NLA e o prefeito de Londres selecionam os 10 vencedores do concurso "Crise Habitacional de Londres"

Após a seleção de 100 ideias para ajudar a resolver a crise de habitação em Londres, no mês passado, o New London Architecture (NLA) e o prefeito de Londres escolheram os vencedores que eles acreditaram apresentar os modelos exemplares para a capital do Reino Unido. Os projetos selecionados variam desde soluções arquitetônicas radicais, como o projeto Floating Homes, do Baca Architects, que propõe a criação de 7.500 novas residências flutuantes nos canais de Londres, até soluções econômicas radicais: como a recomendação de David Kroll para separar o valor das propriedades do valor da terra que ocupam.

Além de serem exibidas ao lado das outras 90 propostas em uma exposição no NLA, estes dez projetos serão apresentados para a Autoridade Regional de Londres para serem avaliados quanto à sua viabilidade como soluções reais para a crise. Juntos, esses dez projetos fornecem ideias sobre possíveis soluções - mas também a muitas causas diferentes - para a crise de habitação, em Londres. Leia mais sobre os projetos a seguir.

The Urban Darning Project
Patrick J.A. Massey, CZWG

The Urban Darning Project Patrick / J.A. Massey, CZWG. Imagem Cortesia de New London Architecture

Invocando as muitas pequenas lacunas que são um resultado natural de séculos de desenvolvimento orgânico, Patrick JA Massey propõe um esforço generalizado para identificar e "remendar" os buracos no tecido urbano da cidade. Na proposta, cada autoridade local seria responsável por encomendar uma força-tarefa de urbanistas e arquitetos para procurar essas lacunas e oferecer propostas preliminares para o desenvolvimento desejado, essencialmente, proporcionar a cada local um pré-projeto aprovado para acelerar o processo de desenvolvimento.

The Urban Darning Project Patrick / J.A. Massey, CZWG. Imagem Cortesia de New London Architecture
The Urban Darning Project Patrick / J.A. Massey, CZWG. Imagem Cortesia de New London Architecture

Housing Over Public Assets
Bill Price, WSP | Parsons Brinckerhoff

Housing Over Public Assets / Bill Price, WSP | Parsons Brinckerhoff. Imagem Cortesia de New London Architecture
Housing Over Public Assets / Bill Price, WSP | Parsons Brinckerhoff. Imagem Cortesia de New London Architecture

De acordo com Bill Price, o espaço superior dos edifícios públicos de Londres, tais como escolas, hospitais e bibliotecas poderiam apoiar um adicional de 630.000 moradias. Em seu cenário, edifícios públicos existentes seriam renovados ou totalmente reconstruídos por empresas privadas, que seriam recompensadas com a posse das moradias acima, para vender ou para alugar.

Housing Over Public Assets / Bill Price, WSP | Parsons Brinckerhoff. Imagem Cortesia de New London Architecture

Supurbia
HTA Design LLP

Supurbia / HTA Design LLP. Imagem Cortesia de New London Architecture

A "Supurbia" da HTA visa libertar o potencial dos subúrbios com duas abordagens complementares: em primeiro lugar, investindo em amenidades locais e ruas para fazer dos subúrbios uma localização mais desejável, e em segundo lugar, permitir que proprietários de moradias suburbanas construam mais casas em seus jardins, aumentando a densidade, liberando a equidade inerente na terra dos proprietários e reduzindo a dependência da cidade nas empresas de habitação em massa para aliviar a crise.

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Intimate Infrastructures
Natasha Reid Design

Intimate Infrastructures / Natasha Reid Design. Imagem Cortesia de New London Architecture

"Intimate infrastructures" destaca a "tipologia que falta" na habitação Londres, o da habitação compartilhada. O projeto propõe uma forma modular, padronizada de habitação partilhada que se concentra em programas mistos, placemaking e fornece casas para moradores existentes, em vez das opções atuais de habitação que resultaram na gentrificação generalizada de Londres.

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Buoyant Starts
Floating Homes Ltd with Baca Architects

Buoyant Starts / Floating Homes Ltd com Baca Architects. Imagem Cortesia de New London Architecture

Com 50 milhas de rios e canais e 150 hectares de docas, marinas e bacias, Londres tem uma área significativa de água que é em grande parte não utilizada. Barcos de canais já são uma opção de vida viável para os mais aventureiros em Londres. "Bouyant Starts" espera formalizar estes lugares, argumentando que a cidade tem espaço para cerca de 7.500 casas flutuantes pré-fabricadas, que poderiam ser construídas em apenas 6-12 meses.

