Frank Hanswijk

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Oficina de Aprendizagem de Moda Zadkine / Krill-Office for Resilient Cities and Architecture

© Frank Hanswijk© Frank Hanswijk© Frank Hanswijk© Frank Hanswijk+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Abet laminati, Baars & Bloemhoff, Forbo, Goelst, Holland Felt, +3

Denise Scott Brown e Robert Venturi, o casal por trás do pós-modernismo pop

Através de suas teorias pioneira e obras provocadoras, o casal Robert Venturi (25 de junho de 1925 - 18 de setembro de 2018) e Denise Scott Brown (3 de outubro de 1931) ocuparam a vanguarda do movimento pós-moderno na arquitetura, liderando uma das mudanças mais significativas em nosso campo disciplinar no século XX, e publicando livros seminais como Complexidade e Contradição em Arquitetura (de autoria de Robert Venturi) e Aprendendo com Las Vegas (de Venturi, Scott Brown e Steven Izenour).

Dez arquitetas desprestigiadas pela história

Buscando na história da arquitetura, você poderia ser perdoado por pensar que as mulheres eram uma invenção da década de 1950 no ramo, mas isso isso está longe de ser verdade. Grandes nomes como Le Corbusier, Mies, Wright e Kahn, muitas vezes tinha igualmente inspiradores pares femininos, mas a estrutura rígida da sociedade fez com que suas contribuições fossem esquecidas. 

Amsterdam Oersoep / RAMSA + Rijnboutt

© Frank Hanswijk © Frank Hanswijk © Frank Hanswijk © Frank Hanswijk + 63

Amsterdã, Outro
  • Arquitetos: RAMSA, Rijnboutt
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Bisazza, Maatwerk Tegels, Zuliani Kunst

Em foco: Robert Venturi

Robert Venturi, ponta de lança do pós-modernismo, completa hoje seus 91 anos. Venturi, cujo livro de 1966 Complexidade e Contradição na Arquitetura' cunhou o termo "less is a bore" (em português algo como 'menos é uma chatice') - para contradizer a famosa frase de Mies van der Rohe "less is more" (menos é mais) - é possivelmente o mais influente dos teóricos que trabalhou buscando afastar a arquitetura do ethos modernista, no qual ela já havia se enraizado profundamente.

Terminal de Transferência Central de Arnhem / UNStudio

© Frank Hanswijk© Frank Hanswijk© Siebe Swart© Frank Hanswijk+ 29

  • Arquitetos: UNStudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Denise Scott Brown e Robert Venturi são premiados com a AIA Gold Medal 2016

O American Institute of Architects (AIA) anunciou Denise Scott Brown e Robert Venturi como vencedores da AIA Gold Medal 2016. O AIA selecionou a dupla por seus "projetos construídos e literários que definiram o curso do pós-modernismo e quase toda a evolução formal na arquitetura", Scott Brown e Venturo são a primeira dupla a receber a Gold Medal após o AIA aprovar em 2013 uma mudança em seu regulamento, que passou a permitir que a honraria seja concedida a duplas que trabalham juntas.

Best Products Showroom, Langhorne, Pennsylvania (1978). Imagem © Tom BernardEpiscopal Academy Chapel, Newtown Square (2008). Imagem © Matt WargoFranklin Court, Philadelphia (1976). Imagem © Mark CohnVanna Venturi House (1964). Imagem © Rollin LaFrance+ 7

McDonald's em Coolsingel / mei architects and planners

© Jeroen MuschCortesia de Mei architects and planners© Ossip Van Duivenbode© Jeroen Musch+ 32

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Glasimpex, VPT Versteeg

Uma entrevista com Denise Scott Brown

Os editores da Designers & Books, Stephanie Salomon e Steve Kroeter, se encontraram com Denise Scott Brown para uma conversa sobre o livro Aprendendo com Las Vegas, a revolucionária obra escrita por Scott Brown, Robert Venturi, e Steven Izenour em 1972. A entrevista revela algumas faces fantásticas da vida pessoal e profissional de Scott Brown - seu amor infinito ao neon (que a levou a Las Vegas), seu desgosto pela "tirania da folha em branco" (que afetou o design da primeira edição de Aprendendo com Las Vegas), bem como seu - surpreendente - posicionamento quanto a premiar a criatividade coletiva. Leia a entrevista completa aqui e alguns trechos selecionados a seguir.

Os melhores (e piores) países para as mulheres na arquitetura

Como parte da pesquisa sobre maiores escritórios de arquitetura do mundo, este ano o BD também incluiu uma pesquisa sobre os melhores e piores países para mulheres arquitetas - particularmente aquelas que desejam trabalhar para grandes companhias. Para criar estes rankings, o BD encontrou a proporção de arquitetos e arquitetas em diversos países, procurou dados sobre licenças maternidade e paternidade, e também sobre o custo médio para se criar uma criança em relação ao salário médio de um arquiteto ou arquiteta. Leia mais sobre os resultados (por vezes surpreendentes) a seguir.