rua, neste caso estão integrados no edifício. Por outra parte, a incorporação da iluminação na fachada, é uma estratégia que melhorará a segurança na rua. As instalações técnicas estão integradas dentro da cobertura, que foi desenhada como uma quinta fachada. 

© Jeroen Musch

Vista na rua Coolsingel

O balcão e a cozinha estão no térreo. Uma escada caracol de peça única feita em aço, conduz desde o hall até o refeitório no primeiro pavimento. Desde ali, os visitantes possuem uma bonita vista panorâmica da famosa rua Coolsingel. 

Diagrama 1
Diagrama 3
Diagrama 6

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rotterdam, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners" [McDonald's Pavilion on Coolsingel / Mei architects and planners] 03 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776326/mcdonalds-em-coolsingel-mei-architects-and-planners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.