Alfredo Bosi: Cultura ou culturas brasileiras?

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco o vídeo da palestra do professor Alfredo Bosi sobre cultura (ou culturas) brasileiras.

Em vez de procurar por uma definição, Alfredo Bosi busca, a partir de relatos de experiências pessoais, mostrar as várias faces da cultura, para depois inferir algo comum. Para que os conceitos de cultura sejam mais concretos, o convidado propõe uma reflexão das experiências apresentadas – relatos, encontros e frases que o marcaram, umas vez que, para ele, a partir do momento em que existe uma reflexão sobre o cotidiano e sobre as próprias experiências, começa o caminho que leva a uma determinada face da cultura.

"Cultura está ligada à experiência. Só existe cultura, realmente, quando vivemos estas determinadas experiências, quando nosso cotidiano é pensado. Então cultura de uma maneira genérica seria a experiência pensada, a vida pensada. Tudo aquilo que fazemos de maneira espontânea,  por herança biológica ou por fatalidade social e que não é objeto da nossa reflexão, fica aquém da cultura." Alfredo Bosi

Alfredo Bosi é graduado em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1958) e possui doutorado em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (1964). É Livre-docente de Literatura Italiana (1970) e Professor Titular Aposentado e Professor Emérito de Literatura Brasileira da da Universidade de São Paulo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Alfredo Bosi: Cultura ou culturas brasileiras?" 24 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775775/alfredo-bosi-cultura-ou-culturas-brasileiras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.