Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares

Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 1 de 16Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 3 de 16Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 4 de 16Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 5 de 16Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Mais Imagens+ 11

Cartagena, Espanha
Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 12 de 16
© Ignacio Espigares Enríquez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto encontra-se num entorno agrícola, área dominante na planície do Campo de Cartagena dedicada a um cultivo de irrigação intensiva graças à extrema fertilidade de seus terrenos. Por estas particulares características, a norma vigente estabelecia que a construção existente não poderia ser derrubada para a construção de uma nova.

Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 8 de 16
© Ignacio Espigares Enríquez

Dita construção, quase em ruínas, estava formada por duas edificações em torno de um pátio: uma residência e os galinheiros, construídas com muros de pedra em mal estado e com uma cobertura provisória de chapa metálica.

Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 15 de 16
Planta Baixa

A intenção desta reabilitação é aproveitar as vantagens que oferece a construção tradicional, como a espessura das paredes e suas orientações, e dar uma passagem além na concepção do espaço doméstico ao evoluir a estrutura funcional imposta, que conta com pequenas aberturas para a entrada de luz e espaços muito hierarquizados, que não permitem a flexibilidade que demanda a vida contemporânea.

Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 10 de 16
© Ignacio Espigares Enríquez

Sobre esta base, se procedeu a modificação do esquema funcional existente, de forma que a casa pode se organizar em gradientes de intimidade, se mostrando introvertida a partir das fachadas exteriores e se abrindo completamente ao espaço central, eixo sobre o qual se desenvolve a vida na residência. Os espaços de uso compartilhado (acesso, salão, cozinha, copa e sala de jogos) são inseridos em torno deste pátio, que se comporta como um ambiente a mais, gerando uma visão panóptica de todo o conjunto. O resto das habitações são abertas a um espaço comum entendido como uma ampliação menos privada das mesmas e potencializando, assim, a flexibilidade em seu uso.

Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 16 de 16
Corte

A fim de concluir o projeto com os mínimos recursos econômicos e energéticos possíveis, foi empregado um único material para a envolvente da edificação, reduzindo assim o custo geral e a dotando de uma identidade própria que permite sua integração com a paisagem. Foram utilizados materiais e técnicas locais aproveitando ao máximo as energias naturais. O projeto inclui um sistema para reaproveitamento das águas pluviais numa cisterna enterrada.

Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 7 de 16
© Ignacio Espigares Enríquez

A residência resultante assume a condição de continuidade com o lugar e pode ser entendida como a proposição de um modo de vida moderno vinculado a pré-existências anteriores através de uma linguagem sóbria e controlada. 

Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares - Imagem 5 de 16
© Ignacio Espigares Enríquez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares" [La Rambla House / Rosa Ma Ballester Espigares] 17 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775516/casa-la-rambla-rosa-ma-ballester-espigares> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.