O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Spa
  4. Brasil
  5. figueroa.arq
  6. 2014
  7. Aigai Spa / figueroa.arq

Aigai Spa / figueroa.arq

Aigai Spa / figueroa.arq
Aigai Spa / figueroa.arq, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 39

  • Arquitetos

  • Localização

    R. dos Macunis, 397 - Vila Madalena, São Paulo - SP, Brasil
  • Autor

    Mario Figueroa
  • Área

    1200.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

  • Equipe de Projeto

    Letícia Tamisari, Marcus Vinícius Damon, Ana Montag, Carlos Garcia, João Paulo Payar, Rafael Brych, Riccardo Buso, Tânia Alegria, Alexandre Tilielli e Antônio Coutinho
  • Interiores

    Fernanda Pinazzo + Mario Figueroa, Letícia Tamisari e Marcus Vinícius Damon
  • Paisagismo

    Talita Gutierrez [Verde Vertical]
  • Luminotécnica

    Ana Lucia Spina
  • Concepção Estrutural

    Ricardo Dias
  • Construção

    LOCK Engenharia
  • Cliente

    Fernanda Pinazo Samways [Seagrass]
  • Site Area

    740m2
  • Mais informações Menos informações
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na mitologia romana, Aigai era um reino do fundo do mar, onde Netuno, deus dos oceanos,mares, rios e lagos recuperava suas energias. É um lugar onde nada o perturba mas ao mesmo tempo sabe de tudo que acontece na superfície.

Acqua Spadanae ou Salut Per Aqua - Não se tem certeza da origem etimológica precisa da palavra SPA, o fato é que temos pelo menos 5.000 anos de história muito bem registrados sobre a nossa relação com a água em rituais aquáticos de tratamento corporal ou de purificação espiritual. Essa história está relacionada diretamente com o Oriente Médio e constitui desde então uma parte importante de nossa relação com a natureza e através disso a busca por saúde, equilíbrio e relaxamento.

Axonométrica 2
Axonométrica 2

Corte A Diagrama Áreas Verdes Diagrama Setores Axonométrica 1 + 39

Este Spa foi projetado para ser um oásis urbano, um lugar de recolhimento, tranquilidade e relaxamento. A construção deste lugar busca o nascimento de um universo distinto, não necessariamente em contraposição ao “universo exterior” mas em busca de um equilíbrio e uma quietude geralmente desconsiderados nos ambientes que habitamos cotidianamente.

Como as moedas, os muros podem ter duas faces, o muro que fecha não é somente um muro defensivo. Se por um lado aparenta enfrentamento, se faz propositivo para revelar uma forte e clara intensão em relação a cidade. Por outro lado, é um Muro de acolhimento, de organização interna, de sutileza imperceptível desde exterior.

Ligeiramente elevado do solo, aproveita o afastamento imposto pela legislação urbana para oferecer um espaço de transição entre o coletivo e o individual, se aproveitando da condição de esquina do lote original de 750 m2. A fachada de concreto aparente finamente ripado se organiza como pele mediadora e emoldura o grande painel cerâmico, assim como o extenso jardim vertical. Essa longa parede verde contorna a esquina, onde torna-se curva e se prolonga até a extremidade oposta do terreno. A área total construída, de 1 200 m², se distribui pelo pavimento térreo, um volume superior, e um pavimento semi-enterrado utilizado para garagem e serviços.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

O acesso ao Spa é feito por uma passarela, que parte do jardim de uso público de acolhimento, passa ao longo de um espelho d´água, e sobe até a plataforma desenvolvida junto ao grande painel de cerâmica. Na extremidade, uma porta de vidro leva à ampla sala de recepção, onde um pequeno pátio descoberto, totalmente em espelho d´água, introduz a luz necessária ao ambiente. A luz dramatiza a beleza, o vento e a chuva penetram o oásis e matizam a vida. A arquitetura é um caminho pelo qual as pessoas podem sentir a natureza.

Corte B
Corte B
Render
Render

Pablo Neruda já tinha escrito sobre a poética do Pátio: “O Pátio é um lugar maravilhoso, é onde a Terra e o Sol se encontram ao meio-dia”, José Luis Borges também o fez, “Pátio, céu canalizado… O Pátio é um declive por onde se derrama o céu em uma casa”. O que torna um pátio um lugar especial passa pela escolha adequada da sua proporção geométrica e pelo sentido integrador ao qual ele é idealizado.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Neste pavimento principal, após passar pela área de vestiário de clientes, chega-se aos pátios internos, confortáveis áreas de espera e relaxamento, com jardins e espelhos d´água. O maior desses pátios é ocupado por uma longa piscina, um amplo espaço de relaxamento, protegido e sombreado. Ao todo, são sete salas de tratamento, sendo seis no térreo e uma no piso superior (com entrada independente), onde são oferecidos massagens e banhos especiais.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Também importante para os tratamentos, a relação com o exterior e com a natureza, foi possível no Aigai graças aos 12 pátios projetados, com espelhos d´água e vegetação, nenhum pátio é igual ao outro. Geralmente perdemos a percepção de que o céu também é natureza. Em metrópoles como São Paulo pode em muitas vezes ser a primeira e única relação com a natureza que muitos tem diariamente.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Aigai Spa / figueroa.arq" [Aigai Spa / figueroa.arq] 29 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774508/aigai-spa-figuerorq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.