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Investing in London’s Future by Learning from its Past
David Kroll

Investing in London’s Future by Learning from its Past / David Kroll. Imagem Cortesia de New London Architecture

Este sistema baseia-se num sistema histórico muito conhecido e anteriormente utilizado em Londres: o sistema de arrendamento. Sob o sistema atual, é a própria terra que está aumentando mais dramaticamente em valor, com promotores privados lucrando com esses valores. No sistema de Kroll, os edifícios são separados como uma mercadoria em relação à terra que ocupam; os próprios edifícios seriam desenvolvidos por particulares, enquanto a terra seria propriedade pública e arrendada aos proprietários de casas por um preço estável e justo.

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Mega Planning, Beyond 2050 – MegaPlan for a MegaCity
GL Hearn part of Capita Ltd

Mega Planning, Beyond 2050 – MegaPlan for a MegaCity / GL Hearn part of Capita Ltd. Imagem Cortesia de New London Architecture

Com Londres definida para ser a primeira MegaCity da Europa em 2050, este plano defende que a única maneira de resolver os seus problemas são com "MegaPlanning." O esquema utiliza os terrenos limites do cinturão verde de Londres, entre o anel viário M25 e a própria Londres, argumentando que liberar apenas 4% destas terras protegidas para o desenvolvimento iria proporcionar espaço suficiente para novos desenvolvimentos.

ATAL Opportunity Areas
THE ATAL TEAM

ATAL Opportunity Areas / THE ATAL TEAM. Imagem Cortesia de New London Architecture

A presente proposta tem como ponto de partida o Nível de Acessibilidade dos Transportes Públicos (PTAL), uma medida aplicada à diferentes áreas de Londres que determina a máxima densidade permitida com base na sua acessibilidade aos transportes públicos. No entanto, a proposta ATAL transforma essa relação questionando porque as opções de transporte não podem ser um resultado da densidade requerida para a área, e criando em vez disso o "nível de acessibilidade de transporte ativo" (com base na bicicleta e a pé). A proposta sugere que um investimento em infra-estrutura relativamente barato poderia, portanto, ser usado para dobrar a densidade de desenvolvimento ao longo de quase metade de Londres.

Making More With Less: Unlocking Leftover Land for Generation Rent
Pitman Tozer, LB Enfield and Naked House

Making More With Less: Unlocking Leftover Land for Generation Rent / Pitman Tozer, LB Enfield and Naked House.Imagem Cortesia de New London Architecture

Em parceria com a Naked House, uma empresa sem fins lucrativos de habitação que se concentra no desenvolvimento de pequenas áreas, sub-utilizadas no conselho de propriedade da terra, esta proposta argumenta que um grande número de pequenos empreendimentos poderiam aliviar significativamente a crise de moradia em Londres, criando 110 mil casas acessíveis até 2025. A proposta combina elementos semelhantes para ambos "The Urban Darning Project" e "Investing in London’s Future by Learning from its Past" acima, com foco em disponibilizar pequenos espaços sub-utilizados e desenvolver terrenos de propriedade pública, com a empresa pagando uma renda da terra relacionada ao valor do terreno.

Making More With Less: Unlocking Leftover Land for Generation Rent / Pitman Tozer, LB Enfield and Naked House.Imagem Cortesia de New London Architecture
Making More With Less: Unlocking Leftover Land for Generation Rent / Pitman Tozer, LB Enfield and Naked House.Imagem Cortesia de New London Architecture

Wood Blocks
dRMM Architects

Wood Blocks / dRMM Architects. Imagem Cortesia de New London Architecture

A proposta de dRMM leva um modelo já testado para o desenvolvimento de espaços de escritórios e aplica-o à habitação: usando uma "concha e núcleo" estratégia básica de construção, sem divisórias internas, os custos de construção e de tempo podem ser reduzidos significativamente. A proposta, portanto, tira proveito da popularidade crescente da auto-construção, com os proprietários capazes de personalizar o interior do edifício da forma que quiserem.

Wood Blocks / dRMM Architects. Imagem Cortesia de New London Architecture

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Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "NLA e o prefeito de Londres selecionam os 10 vencedores do concurso "Crise Habitacional de Londres"" [NLA and Mayor of London Select 10 Winners in "London's Housing Crisis" Competition] 20 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775454/mla-e-o-prefeito-de-londres-selecionam-os-10-vencedores-do-concurso-crise-habitacional-de-londres> ISSN 0719-8906

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