O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Comercial
  4. Holanda
  5. Mei architects and planners
  6. 2015
  7. McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners

McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners

  • 11:00 - 3 Novembro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners
McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners, © Jeroen Musch
© Jeroen Musch

© Jeroen Musch Cortesia de Mei architects and planners © Ossip Van Duivenbode © Jeroen Musch + 32

  • Equipe

    Robert Winkel , Menno van der Woude , Michiel van Loon , Robert Platje , Ruben Aalbersberg
  • Construtora

    BVR Groep, Roosendaal
  • Engenheira Estrutural

    Adviesbureau Roelen, Eersel
  • MEP

    Sweegers & de Bruijn, ‘s-Hertogenbosch
  • Projeto Contra-Incêndio

    Grontmij, Roterdam
  • Design de Inteiores

    NivOO3, Gent, Belgie
  • Mais informações Menos informações
© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Um novo McDonald's no coração de Roterdam.

Após um período de construção muito rápido de somente alguns meses, uma nova edificação é inserida no coração de Rotterdam. O escritório Mei architects é o responsável pelo projeto da nova franquia da rede McDonald's. O antigo local preexistente, foi votado uma vez como o edifício mais feio de Rotterdam e não refletia os desejos e ambições da empresa e da cidade.

McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners, © Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Rotterdam apareceu recentemente no top 10 de "lugares para ir" do New York Times e do Rough Guide. Este novo edifício é uma obra arquitetônica que se soma à série do Market Hall, Estação Central e a fábrica de alimentos Fênix. É um elementos de boas vindas à cidade da arquitetura. 

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Conexão com a cidade

O novo volume do edifício foi cuidadosamente detalhado e articulado pelo Mei para abrir pontos de vista em direção à monumental edificação dos correios, localizada na sua parte posterior. Como resultado, o pavilhão possui um núcleo de serviços mais compacto possível e fachadas envidraçadas em toda sua envolvente. Um hall de entrada totalmente transparente, com acessos nos seus três lados, faz com que pareça que o espaço público flua através do edifício. 

Planta baixa - térreo
Planta baixa - térreo

Para fortalecer a conexão entre o projeto e seu entorno, o terraço ao ar livre contará com o mesmo mobiliário que está presente nos outros espaços públicos da cidade de Rotterdam. 

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Um edifício que brilha - dia e noite

Correspondendo aos edifícios históricos da área, o pavilhão conta com uma fachada ricamente articulada, elaborada em um só material: ouro anodizado de alumínio. Este material cálido e de aspecto elegante é à prova de possíveis vandalismos.

© Ossip Van Duivenbode
© Ossip Van Duivenbode

Como o McDonald's está aberto dia e noite (24h) sua aparência noturna é um fator importante. Durante o dia, o edifício convida os consumidores, enquanto durante à noite se ilumina para atrair os noctívagos. A envolvente está perfurada com aberturas em forma de coração para formar um 'véu' envidraçado al redor do edifício através do qual brilha a iluminação. Esta pele continua nas paredes e tetos interiores. Com a aplicação de diversos graus de perfuração, a fachada representa uma multidão de pessoas em Coolsingel. Deste modo, o novo McDonald's foi construído para os cidadãos de Roterdam, que agora possuem uma razão a mais para estarem orgulhosos da sua cidade.

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Caixas elétricas integradas

As diversas caixas de alimentação para os serviços públicos e os sistemas de regulação do tráfego, que sempre são uma monstruosidade na rua, neste caso estão integrados no edifício. Por outra parte, a incorporação da iluminação na fachada, é uma estratégia que melhorará a segurança na rua. As instalações técnicas estão integradas dentro da cobertura, que foi desenhada como uma quinta fachada. 

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Vista na rua Coolsingel

O balcão e a cozinha estão no térreo. Uma escada caracol de peça única feita em aço, conduz desde o hall até o refeitório no primeiro pavimento. Desde ali, os visitantes possuem uma bonita vista panorâmica da famosa rua Coolsingel. 

Diagrama 1
Diagrama 1
Diagrama 3
Diagrama 3
Diagrama 6
Diagrama 6

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners" [McDonald's Pavilion on Coolsingel / mei architects and planners] 03 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776326/mcdonalds-em-coolsingel-mei-architects-and-planners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.