Consultório Paüls / Vora

Consultório Paüls / Vora - Imagem 2 de 14Consultório Paüls / Vora - Imagem 3 de 14Consultório Paüls / Vora - Imagem 4 de 14Consultório Paüls / Vora - Imagem 5 de 14Consultório Paüls / Vora - Mais Imagens+ 9

  • Autores: Pere Buil, Toni Riba
  • Equipe De Projeto: Eva Cotman, Jordi Palà
  • Estrutura: Manuel Arguijo y Asociados SL
  • Serviços: Aia (Activitats I Instal·Lacions Arquitectòniques)
  • Orçamento: Guillem Llorens (Sco)
  • Arquiteto Obra: Toni Riba
  • Arquiteto Técnico: Joan Josep Piñol
  • Construtora: Construccions Curto / Mj Gruas S.A
  • Cidade: Paüls
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O consultório é um pequeno edifício integrado no tecido da cidade. O projeto define um percurso de acesso que outorgue serenidade e calma para o paciente. Mais que um objeto para admirar desde o exterior, deve ser um lugar desde o qual olha e sentir, mediante as relações visuais com as montanhas, com a paisagem, conecte o doente com o bem-estar.

Consultório Paüls / Vora - Imagem 4 de 14
© Adrià Goula

Assim como as construções vizinhas, este edifício é térreo. Seus materiais e soluções construtivas seguem os recursos habituais da construção popular da região. Define-se como edifício público pela composição simétrica e contida, e pelo uso da cor branca na pele exterior e sua telhado, apesar das soluções construtivas simples.

Consultório Paüls / Vora - Imagem 14 de 14
Planta Baixa

O acesso ocorre através  de uma pequeno pátio com duas portas e o pé-direito baixo, seguindo para um vestíbulo e sala de espera, onde o espaço se dilata recuperando toda a altura até o teto. Aqui é produzido um reencontro com a paisagem, mediante um grande caixilho no fundo, com vistas para a tranquilidade das montanhas, necessária durante os momentos de espera e eventual angústia. A iluminação natural neutra do norte acentua a sensação de serenidade. Numa lateral da sala de espera encontramos o acesso às comunicações verticais que conduzem aos espaços de servição do subsolo. Na outra lateral, duas amplas portas nos dão acesso às salas de consulta médica.

Consultório Paüls / Vora - Imagem 7 de 14
© Adrià Goula

Nestas salas de consulta são definidos dois ambientes diferenciados: a área de atenção, com o teto alto em continuidade com o da sala de espera, com uma grande janela; e as áreas de curas, protegidas e acolhedoras, com o pé-direito mais baixo e iluminação natural indireta.

Consultório Paüls / Vora - Imagem 5 de 14
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de la Creu, 43593 Paüls, Tarragona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Consultório Paüls / Vora" [Paüls Doctor Surgery / Vora Arquitectura] 22 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774092/consultorio-pauls-vora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.