O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Rosa Ma Ballester Espigares
  6. 2014
  7. Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares

Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares
Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares, © Ignacio Espigares Enríquez
© Ignacio Espigares Enríquez

© Ignacio Espigares Enríquez © Ignacio Espigares Enríquez © Ignacio Espigares Enríquez © Ignacio Espigares Enríquez + 16

© Ignacio Espigares Enríquez
© Ignacio Espigares Enríquez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto encontra-se num entorno agrícola, área dominante na planície do Campo de Cartagena dedicada a um cultivo de irrigação intensiva graças à extrema fertilidade de seus terrenos. Por estas particulares características, a norma vigente estabelecia que a construção existente não poderia ser derrubada para a construção de uma nova.

© Ignacio Espigares Enríquez
© Ignacio Espigares Enríquez

Dita construção, quase em ruínas, estava formada por duas edificações em torno de um pátio: uma residência e os galinheiros, construídas com muros de pedra em mal estado e com uma cobertura provisória de chapa metálica.

Planta Baixa
Planta Baixa

A intenção desta reabilitação é aproveitar as vantagens que oferece a construção tradicional, como a espessura das paredes e suas orientações, e dar uma passagem além na concepção do espaço doméstico ao evoluir a estrutura funcional imposta, que conta com pequenas aberturas para a entrada de luz e espaços muito hierarquizados, que não permitem a flexibilidade que demanda a vida contemporânea.

© Ignacio Espigares Enríquez
© Ignacio Espigares Enríquez

Sobre esta base, se procedeu a modificação do esquema funcional existente, de forma que a casa pode se organizar em gradientes de intimidade, se mostrando introvertida a partir das fachadas exteriores e se abrindo completamente ao espaço central, eixo sobre o qual se desenvolve a vida na residência. Os espaços de uso compartilhado (acesso, salão, cozinha, copa e sala de jogos) são inseridos em torno deste pátio, que se comporta como um ambiente a mais, gerando uma visão panóptica de todo o conjunto. O resto das habitações são abertas a um espaço comum entendido como uma ampliação menos privada das mesmas e potencializando, assim, a flexibilidade em seu uso.

Corte
Corte

A fim de concluir o projeto com os mínimos recursos econômicos e energéticos possíveis, foi empregado um único material para a envolvente da edificação, reduzindo assim o custo geral e a dotando de uma identidade própria que permite sua integração com a paisagem. Foram utilizados materiais e técnicas locais aproveitando ao máximo as energias naturais. O projeto inclui um sistema para reaproveitamento das águas pluviais numa cisterna enterrada.

© Ignacio Espigares Enríquez
© Ignacio Espigares Enríquez

A residência resultante assume a condição de continuidade com o lugar e pode ser entendida como a proposição de um modo de vida moderno vinculado a pré-existências anteriores através de uma linguagem sóbria e controlada. 

© Ignacio Espigares Enríquez
© Ignacio Espigares Enríquez

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa La Rambla / Rosa Ma Ballester Espigares" [La Rambla House / Rosa Ma Ballester Espigares] 17 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775516/casa-la-rambla-rosa-ma-ballester-espigares> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.